Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Compreenda a importância do contraturno escolar para os seus filhos

Compreenda a importância do contraturno escolar para os seus filhos

O contraturno escolar é o período em que as crianças não estão na escola durante a semana. No caso dos que estudam à tarde, corresponde ao período da manhã. Por uma série de fatores, muitos pais optam por deixar os filhos a fazerem atividades extracurriculares. Esta iniciativa é importante para a criança ter acesso a ações que a ajudem no desenvolvimento corporal e no intelectual.

É importante evitar que os filhos fiquem sem fazer nada durante o dia ou conetados muito tempo à Internet. Neste artigo, vamos destacar de que forma os pais podem oferecer atividades fora do ambiente escolar, com foco no desenvolvimento das crianças. Boa leitura!

Saiba a importância do contraturno escolar

Procurar alternativas para o seu filho obter mais conhecimento é uma medida que deve ser pensada com atenção. É muito interessante oferecer oportunidades para a criança desenvolver as suas competências.

Contudo, isto deve ser feito com planeamento para não deixá-la sobrecarregada com muitos compromissos. Ao optar pelo bom senso no contraturno escolar, os pais perceberão que a criança terá um rendimento escolar superior.

Um dos motivos é que ela terá mais conhecimento sobre os conteúdos apresentados na sala de aula. Isto é fundamental para ter mais segurança ao fazer a prova e elaborar respostas melhor estruturadas nas questões discursivas. Fazer atividades fora do período de aula também é interessante para desenvolver novas competências, como, por exemplo, criar softwares, aprender a cozinhar, entre outras.

Alternativas

Quais são as opções para o seu filho aproveitar melhor o contraturno escolar? Atualmente, muitas crianças estão a fazer cursos de línguas.

Esta iniciativa é bastante recomendada, porque colabora para o estudante ter acesso a informações. Por exemplo, o seu filho pode fazer uma pesquisa escolar utilizando sites estrangeiros.

Outro ponto positivo de estudar uma língua estrangeira é aumentar o nível de empregabilidade. Muitas empresas adotam como pré-requisito a fluência em mais de um idioma, e esta tendência ficou ainda mais evidente com a globalização da economia.

Uma alternativa para o seu filho ficar satisfeito com o contraturno escolar é colocá-lo numa atividade desportiva. Visto que em Portugal o futebol tem uma grande importância, há muitas escolas de futebol para crianças.

Além do desenvolvimento corporal, o desporto tem como aspeto positivo promover a socialização. Conviver com outras crianças numa atividade lúdica é crucial para o seu filho ter mais empatia e compreender as diferenças individuais.

Para os que gostam de música, as aulas de guitarra e de dança podem ser opções interessantes para estimular a criatividade.

Caso o seu filho precise de superar a timidez, vale a pena apostar nas aulas de teatro. Elas são uma boa oportunidade para ele aprender a expressar os sentimentos e a lidar melhor com as emoções.

Tenha foco no acompanhamento

O investimento em ações fora da escola é uma iniciativa muito boa que vai ajudar o seu filho a adquirir novas competências e a tornar-se numa pessoa melhor. Porém, é necessário que os pais acompanhem de perto as atividades, para os resultados superarem as expetativas em curto prazo.

Também é importante que os pais tenham um bom relacionamento com a escola, participando nas reuniões e procurando tirar dúvidas sobre a conduta e o desempenho dos filhos na escola, quando sentirem necessidade.

Com um bom planeamento e respeitando as caraterísticas da criança, é possível aproveitar os benefícios do contraturno escolar ao máximo.