Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Como identificar uma escola inovadora? Conheça 7 pontos identificativos!

Como identificar uma escola inovadora? Conheça 7 pontos identificativos!

Uma escola inovadora é aquela que não se preocupa apenas para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno. Preocupa-se com outras capacidades, como competências sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.

Deste modo, transforma alguns aspetos que eram comuns numa escola tradicional. O papel dos professores e estudantes é alterado, uma vez que o aluno assume o protagonismo no processo de aprendizagem, tendo mais autonomia para aprender e desenvolver-se.

Além disso, elementos tecnológicos integram os métodos de ensino, não limitando as aulas ao método convencional de exposição dos conteúdos. Este conceito tem sido cada vez mais utilizado nas instituições, porque proporciona uma formação completa e que prepara o estudante para o futuro.

Neste artigo, apresentaremos 7 caraterísticas das escolas inovadoras e como os pais podem identificar uma instituição que segue esta filosofia. Continue a leitura para saber mais!

1. Preocupa-se com o desenvolvimento de competências do século XXI

Uma escola inovadora não deve limitar o desenvolvimento dos alunos apenas às disciplinas tradicionais de ensino, como a Matemática e o Português. É preciso pensar em estimular competências que são relevantes no século XXI.

Assim sendo, a instituição deve preocupar-se com o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas, formando os estudantes de forma completa. Afinal, é preciso valorizar as relações entre todos e ter a capacidade de lidar com a frustração, entre outros aspetos relevantes, para alcançar um futuro profissional de sucesso.

Além disso, com o avanço da tecnologia, o desenvolvimento das competências STEM — Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Math) — tornou-se cada vez mais importante para os estudantes.

2. Valoriza a capacidade de enfrentar desafios da era digital

As crianças estão cada vez mais imersas na era digital, sendo fundamental que a escola saiba utilizar os recursos tecnológicos de forma inteligente. A tecnologia na educação não está relacionada apenas às ferramentas empregadas, mas também à forma como são aproveitadas.

O que indica se a instituição está a promover o uso consciente da tecnologia é a forma com que os mecanismos tecnológicos são empregados para qualificar a aprendizagem. Não basta que os estudantes tenham acesso às ferramentas, eles devem aprender a utilizá-las de forma saudável.

É importante notar que a utilização da tecnologia deve respeitar a faixa etária do aluno. O objetivo é incentivar a curiosidade deles por essas áreas, assim como o consumo saudável das ferramentas disponíveis.

3. Oferece cursos relacionados com a tecnologia

Uma escola inovadora também se preocupa com a oferta de cursos relacionado com as áreas de programação e robótica, desenvolvimento de jogos, entre outros. Estes conteúdos oferecem diversos benefícios para o estudante.

Através do contacto com estes temas, os estudantes são estimulados a desenvolver competências como o raciocínio, a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação e a colaboração.

Estas competências são essenciais para o período escolar e muito importantes para o futuro profissional. As empresas valorizam profissionais que reúnem estas competências e capacidades, que são imprescindíveis para obter sucesso na carreira.

4. Disponibiliza um ambiente inovador

O ambiente também deve mostrar que a instituição se preocupa com a inovação. Espaços tradicionais, com mesas em fila, poucos recursos diferenciados e ausência de laboratórios, não motivam as crianças.

Uma escola inovadora compreende que a aprendizagem acontece em diferentes ambientes, como campos desportivos, cozinhas, laboratórios, entre outros espaços. Estes locais contribuem para que os jovens tenham relacionamentos interpessoais e exercitem a criatividade.

Deste modo, é importante que os ambientes sejam coloridos, com mobílias que estimulem o contacto entre os estudantes. A arrumação das salas também pode ser diferenciada, dando mais conforto na relação entre os colegas e os próprios professores.

5. Promove a personalização da aprendizagem

Cada estudante aprende de uma forma diferente, afinal, a bagagem cultural não é a mesma, as facilidades são distintas e os interesses também. A escola tem de reconhecer que um único método não trará os mesmos resultados a todos os alunos.

Assim sendo, é fundamental aplicar estratégias que reconheçam a singularidade de cada aluno. Eles aprendem através de processos e ritmos diferentes, de acordo com as suas caraterísticas e facilidades.

Portanto, é preciso dar espaço para que cada estudante se envolva com as tarefas e com os projetos que mais despertam a sua atenção. Isto aumenta o interesse pelo conhecimento, contribuindo para melhorar o desempenho escolar.

6. Estimula o protagonismo do estudante

Uma escola inovadora promove o protagonismo do estudante, não permitindo que ele seja apenas um espetador nas aulas. Para isso, são aplicadas diferentes metodologias, como a sala de aula invertida e a aprendizagem por projetos.

A ideia é permitir que o aluno se interesse genuinamente pelo conteúdo e que o professor seja o condutor desse conhecimento. Assim sendo, as informações são partilhadas por ambos, visando uma compreensão mais completa sobre os assuntos abordados.

7. Incentiva a multidisciplinaridade nos projetos

Outra caraterística das escolas inovadoras é a multidisciplinaridade nos conteúdos estudados. Deste modo, o conhecimento não é adquirido apenas em disciplinas isoladas, mas há uma união de vários assuntos num único projeto.

O ensino por matérias isoladas continua a existir, porém, a escola oferece projetos de caráter multidisciplinar que abriguem estudantes interessados nos mais variados tipos de conhecimento.

Estes projetos costumam integrar a tecnologia, porque permitem que o estudante utilize conhecimentos de diversas áreas para projetar um robô, por exemplo. Deste modo, os alunos compreendem que os diferentes conceitos são aplicáveis em diversos contextos.

Neste artigo, referimos alguns pontos que devem ser observados para identificar uma escola inovadora. Este tipo de escola é muito importante para o desenvolvimento do seu filho, porque estas instituições preocupam-se em oferecer um ensino completo, direcionado para o futuro.

A Happy Code baseia-se em metodologias de Silicon Valley, sendo um sistema de ensino que oferece uma educação inovadora para crianças e adolescentes. O método STEM é colocado em prática, promovendo competências importantes para o século XXI.

Os cursos de programação, maker e robótica introduzem os alunos a um ambiente inovador, levando caraterísticas relevantes para o dia-a-dia escolar e contribuindo para um futuro melhor. Esta metodologia é empregada com diferentes ferramentas e com o acompanhamento de profissionais experientes.