Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Empreendedorismo na escola: por que razão é tão importante?

Empreendedorismo na escola: por que razão é tão importante?

Contribuir com a formação de pessoas capazes de encontrar soluções para os problemas sociais é uma das prioridades do empreendedorismo na escola. Esta prática baseia-se na apresentação de conteúdos e problemas que exigem dos alunos um comportamento pró-ativo para ultrapassar as dificuldades.

Por outras palavras, os alunos são estimulados a desenvolver ações para alcançar objetivos e a trabalhar com planeamento e metas. Desta forma, ficam melhor preparados para enfrentar cenários que exigem sentido crítico e capacidade de tomar decisões de forma rápida e precisa.

Neste artigo destacamos a relevância de trabalhar com empreendedorismo no ambiente escolar, as metodologias para colocá-lo em prática no quotidiano, os benefícios deste modelo de ensino para os alunos e de que forma a tecnologia pode formar pessoas mais autónomas e confiantes nas suas capacidades. Boa leitura!

Saiba por que razão o empreendedorismo na escola é importante

Não basta uma instituição de ensino transmitir conhecimento aos alunos: hoje é fundamental mostrar como o que é abordado na sala de aula pode ser colocado em prática. Este é um dos princípios da educação empreendedora, que tem como objetivo desenvolver competências para os jovens terem mais confiança para ultrapassar as dificuldades.

Este modelo educacional tem como uma das principais caraterísticas tornar o aluno a peça-chave no processo de aprendizagem. Ele passa a pesquisar dados, a analisar cenários e a planear ações para estruturar projetos que podem ser desenvolvidos na escola ou na vida pessoal no futuro.

Atualmente, as startups estão cada vez mais presentes no mercado. Um dos motivos é a capacidade dos gestores trabalharem com inovação e de desenvolverem soluções que alteram o dia-a-dia do seu público.

Para surgirem mais empresas com foco em inovação e na resolução de problemas, é fundamental implementar o empreendedorismo na escola. Esta iniciativa

também é válida para os alunos estarem mais envolvidos com a proposta pedagógica e assimilarem melhor o que lhes é ensinado.

Conheça as metodologias aplicadas

É importante mostrar o valor do empreendedorismo na escola. Por outro lado, só apresenta bons resultados se forem adotadas metodologias que estimulem o sentido crítico e o desenvolvimento de competências nos estudantes.

Para o ajudar a compreender melhor, mostramos alguns métodos que fortalecem a capacidade dos alunos serem mais pró-ativos na resolução de diversas exigências. Acompanhe!

Design Thinking

Tem como principal objetivo fazer com que o estudante seja orientado a visualizar alternativas para ultrapassar os problemas. Para isso, adota uma abordagem criativa, que ajuda a analisar diversas possibilidades.

Durante as etapas, este processo incentiva as pessoas a tomarem decisões. Para isso, são realizadas pesquisas sobre o problema e elaboradas hipóteses que passam por testes. Este trabalho contribui para a criação de protótipos da solução a ser implementada. No Design Thinking, os problemas são apresentados para que uma resolução seja construída coletivamente.

Gamificação

São adotados jogos para reter a atenção dos alunos e contribuir para uma aprendizagem mais consistente. Os jogos são utilizados para promover competições e dar prioridade à socialização através do trabalho em equipa.

Além disso, os estudantes recebem recompensas de acordo com o desempenho apresentado. Cada jogo apresenta desafios diferentes, que favorecem o

desenvolvimento de caraterísticas vitais para os empreendedores, como, por exemplo, a criatividade, a persistência e a resiliência.

Aprendizagem baseada em projetos (PBL)

É uma metodologia que aposta na aprendizagem através da resolução de problemas ou de desafios práticos. Inicialmente, é apresentada uma questão que exige dos alunos um grande esforço de pesquisa.

Depois desta fase, é necessário elaborar hipóteses, procurar meios para aplicar a solução e apresentá-la. O PBL destaca-se por contribuir para o trabalho em equipa, estimular o pensamento crítico, fomentar o raciocínio lógico e dar prioridade ao diálogo.

Aprendizagem invertida

O empreendedorismo na escola também é trabalhado com esta metodologia. Os alunos estudam as disciplinas em casa através de plataformas. Na escola, tiram dúvidas e debatem os conteúdos com os professores e os colegas.

Este método diferencia-se do processo tradicional, em que as matérias são apresentadas inicialmente na sala. A aprendizagem invertida tem como objetivo fazer com que os alunos se tornem mais participativos no processo de aprendizagem e habilitados para desenvolver projetos e encontrar soluções.

Conheça os benefícios gerados pelo empreendedorismo na escola

O empreendedorismo na escola gera uma série de vantagens para os alunos. Abordamos de seguida as mais importantes para compreender melhor o papel desta ação.

Independência

As exigências apresentadas proporcionam ao aluno uma familiaridade com problemas que podem ser resolvidos de forma individual ou coletiva. Isto contribui para o desenvolvimento da autonomia para enfrentar novos contextos e desafios.

Conhecimento das potencialidades

À medida que participa em ações direcionadas para o desenvolvimento de projetos, torna-se mais simples para o estudante identificar os pontos fortes e os que precisam de ser melhorados. Conhecer as próprias potencialidades é um fator importante para obter um bom desempenho.

Sentido de responsabilidade

Cada estudante é responsável por uma tarefa importante para concretizar um projeto. Desta forma, o aluno assume um papel que deve ser executado de forma correta. Esta postura gera mais compromisso, o que é fundamental para amadurecer e assumir riscos.

Estímulo às ideias criativas

Para encontrar soluções para os problemas, em muitas ocasiões, é necessário sair da zona de conforto. É fundamental avaliar como é possível criar algo novo para resolver um problema de forma inteligente.

Desenvolvimento de liderança

O trabalho em grupo é uma excelente forma de identificar novos líderes, que podem conduzir uma equipa a alcançar resultados acima das expetativas. Enfrentar desafios permite que um estudante tenha mais foco em articular ações e reunir pessoas — princípios básicos da boa liderança.

Aumento da autoconfiança

Ao participar em projetos e superar as adversidades, o aluno passa a confiar mais em si mesmo. Sentir-se capaz de melhorar a cada dia e de encontrar soluções para os problemas são fatores fundamentais para o aumento da autoestima.

Compromisso com a sociedade

Ajudar a construir um mundo melhor é um ótimo motivo para o estudante estar mais comprometido com os valores sociais. Isto é um fator que incentiva os alunos a estarem envolvidos em projetos inovadores e com foco em proporcionar mais qualidade de vida a todos.

Compreenda o papel da tecnologia O avanço tecnológico pode dar um apoio fundamental para os estudantes desenvolverem caraterísticas marcantes dos empreendedores. As aulas de robótica e de programação exigem, em algumas situações, a capacidade de partilhar ideias e foco em resultados.

Também podem ser úteis para reforçar nos alunos a necessidade de inovar para superar as expetativas. Por isso, os jovens são estimulados, através da tecnologia, a enfrentar desafios para desenvolverem soluções que podem gerar grandes benefícios para a sociedade.

O empreendedorismo na escola torna-se num dos grandes pilares para a aprendizagem ser mais consistente. Isto acontece porque contribui para a aquisição de novas competências e de conhecimentos vitais para a formação pessoal e profissional dos estudantes.