Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Meninas que sabem programar podem mudar o mundo

Meninas que sabem programar podem mudar o mundo

O número de meninas com acesso a competências tecnológicas está em queda – e nós temos que mudar isso. O desequilíbrio de género no mundo é preocupante em todas as profissões, mas quando citamos o sector da tecnologia as estatísticas são ainda mais alarmantes. Apenas 24% dos empregos em tecnologia são ocupados por mulheres. Precisamos preparar as meninas para um futuro com mais igualdade!

Programação para meninas desde pequeninas!

No futuro, aquelas que tiveram acesso à programação terão muitas oportunidades para uma carreira de sucesso. Haverá 1,4 milhão de novos empregos em ciência da computação em 2020 mas, segundo os pesquisadores, apenas 3% serão preenchidos por mulheres. É preciso incentivar as meninas a aderir aos novos modelos de educação e capacitá-las para o futuro.

Aprender a programar é incrível! Pode usar a programação em todas as áreas da sua vida, mesmo que não o faça no campo de trabalho. Pode criar o seu próprio site, programar jogos ou até animar os seus vídeos do YouTube.

Hoje em dia, a programação já está a ser usada em todas as profissões, da medicina até ao design de aviões. E isso só vai aumentar!

Aprender programação é possível através de aulas de tecnologia e inovação oferecidas por escolas especializadas como a Happy Code.

Exemplo no ensino para meninas

Reshma Saujani é CEO da Girls Who Code, uma organização que tem mudado o cenário para a educação digital das meninas nos Estados Unidos. O que se iniciou com uma experiência em Nova York com 20 meninas, hoje já alcançou mais de 40 mil em todos os 50 estados nos EUA. São organizados cerca de 80 programas de imersão no verão e há 1.000 clubes onde as meninas aprendem a programar, desenvolver sites e criar aplicações.

Saujani acredita que as meninas trabalham melhor de maneira colaborativa e podem encontrar soluções para problemas mundiais. Ainda cita que: “Há uma distinção importante entre rapazes e meninas, e essa distinção é a razão pela qual se trata a mudança no mundo. Essas meninas vão resolver problemas em que nem sequer pensamos agora.”

Ensino de programação de qualidade

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes, que incentiva fortemente o ensino de programação para crianças, para que estejam capacitados para o futuro.

As aulas de tecnologia ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional . A Happy Code oferece cursos regulares e cursos de férias, que ensinam, através do conceito STEM, competências digitais de maneira rápida e criativa.

Agende agora uma aula experimental na Happy Code e conheça um ambiente diferenciado, com aulas dinâmicas que envolvem os novos modelos de educação.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.