Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Ensino de programação: veja por que razão a sua escola deve implementar

Ensino de programação: veja por que razão a sua escola deve implementar

Os tempos certamente mudaram. Se antes utilizar a tecnologia na sala de aula parecia algo impensável, hoje vemo-nos sem conseguir desvincular a inovação dos ambientes educacionais. Esta mudança é natural e gradual, mas ainda é comum ver muitos educadores que demonstram uma certa resistência a, por exemplo, o ensino de programação.

Seja por falta de familiaridade com o tema ou por medo de não conseguir adaptar-se à nova realidade, muitos professores e gestores escolares resistem ao ensino desta disciplina na sala de aula. Isso pode, a longo prazo, prejudicar os estudantes daquela escola, uma vez que ter conhecimentos de programação é praticamente uma exigência do mercado de trabalho atual.

Ainda não sabe exatamente por que razão a escola deveria investir no ensino de programação e de outras tecnologias? Não se preocupe! A seguir, vamos abordar melhor este tema e verá que este tipo de estratégia pode ser benéfico em muitos aspetos. Boa leitura!

Por que razão o ensino de programação é importante?

Como referimos no início do artigo, os tempos agora são outros e, com as mudanças, também surgiram novas exigências em diversos campos. Um deles é, sem dúvida, o mercado de trabalho, que hoje abriga pessoas muito mais preparadas do que acontecia antes.

A geração que compreende as crianças atualmente em idade escolar enfrentará desafios muito diferentes na altura de procurar trabalho depois de terminar os estudos. Algumas estatísticas são, inclusive, bastante interessantes. De acordo com dados reunidos pelo Fórum Económico Mundial em 2018, cerca de 65% dos empregos desses estudantes ainda não existem.

Números como estes mostram a extensão da fluidez dos avanços tecnológicos. A cada ano, novas ferramentas são criadas e as inovações não param de surgir. Por

isso, criar uma base sólida de programação e uso da tecnologia para as crianças é o melhor modo de prepará-los para o que está por vir.

Quais são as vantagens deste ensino para o aluno?

Embora a colocação no mercado de trabalho seja uma incrível vantagem para os alunos que estudam programação no dia-a-dia escolar, isso não é tudo. Trabalhar essa disciplina de forma continuada traz também uma série de outros benefícios para o desenvolvimento psicossocial e académico das crianças. Conheça, a seguir, alguns deles.

Desenvolvimento do raciocínio lógico

A necessidade de estruturação de pensamentos para programar e utilizar a tecnologia é uma ferramenta incrível para que os pequenos aprendam a ter bons raciocínios, com começo, meio e fim. Esta é, inclusive, uma prática recomendada até mesmo para alunos autistas e com outras necessidades especiais.

Aperfeiçoamento da criatividade

Assim como o raciocínio, estudar programação também é muito vantajoso para a criatividade. Embora as crianças sejam naturalmente criativas, é necessário estimular esta competência e reforçá-la positivamente, o que é feito todos os dias com este tipo de aula.

Domínio da resolução de problemas Metodologias que utilizam a tecnologia, como é o caso dos métodos STEM e STEAM, são ótimas alternativas para desenvolver a resolução de problemas nos alunos. Durante as aulas, são passados desafios que devem ser resolvidos através da tecnologia e da programação.

Melhoria na capacidade de escrita

Trabalhar com a linguagem da programação no quotidiano pode fazer maravilhas para a capacidade de escrita das crianças, além de ajudá-las a organizar as ideias com maior fluidez e coesão.

Desenvolvimento da autoconfiança

Errar é humano e é totalmente necessário para a aprendizagem. Com os erros e os consequentes acertos, os alunos aprendem a lidar com a frustração e tornam-se muito mais seguros de si, além de conhecerem muito melhor o próprio potencial para alcançar os seus objetivos.

Com isso, podemos ver que o ensino de programação não é só benéfico para uma futura carreira, mas também ajuda no desenvolvimento de competências cruciais para todas as áreas da vida. Além disso, este tipo de aula fortalece o vínculo do estudante com as restantes matérias dadas na escola.

Quais são as vantagens do ensino de programação para a escola?

Não são apenas os alunos que ficam a ganhar com a implementação do ensino de programação nas instituições de ensino. Os gestores, funcionários e a escola como um todo também obtêm benefícios a partir desta estratégia. O primeiro deles é, sem dúvida, o fator diferenciador competitivo. Uma escola que investe em novas metodologias e inovações é bem vista em relação às instituições que têm a mente fechada e permanecem, ano após ano, a oferecer os mesmos serviços aos seus clientes.

Os professores, por sua vez, ficam a ganhar, já que também aprendem muito mais sobre o próprio ofício e especializam-se em novas metodologias, aumentando o

próprio leque de atuação e oferecendo aulas muito mais produtivas e divertidas, que realmente captam a atenção dos alunos.

Por fim, toda a equipa é beneficiada com este tipo de estratégia, uma vez que as coisas começam a fluir muito melhor. Com isso, todos lucram, indireta ou diretamente, com o ensino da programação nas escolas.

Como implementar esta disciplina na escola?

Discutir o ensino de programação é, por vezes, um certo tabu. A inovação normalmente causa estranheza e uma resistência, especialmente quando falamos com pessoas que já estão há muito tempo no setor e têm receio de inovar. No entanto, é necessário que os administradores de escolas compreendam que é preciso mudar e inovar para não ser ultrapassado. A tendência é que todas as instituições, num determinado momento, precisem de se adaptar a este tipo de metodologia para oferecer o melhor ensino possível aos seus estudantes. Porquê esperar?

O melhor método para implementar a programação no dia-a-dia escolar é contar com a ajuda de empresas especializadas no tema, que poderão dar todo o apoio necessário e formar a sua equipa da forma adequada, facilitando a transição de todos para essa nova realidade e ajudando na consciencialização dos colaboradores.

De que forma a Happy Code pode ajudar?

Por ser uma das maiores redes de escolas de programação de robótica no mundo, atendendo centenas de crianças e adolescentes com altíssimas taxas de sucesso, a Happy Code é uma referência em relação ao uso de tecnologia na educação.

Através de análises bem calculadas de cada escola, é possível fazer alterações estruturais personalizadas que viabilizam o ensino de programação numa

instituição. Além de criar o plano de negócios e ajudar na organização e em todos os processos necessários, a Happy Code também ajuda na integração da equipa.

Com isso, a parte técnica e a área de formação dos professores ficam a cargo da Happy Code, que oferece todo o apoio necessário para que a transição seja o mais suave possível para todos os envolvidos.

Como vimos, o ensino de programação já se tornou numa realidade. As escolas que investirem nesta estratégia ficarão à frente da concorrência e terão um incrível fator diferenciador competitivo, além de fornecer a melhor educação possível aos seus alunos, preparando-os adequadamente para o mercado de trabalho!