Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Compreenda a importância de acompanhar a vida escolar do seu filho
Compreenda a importância de acompanhar a vida escolar do seu filho

Compreenda a importância de acompanhar a vida escolar do seu filho

As crianças são moldáveis, aprendem com muita facilidade e são fortemente influenciadas por tudo o que está ao seu redor. Para garantir um desenvolvimento saudável, tanto nas crianças como nos adolescentes, é fundamental um acompanhamento próximo dos pais, incluindo na vida escolar.

Muitos pais ainda tem a ideia, errada, que a escola é a única responsável pela evolução académica dos filhos. Na realidade, esse processo depende de vários outros factores, e a atenção que os pais lhes vão dar será determinante para tornar melhor e mais saudável a aprendizagem.

Porque é importante acompanhar de perto a vida escolar dos filhos?

A criança não vive em mundos isolados. Por outras palavras, a casa, a escola, o curso, o clube, todos os lugares que frequenta fazem parte do mesmo universo, e é normal e saudável que ela queira levar aprendizagens de um lugar para o outro.

Principalmente em casa, ao permitirem que a criança partilhe e aplique o que tem aprendido, os pais demonstram abertura para essa interligação e incentivam os filhos a colocarem o conhecimento em prática.

Além disso, pensem em como se sentem bem quando alguém vos demonstra interesse por algo que vos exigiu muito esforço — é exactamente essa a sensação da criança quando percebe que os pais, as pessoas mais importantes para ela, se interessaram por ver os seus trabalhos.

O acompanhamento e o incentivo dos pais, dando o suporte necessário e investindo noutras actividades fora da escola, também acelera o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.

Estes são só alguns dos motivos pelos quais é tão importante que os pais estejam verdadeiramente presentes no desenvolvimento dos filhos. Agora, veja abaixo algumas acções que pode colocar em prática!

Como acompanhar a vida escolar dos filhos?

A rotina diária e a falta de tempo costumam ser o principal argumento usado pelos pais para justificar ao seu distanciamento em relação à educação dos filhos. Em segundo lugar, alegam a falta de conhecimento pedagógico, com a crença de que os educadores profissionais estão muito mais habilitados para essa tarefa.

Na verdade, os educadores têm preparação para lidar com as exigências da criança, mas isso não afasta a necessidade de participação dos pais. Além disso, participar da vida escolar dos filhos pode ser muito mais fácil e exigir muito menos tempo do que imaginamos.

Algumas acções realmente exigem dedicação de tempo, mas não é nada que não possa ser integrado na rotina. Já outras podem ser colocadas em prática em casa, ao fim do dia ou nos momentos de lazer. veja algumas práticas que ajudam a garantir melhorias no desenvolvimento físico, cognitivo, social e afectivo da criança!

Envolva-se com as matérias ensinadas

Os TPC são o momento em que a criança relembra e pratica o que aprendeu na escola. A participação dos pais nessa situação é importante por dois motivos principais: para dar suporte à criança, ajudando-a com as dificuldades; e para verificar como anda o desenvolvimento escolar do filho.

Ajudando no TPC, os pais podem perceber, por exemplo, se a criança tem alguma dificuldade de leitura ou cálculo que possa ser indício de um problema mais grave.

Caso a criança peça ajuda, basta demonstrar solicitude e incentivá-la para que continue a pedir. Se, por outro lado, o seu filho não gosta de pedir ajuda, cabe aos pais mostrarem-se disponíveis, fazendo perguntas sobre a escola e sobre a matéria e oferecendo-se para ajudar.

Uma boa dica é combinar com a criança um horário fixo para o TPC. Dessa forma, cria-se uma rotina que facilita a organização do tempo dos pais e que ajuda a criança a estabelecer confiança de que terá sempre um momento reservado para si.

Acompanhe as reuniões de pais

As reuniões com os pais são um momento criado pela escola especialmente para discutir a educação dos filhos. Geralmente fala-se sobre o comportamento e o desempenho académico da criança.

Se os pais souberem aproveitar, essas reuniões podem ser muito mais do que um momento para descobrir as notas dos filhos. É uma oportunidade excelente para conversar com professores, pedagogos e outros agentes escolares para entender quais são os motivos do mau comportamento ou das dificuldades da criança, caso existam.

Também são um bom momento para conhecer melhor as actividades e o ambiente da escola, entender as metodologias usadas e a rotina da criança dentro da sala de aula.

Pense em actividades extracurriculares

Como já sabemos, nem só da escola é feita a aprendizagem. Na verdade, a criança está sempre a aprender, principalmente nos primeiros anos da infância.

Investir em actividades extracurriculares é uma forma de aproveitar todo esse potencial, incentivar a aprendizagem de outras competências, e despertar o interesse da criança por coisas que ela vai levar consigo para o resto da vida.

Uma possibilidade interessante, e que trará grandes vantagens para a criança tanto no presente quando no futuro, é investir no desenvolvimento de competências tecnológicas. São cursos virados para as exigências do século XXI, que ao mesmo tempo despertam o interesse e ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Valorize as conquistas da criança

Uma boa nota no teste, uma estrelinha no trabalho de casa, um elogio do professor: é preciso que os pais saibam valorizar as vitórias dos filhos para que eles sintam que seu esforço é reconhecido. Não se trata de prometer grandes recompensas, mas sim de demonstrar para a criança que cada passo que ela dá é importante.

Essas são algumas dicas valiosas que  deve colocar em prática para ter uma participação activa na vida escolar dos seus filhos. A presença dos pais é fundamental, tanto para a escola quanto para as crianças.

Gostou deste post? Que tal então ler um pouco mais sobre a educação tecnológica para crianças?

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.