Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Como inserir jogos pedagógicos no programa educacional

Como inserir jogos pedagógicos no programa educacional

A procura por alternativas lúdicas de ensino é algo que preocupa os educadores já há algumas décadas. No entanto, mais recentemente, esta preocupação voltou-se para o uso da tecnologia no ensino e nas formas com as quais podemos, como gestores da educação, incluir os jogos pedagógicos no programa educacional. Durante muitos anos, os jogos eletrónicos foram vistos, tanto pelos pais como pelos educadores, como vilões incompatíveis com a educação. Agora, chegou o momento de mudarmos essa ideia e iniciarmos uma revolução na educação com a utilização de ferramentas como os jogos.

Gostaria de saber mais sobre este assunto? Continue a leitura e conheça algumas formas de implementar o uso de jogos eletrónicos no ensino e, claro, as vantagens que este tipo de estratégia traz para a instituição de ensino e para os estudantes. Boa leitura!

Antes de mais, o que são jogos pedagógicos?

De modo simplificado, a denominação de jogos pedagógicos abrange todos os jogos — sejam eles eletrónicos ou não — que têm algum objetivo educacional ou que podem ser utilizados para esse fim, ainda que essa não seja a sua premissa inicial.

Assim, podemos afirmar que vários tipos de jogos — como quebra-cabeças, puzzles, jogos de tabuleiro, entre outros — são pedagógicos, uma vez que desenvolvem uma série de competências fundamentais para a vida académica dos estudantes.

Contudo, neste artigo, abordaremos exclusivamente os jogos tecnológicos, uma vez que o uso deste tipo de ferramenta é algo que está cada vez mais em voga, sendo uma absoluta tendência no meio educacional do século XXI.

Qual é a relação entre os jogos e o desenvolvimento dos jovens?

A tecnologia foi, durante muito tempo, vista como um problema para a educação. Porém, a sua utilização tem se tornado cada vez mais difundida, principalmente por causa das exigências sociais da educação atual.

Os jovens estão cada vez mais conetados e, por isso, utilizar avanços tecnológicos como os jogos durante as aulas tornou-se num importante fator diferenciador. Esta estratégia é capaz de aumentar o foco, a concentração e o empenho dos estudantes e ainda reduzir problemas como o abandono escolar.

Além disso, investir em alternativas tecnológicas é sempre recomendado, uma vez que o mercado de trabalho procura e absorve profissionais que tenham uma maior familiaridade com estes conceitos.

Como contribuem para a aprendizagem?

Estamos a caminhar para compreendermos melhor a importância dos jogos na educação! Agora, chegou a altura de descobrirmos quais são as vantagens e os benefícios da implementação desta estratégia no ensino. Conheça as principais!

Ajudam os jovens a lidar com as frustrações

Errar é humano, mas é preciso persistir. Os jogos eletrónicos são uma ótima ferramenta para ajudar os estudantes a lidar com a frustração e a sensação de perda sem, evidentemente, desistir dos seus objetivos. Assim, é possível trabalhar a resiliência e a persistência, além da inteligência emocional de toda a sala de aula.

Desenvolvem competências

Competências como capacidades cognitivas (memorização, controlo espacial, coordenação motora, entre outras) são fortemente beneficiadas com a utilização de jogos educativos. A tecnologia atua como uma grande aliada no desenvolvimento simultâneo de uma série de competências essenciais para os estudantes das mais variadas idades.

Auxiliam no trabalho em equipa

Saber trabalhar com o outro também é muito importante para a escola e para a vida, além de ser uma caraterística muito valorizada no mercado de trabalho. Com os jogos, os estudantes aprendem a comunicar e a interagir melhor com os colegas e, claro, com o professor, desenvolvendo a capacidade de comunicação e de trabalho em equipa.

Trabalham vários assuntos em simultâneo

Além de todas estas vantagens, a implementação de jogos pedagógicos também é muito relevante para estimular o interesse em vários assuntos ao mesmo tempo. Trabalhar conteúdos com jogos é uma ótima forma de fazer com que todos se interessem e participem muito mais!

Contribuem para o foco e o raciocínio lógico

Por fim, o ato de procurar alternativas para resolver um problema é fortemente desenvolvido com jogos, especialmente com os videojogos. Quando se deparam com um desafio, os estudantes procuram formas de o ultrapassar, trabalhando o raciocínio lógico de forma rápida e interativa.

Como podemos implementar os jogos pedagógicos na educação?

São muitos benefícios, não é verdade? Já conseguimos perceber que o uso de jogos na educação é algo que trabalha diversas competências e capacidades de forma simultânea, fazendo com que o empenho e o interesse da sala de aula aumente consideravelmente. Nesta sequência, conheça algumas formas de colocar tudo isto em prática na sua escola.

Procure os jogos mais adequados para cada idade

O primeiro passo para a implementação deste tipo de estratégia é procurar alternativas de jogos que respeitem as particularidades e as necessidades de cada faixa etária. Isto é crucial para que os benefícios para o desenvolvimento sejam realmente sentidos na prática.

Implemente-os no plano pedagógico

Os jogos pedagógicos não podem, de forma alguma, serem jogados apenas entre as atividades escolares. Procure implementá-los no seu plano educacional, reservando um período para o trabalho com esta ferramenta tão importante para a educação.

Junte ações online e offline

Juntar atividades online e offline também é uma boa estratégia para absorver tudo o que os jogos pedagógicos têm para oferecer. As interações online, no entanto, devem ser sempre monitorizadas e integradas com ensinamentos sobre a segurança na Internet e outros tópicos importantes.

Opte por metodologias que utilizem a gamificação Por fim, uma ótima opção é procurar metodologias que utilizem a gamificação como parte do processo de ensino. Ao contar com este tipo de ajuda, terá acesso às ferramentas que realmente funcionam e que estão devidamente organizadas para obter resultados para a sua escola.

Como podemos observar, os jogos pedagógicos e a tecnologia como um todo são ótimas estratégias para o ensino, fazendo com que os alunos se tornem mais empenhados e participativos e tenham um desempenho académico muito mais satisfatório a longo prazo. Então, o que está à espera? Comece o quanto antes a utilizar esta ferramenta no seu plano educacional!