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Ensino híbrido: o que é e como pode ser utilizado na escola

O modelo de ensino tradicional nas escolas é criticado há anos por diversos especialistas na área, seja pelas metodologias aplicadas (que são sempre as mesmas), seja por incentivar os alunos a decorar matérias em vez de fazê-los compreender todo o contexto das disciplinas. Por isso, têm sido utilizadas novas formas de trabalhar a aprendizagem na sala de aula. Uma delas é o ensino híbrido.

Estas metodologias tem a capacidade de potencializar a aprendizagem dos alunos, além de gerar um fator diferenciador competitivo. Incentivar uma maior flexibilidade de ambientes e de horários para estudar, por exemplo, capacita a pessoa a melhorar a sua disciplina e aumentar o seu rendimento e a sua produtividade.

Neste artigo, vamos explicar o que é o ensino híbrido e como pode ser utilizado nas escolas. Boa leitura!

O que é o ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma das maiores tendências da educação no século XXI. Esta nova metodologia tem como objetivo conciliar métodos de aprendizagem online e presencial. Atualmente, vivemos numa época na qual as crianças estão a começar a utilizar tecnologias e a ter contacto com computadores, smartphones, tablets, entre outros, cada vez mais cedo.

Por isso, é fundamental que as instituições procurem utilizar as ferramentas online com o objetivo de potencializar o ensino dos alunos. É um processo contínuo de aprendizagem em que é preciso trabalhar os métodos online e offline em conjunto. O ensino híbrido é responsável por captar o que existe de bom em cada ambiente para potencializar a experiência educativa. Porém, é essencial estar ciente de que esta metodologia não se resume apenas a colocar computadores e novas tecnologias em frente das crianças. É preciso aplicar algumas técnicas e manter os alunos sempre sob a supervisão de um profissional. O ensino híbrido incentiva as instituições a refletirem sobre a organização das salas de aula, o planeamento pedagógico, entre outros aspetos.

Quais são as vantagens desta metodologia? É muito importante que os alunos tenham contacto com os outros colegas da turma e ainda com os professores, no entanto com esta metodologia podem ter uma maior flexibilidade de ambiente e de tempo para estudar. Por isso, uma das principais vantagens do ensino híbrido é permitir que os estudantes tenham essa liberdade de aprendizagem e se afastem cada vez mais do ensino rotineiro e tradicional.

Criar um ambiente virtual especialmente para que o estudante desenvolva as atividades e pesquisas propostas é importante para que a rotina de estudos tradicional, de tempo e de ritmo tenha mais controlo. Quando estiverem num ambiente de ensino presencial, como uma sala de aula, os alunos vão atender às propostas educacionais dos seus professores.

Cada vez mais, os novos métodos de ensino têm proporcionado mais autonomia aos estudantes. E uma das grandes vantagens de um ambiente virtual composto por um ensino híbrido é dar a oportunidade de a pessoa tomar as suas próprias decisões sobre as componentes do estudo.

O aluno pode decidir se o melhor lugar para potencializar a sua aprendizagem é no laboratório de informática, na biblioteca da escola , na sala de casa ou no próprio quarto, por exemplo. A vantagem deste método é fazer com que o estudante consiga coordenar as suas próprias tarefas diárias e melhorar a sua disciplina.

De que forma os professores podem aplicar o ensino híbrido? O principal passo para que um professor possa aplicar o ensino híbrido na aprendizagem de um aluno é planear muito bem a aula. Existem diversas técnicas neste tipo de metodologia que os profissionais das instituições de ensino podem desenvolver com os alunos para que eles consigam aumentar a sua organização e absorver melhor todos os conteúdos.

Uma das aplicações mais disseminadas deste tipo de ensino é a aprendizagem baseada em problemas — o que, em inglês, é popularmente conhecido como problem based learning. Nesta técnica, o professor vai propor um desafio ou uma pergunta desafiadora, e os alunos terão uma aula baseada numa pesquisa em grupo para resolver o desafio.

Esta pergunta desafiadora ou desafio será dividido em partes menores no início da atividade. Com isso, os alunos vão apresentar todos os seus conhecimentos sobre o tema e expressar, por escrito, o problema que precisa de ser resolvido.

Através de pesquisas guiadas pelo professor, os estudantes vão tentar decifrar o desafio por tentativa e erro. Algumas ações necessárias para realizar este teste envolvem entrevistas com profissionais e especialistas, leitura de pesquisas e textos sobre o assunto, recolha de materiais, entre outros. A solução encontrada deve ser apresentada com a pesquisa e todo o processo.

De que forma esta metodologia influencia a aprendizagem do aluno?

Uma das grandes críticas ao sistema de ensino tradicional é o facto de muitos estudantes não conseguirem acompanhar o ritmo das aulas. A grande influência do ensino híbrido na aprendizagem é justamente ter a capacidade de se ajustar à velocidade de cada um — recurso que as aulas tradicionais e presenciais geralmente não conseguem oferecer.

Esta metodologia influencia diretamente a potencialização da aprendizagem dos alunos. Por terem uma maior flexibilidade em relação aos horários e à programação de estudo, os estudantes podem absorver e adquirir ainda mais disciplina com as suas tarefas.

Quais são os métodos mais utilizados do ensino híbrido?

Sala de aula invertida

O conceito de sala de aula invertida requer muita disciplina dos alunos. Consiste em estudar a teoria de uma disciplina em casa, no ambiente virtual. Em seguida, organiza-se discussões, dinâmicas de grupo e realizações de diversas atividades no ambiente físico da escola. Considerando que o estudante já teve contacto com a disciplina em casa, o seu desempenho será potencializado.

Rotação de laboratório

A rotação de laboratório é um método que consiste na divisão da sala de aula em dois grupos, em que um deles é incumbido de realizar diversas tarefas num ambiente virtual e o outro num ambiente offline. Esta rotação ocorre durante um período de tempo e, em seguida, os grupos invertem-se. O método exige a utilização de laboratórios de informática e de ciências, salas de aula, entre outros.

Rotação por estações

Neste método, o ambiente offline é dividido em diversas estações que tem de ter atividades independentes umas das outras. Porém, pelo menos uma delas precisa de ter ferramentas ligadas à Internet para a realização das tarefas. Após um período de tempo, os alunos vão rodando entre as estações.

Rotação individual

A rotação individual é essencialmente um guião criado pelos professores para cada aluno em específico. No entanto, o principal objetivo é fazer com que o estudante passe pelas estações mais importantes para suprir as suas principais necessidades e dificuldades.

Potencializar a aprendizagem não é uma tarefa fácil, mas é um dos principais objetivos do ensino híbrido. O modelo tradicional de ensino precisa de técnicas e metodologias inovadoras e relacionadas com a tecnologia. Vivemos num período em que surgem novas ferramentas a cada dia, e as instituições já começam a

perceber que podem utilizar isso a favor do ensino. Através de técnicas como a rotação individual e por estações é possível extrair o máximo da capacidade de um aluno.