Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Implemente a metodologia Lean Education seguindo estes 6 passos

Implemente a metodologia Lean Education seguindo estes 6 passos

Novos tempos, novas necessidades. A chegada do século XXI trouxe uma série de novas exigências para o setor da educação que, cada vez mais, precisa de se adaptar para responder a todas. Por isso, temos de investir em várias metodologias e abordagens, para dar um ensino de qualidade aos nossos alunos. O Lean Education é, portanto, um bom exemplo.

Lean, em inglês, significa delgado. Num sentido mais amplo, podemos atribuir ao termo o significado de agilidade e velocidade. Portanto, a metodologia Lean é utilizada em empresas em todo o mundo, sempre com grande sucesso. Agora, chegou à área da educação e promete revolucionar também esse setor. Não sabe o que é a metodologia Lean Education, mas interessa-se por novas abordagens que têm, como objetivo, melhorar os processos internos na educação? Então, continue a leitura e descubra o que é, quais são os seus benefícios e, mais importante, como aplicá-la na sua instituição de ensino. Boa leitura!

O que é a metodologia Lean Education?

A metodologia Lean, em termos gerais, é a procura constante pela agilidade nos processos internos de um projeto. Apesar de ser muito utilizada em setores empresariais, o Lean chegou para ficar no âmbito educacional e promete mudanças realmente efetivas para toda a equipa.

A metodologia oferece uma série de ferramentas e técnicas que visam agilizar todo o processo de funcionamento de uma escola. Aliada ao Design Thinking, outra estratégia revolucionária, o Lean torna-se numa excelente forma de melhorar o trabalho feito na escola, contribuindo também para que a educação seja melhorada.

Além do significado mencionado, que pode ser compreendido como leveza e agilidade, outro significado do termo Lean pode ser enxuto. Por isso, outra caraterística desta metodologia é enxugar os excessos dos processos internos, tornando-os mais dinâmicos e fluidos, sem perturbações e burocracias exageradas e desnecessárias.

Quais são as principais vantagens desta metodologia para as escolas?

Agora que já compreendemos a essência da metodologia Lean, que acha de descobrirmos, de forma mais objetiva, quais são as suas vantagens para as escolas? Assim, podemos observar as consequências de forma mais prática e menos abstrata do que simples conceitos.

De modo geral, os benefícios para as instituições de ensino que implementem a Lean Education são:

· Valorização da equipa.

· Facilitação dos processos.

· Melhoria do clima organizacional.

· Melhor gestão de prazos.

· Mais organização.

· Mais agilidade nos processos.

· Menos desperdício de tempo.

· Retenção de talentos na equipa.

· Fornecimento de serviços mais eficientes. · Melhoria na gestão pedagógica.

· Alinhamento dos valores. · Fortalecimento da proposta pedagógica.

· Desenvolvimento de uma cultura organizacional focada em resultados.

· Melhoria na educação fornecida pela escola. · Possibilidade de implementação de novas metodologias de ensino.

· Aproximação com os responsáveis pelos estudantes e maior satisfação por parte dos clientes.

Estas são apenas algumas vantagens obtidas com esta metodologia. Algumas delas são vistas apenas a longo prazo, enquanto outras podem ser observadas

praticamente de forma instantânea. De qualquer forma, contar com esta estratégia é sempre muito útil para toda a equipa!

Como aplicar adequadamente a Lean Education?

Agora chegou a altura de conferirmos o passo a passo de implementação da metodologia Lean Education numa instituição de ensino. A partir destas dicas, poderá começar a revolucionar os processos internos da sua escola.

1. Especifique o valor desejado

O primeiro passo é especificar o valor dos seus serviços para o cliente. Quando falamos em valor, não nos referimos apenas ao dinheiro, mas também aos valores estruturais da sua escola. Por isso, planeie uma proposta pedagógica consistente e que se adapte realmente às necessidades dos seus estudantes e dos seus familiares.

2. Identifique o fluxo de gastos para cada serviço

Como mencionado, a metodologia Lean está diretamente relacionada com o processo de reduzir gastos, tanto de tempo como de dinheiro e recursos. Por isso, converse com a sua equipa e identifique os problemas que promovem o desperdício de tempo. Juntos, devem identificar tudo aquilo que está a impedir a sua escola de seguir uma trajetória de sucesso.

3. Faça o produto fluir continuamente

Após a identificação dos desperdícios, é altura de consertá-los. A analogia com “entupimentos” é uma das melhores formas de compreendermos como a metodologia Lean funciona. Agora, o gestor e a equipa estarão unidos para procurar soluções para os problemas que foram identificados através de feedbacks e reuniões.

4. Certifique-se de que tudo faz sentido

Estratégias definidas? Ótimo! Agora é a altura de rever cada uma. Neste momento, pode começar a fazer alguns testes. A cada tentativa, observe se elas são realmente eficazes e procure alternativas para solucionar os eventuais problemas que surgirem ao longo do processo.

5. Monitorize o tempo e as informações necessárias para cada etapa

Quando tudo estiver aparentemente correto, é altura de fazer testes definitivos. Neste momento, toda a atenção é pouca. Monitorize sempre o tempo e os recursos gastos em cada etapa e compare os resultados com os que foram obtidos anteriormente. Lembre-se que a metodologia Lean é uma constante melhoria dos processos e que, portanto, esta etapa será repetida continuamente à procura de aperfeiçoamentos.

6. Conte, sempre que possível, com ajuda especializada

Por fim, uma dica valiosa: se for necessário, conte com ajuda especializada no assunto. A assessoria de uma equipa qualificada é a melhor forma para o ajudar na implementação da metodologia Lean. Afinal, nada melhor do que um grande amigo para nos ajudar a identificar em que aspetos temos de melhorar e oferecer os melhores conselhos para que o possamos fazer.

Agora que já conhece a metodologia Lean Education, sabe quais são os seus benefícios para a área da educação e conhece o passo a passo para dar o pontapé de partida na sua utilização, não perca mais tempo! Comece o quanto antes a aplicar esta estratégia no dia-a-dia da sua escola e observe de perto todas as melhorias deste método.