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Lean startup: saiba o que é e quais são os princípios básicos

O que é a Lean Startup? Esta iniciativa consiste num método de gestão de empresas focado na eficiência, criado por Eric Ries, em 2011, nos Estados Unidos da América, num contexto de instabilidade económica.

Empreendedor de São Francisco, criou diversos negócios, mas alguns deles faliram. Com base na experiência adquirida, ele desenvolveu a metodologia Lean.

O objetivo de Ries foi elaborar um manual de boas práticas de gestão para organizações com um alto nível de incerteza, como as startups, uma vez que muitas delas não conseguem ultrapassar as dificuldades.

Isto ocorre por alguns motivos, como demorar demasiado tempo a desenvolver a ideia ou criar algum produto ou serviço que não se destaca por falta de interesse do mercado em investir tempo e dinheiro.

Neste artigo, explicaremos a importância da metodologia Lean Startup, como funciona e qual é a sua composição. Também destacaremos os princípios, a finalidade e algumas dicas para implementar esta metodologia. Boa leitura!

Qual é a importância da Lean Startup? Para compreender o que é a Lean Startup, primeiro é importante saber a sua relevância no contexto em que foi criada. Graças à iniciativa de Eric Ries, foi criada uma metodologia de aprendizagem para as startups que dá prioridade, cada vez mais, à eficiência no cumprimento dos objetivos.

Assim, nasceu o conceito de que quanto mais rápida a criação e a execução de uma ideia, menor será o custo de cada grande iteração. Adotando esta prática, a startup aprova ou reprova cenários importantes para o produto ou público-alvo, o que eleva as chances de sucesso.

Esta postura contribuiu para que alguns fundadores das empresas, denominados de pivôs por Eric Ries, atingissem resultados expressivos. Com esta prática, as Lean Startups são consideradas startups enxutas.

Este método de gestão procura interagir com as pessoas, medindo a perceção através de entrevistas, testes, formulários, etc. Com as informações recolhidas, é

possível saber se a hipótese proposta resolve realmente o problema das pessoas ou não.

Se não for útil para o público-alvo, é importante saber o que ele precisa e o que falta para seguir no caminho certo. Com base nisto, o empreendedor elabora o próximo passo. Por isso, esta metodologia funciona como um ciclo.

De que forma a Lean Startup funciona na prática?

Uma forma de assimilar o que é a Lean Startup é compreender o conceito na prática. Ele baseia-se em três pontos: construir, medir e aprender. Este tipo de empresa nasceu a partir de uma ideia que tem de encontrar um problema para depois o resolver.

Para verificar se esta iniciativa vai ter algum impacto positivo no público, é fundamental testar a hipótese, ou seja, verificar se ela está certa ou errada.

Esta ação deve ser feita rapidamente, porque o ideal é que não demore muito tempo a validá-la. Para isso, é importante construir um protótipo da solução e apresentá-la a um segmento do público-alvo.

Com esta atividade concretizada, é necessário interagir com as pessoas para ter uma perceção real sobre a ideia. Este procedimento é válido para qualquer empresa, desde que tenha um foco em validar hipóteses ou novos produtos de forma ágil e eficiente.

Assim, há mais segurança ao lançar uma mercadoria ou serviço no mercado, porque a empresa terá dados que reforçam a importância da ideia para os consumidores.

O que compõe a Lean Startup?

Além de profissionais e de uma estrutura enxuta, a Lean Startup é a criação do modelo de negócios simplificado através do Canvas.

Assim, é possível identificar o valor da empresa para os consumidores e analisar algumas condições de funcionamento do negócio, sem ficar preso aos diversos detalhes exigidos pelo plano de ações tradicional.

Depois disso, é necessário desenvolver o MVP, sigla de Minimum Viable Product, que significa Produto Mínimo Viável, em português. Esta iniciativa é muito importante para as empresas se desenvolverem e abrange os seguintes fatores:

· Entregar algo do menor tamanho possível de forma a gastar o mínimo de tempo.

· Contar com uma proposta viável que possa ser aplicada na prática e gerar receita e lucros para a empresa rapidamente.

· Apresentar um produto que seja útil para a empresa e para o público-alvo.

Para reforçar o que é a Lean Startup, é fundamental perceber que o MVP engloba uma integração entre o que é importante para o cliente, o uso dos recursos disponíveis de forma extremamente racional e a velocidade das entregas.

É indispensável que todas estas atividades ajudem na formação de um produto e que seja viável de ser aplicada na prática. À medida que o MVP é desenvolvido corretamente, maiores serão as chances de sucesso.

Quais são os princípios básicos?

Embora também faça parte da estrutura de uma Lean Startup, o MVP é considerado um dos princípios desta metodologia. Porém, também existem outros fundamentos importantes, tais como:

· Agilidade (executar as ações da forma mais rápida possível).

· Eficácia de ideias (criação de algo que realmente agrega valor para a empresa e para os consumidores).

· Deploy contínuo (capacidade de atualizar o trabalho frequentemente para o cliente, contribuindo para uma avaliação rápida e positiva).

· Eficiência (uso dos recursos, procurando o mínimo de gastos).

· Longevidade do negócio (fazer com que a empresa se possa manter no mercado de forma consistente).

· Métricas acionáveis (fornecem informações fundamentais para a tomada de decisões corretas no negócio).

· Pivot (consiste numa grande mudança no desenvolvimento de um produto, fazendo com que um novo MPV seja testado). · Teste A/B (disponibilizar versões de um produto para compreender melhor o comportamento e a preferência dos utilizadores).

Ao adotar estes princípios, torna-se mais fácil analisar o que é a Lean Startup e fazer com que este conceito seja adotado corretamente numa empresa.

Para que serve esta prática?

A capacidade de inovação é um aspeto que diferencia uma empresa das concorrentes. Contudo, como fazer com que as grandes ideias saiam do papel e sejam aplicadas conciliando rapidez, criatividade e eficiência?

Para encontrar a resposta, é imprescindível que um empreendedor seja capaz de compreender o que é a Lean Startup.

Isto porque a metodologia permite avaliar se uma solução será realmente útil para o público-alvo e viável de ser implementada e disponibilizada no mercado.

Não adianta desenvolver grandes projetos se não forem úteis para o público. Por isso, é importante contar com um método que promova uma interação positiva entre os consumidores e as empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Como implementar o conceito de Lean Startup no dia-a-dia?

A primeira medida para adotar este procedimento no quotidiano de uma organização é não ter um apego excessivo à ideia inicial. Isto significa que o empresário deve estar preparado para mudar a forma de trabalhar um produto a partir da interação com o cliente.

Para que a Lean Startup apresente bons resultados é necessário que o empreendedor tenha capacidade crítica e seja flexível. Com esta postura, é mais simples analisar os resultados apresentados por um produto ou serviço através de testes.

O foco deve ser resolver os problemas do público-alvo. Ou seja, fazer com que o elemento prioritário não seja as necessidades da empresa. É inútil ter uma estrutura organizacional bem elaborada se as ações não forem capazes de agregar valor para os consumidores.

Antes de pensar no sucesso, um gestor, independentemente do tipo de negócio, deve compreender o que é a Lean Startup. Com esta postura, estará melhor preparado para inovar com inteligência e encontrar soluções que proporcionem mais conforto e qualidade de vida ao público-alvo.