Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / 10 razões para o professor utilizar tecnologia na sala de aula

10 razões para o professor utilizar tecnologia na sala de aula

A tecnologia está em toda parte. Afecta a forma como vivemos, trabalhamos, jogamos e, mais importante, como aprendemos. Com milhares de dispositivos móveis e outros dispositivos sem fio, como a IoT, está-se a tornar cada vez mais fundamental, em todas as áreas, aprender a lidar com as novas plataformas digitais. Para isso, é necessário que as nossas escolas e os nossos professores também estejam a implementar de forma eficaz a tecnologia na sala de aula.

O sistema educacional actual

Para muitas escolas, a implementação da tecnologia é uma estratégia difícil de ser aplicada. As escolas tem dúvidas sobre o uso de certos dispositivos móveis, pois pensam que eles são mais um fardo do que uma ferramenta de aprendizagem estratégica, ou a própria infraestrutura escolar não é capaz de suportar adequadamente estas tecnologias. Em ambos os casos,todos os envolvidos perdem, especialmente os estudantes. O fraco apoio financeiro do governo também pode inibir a adopção de tecnologia educacional. Apesar deste obstáculo, os professores ao trabalharem juntos têm um enorme potencial para fazer uma reforma na educação. Os educadores enfrentam diariamente escolhas sobre como implementar o currículo e ensinar os alunos. Esses momentos são oportunidades para se envolverem em reformas educacionais que tenham um impacto real nos seus alunos.

O sistema educacional actual funciona de acordo com as necessidades antiquadas de uma sociedade agrária e industrial. O curto dia escolar e a pausa no verão foram feitos para permitir que, na idade média, as crianças trabalhassem depois nas quintas familiares, e continuam a ser realizados até hoje. As escolas ainda têm uma mentalidade de que a criação de grupos com base na faixa etária, independentemente do potencial de cada crianças, é o ideal. Para superar esses obstáculos, precisamos convencer os professores de que a tecnologia os vai capacitar e ajudar seus alunos a aprenderem. Muitos educadores acreditam, erradamente, que as tecnologias educacionais são caras e complicadas de usar, mas elas estão mais acessíveis, estáveis e seguras.

10 motivos para uma adopção bem sucedida, pelos professores, da tecnologia na educação:
  • Se usados ​​correctamente, os dispositivos móveis e as aplicações que suportam vão ajudar a preparar os alunos para as suas futuras carreiras.
  • A integração da tecnologia na sala de aula é uma maneira eficaz de se ligar a alunos de todos os estilos de aprendizagem.
  • Oferece aos alunos a oportunidade de melhorarem a interacção com os seus colegas e professores, incentivando a colaboração.
  • O uso da tecnologia na sala de aula oferece aos professores, assim como a outros membros do corpo docente, a oportunidade de desenvolverem as competências de cidadania digital dos seus alunos. Uma coisa é usar dispositivos móveis outra, completamente diferente, é saber usá-los de maneira correta e responsável.
  • A integração da tecnologia na educação ajuda os alunos a permanecerem envolvidos. Actualmente, a maioria dos estudantes usa dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e parece lógico alinhar as salas de aula de hoje com a maneira de aprender com que os seus alunos estão acostumados.
  • A combinação de novas tecnologias, como a inteligência cognitiva, com o ensino tradicional em sala de aula, é um exemplo de como a introdução de novas tecnologias pode melhorar a experiência de aprendizagem e criar novas oportunidades.
  •  Quando a tecnologia móvel está prontamente disponível e a funcionar correctamente na sala de aula, os alunos podem ter acesso às informações mais actualizadas com mais rapidez e facilidade.                       .
  • O mundo precisa de um sistema de educação que incentive e estimule as crianças, proporcionando-lhes a aprendizagem de que precisam – e merecem – para desenvolver o seu potencial. Isso significa oferecer um currículo de aprendizagem prático e profissional, juntamente com o estudo teórico.
  • As competências do século XXI são um conjunto de competências digitais que crianças e adolescentes precisam de desenvolver para ter sucesso no mundo digital. Estas competências serão fundamentais para o futuro das crianças e adolescentes. Entre elas estão o pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, liderança, adaptabilidade, empreendedorismo, comunicação oral, escrita eficaz, acesso e análise de informações, criatividade, trabalho em equipa, entre muitas outras.
  • A tecnologia transforma a experiência de aprendizagem. Os estudantes têm acesso a uma incrível quantidade de novas oportunidades. Desde aprender a programar até a melhor colaboração  entre as equipas e os seus instrutores, a tecnologia incentiva os alunos a serem mais criativos e estarem mais ligados. A nova tecnologia superou a forma como aprendemos hoje!

Muitas escolas já abriram os braços ao mundo digital, mas ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que todas as escolas estejam prontas para o futuro da tecnologia. É hora de capacitar os professores para oferecerem a melhor educação aos seus alunos.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.