Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Cuidados com as publicações dos jovens hoje e para o futuro
Cuidados com as publicações dos jovens hoje e para o futuro

Cuidados com as publicações dos jovens hoje e para o futuro

Muitos jovens não reparam, ou ainda não se importam, com o facto do conteúdo digital não poder ser anulado, ou seja, quase tudo o que é publicado, “gostado” e partilhado na Internet, por regra, é facilmente visualizado, artilhado e recuperado por outros utilizadores da rede mundial de computadores, para sempre!

Tal facto é motivo de alerta, principalmente quando o conteúdo envolve crianças e adolescentes, visto que com a Internet se torna praticamente impossível recomeçar e esquecer os deslizes da juventude. É sempre bom lembrar que esses mesmos jovens se tornarão adultos um dia e poderão modificar a forma de pensar e agir, assim como criar novos objetivos pessoais ao integrarem o mercado de trabalho e, dependendo do tipo de conteúdo anteriormente disponibilizado no meio digital, ele poderá repercutir-se nas escolhas futuras.

Diante deste cenário, a melhor forma de se evitar os prejuízos futuros acarretados pela publicação de fotos, comentários, vídeos e informações comprometedoras, consiste na adopção de medidas preventivas e de consciencialização acerca dos riscos que a Internet pode trazer. Pais, se os seus filhos já fazem uso da Internet, quanto mais cedo e aberto for o diálogo com eles, melhor.  Porém, caso o pior ocorra e o conteúdo já tenha sido divulgado, o melhor é procurar o auxílio de profissionais especializados para minimizar os danos que porventura ocorrerem.

Sabia?!

Recentemente, a Califórnia promulgou a Lei SB 568, apelidada de “Lei Delete“, que dá ao menor de idade o direito de remover conteúdo ou informações disponibilizadas em plataformas online.

Adaptado de texto de Helena Mendonça (Nethics Educação Digital).
Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.