Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / O que é a metodologia Lean Education Technology?
O que é a metodologia Lean Education Technology?

O que é a metodologia Lean Education Technology?

A Lean Education Technology (LET), é uma metodologia própria, utilizada pela Happy Code, inspirada em frameworks nacionais e internacionais de boas práticas, em áreas relevantes como ciências da computação, cidadania digital, competências transversais do século XXI, perfil do aluno.

Esta metodologia LET integra três eixos - tecnologia, cidadania e empreendedorismo, e decorre em ciclos de três fases - descoberta (foco no desenvolvimento de competências técnicas - tecnologia), missão (foco na solução de problemas - cidadania), construção (foco na criação de protótipos – empreendedorismo).

A Descoberta é uma fase mais guiada para compreensão de conceitos base e conhecimento das plataformas utilizadas (aprendizagem técnica), com sequências de aprendizagem pré-definidas, mas sempre com espaço para alterações e criatividade.

A fase de Missão fornece o contexto de aprendizagem e o problema que deve ser resolvido, através de investigação e ideação. As missões são baseadas em problemas da vida real com temas extraídos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Durante esta fase, muito colaborativa, são utilizados diversos canvas para estruturar ideias.

A Construção é uma fase que envolve organização e gestão de projeto, e desenvolvimento de protótipos de baixa e alta-fidelidade, considerando conceitos como UX (User Experience) e UI (User Interface), que visam fornecer uma solução ao problema investigado durante a Missão.

Utilizamos o ensino de programação não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para desenvolver diversas competências, desde o raciocínio lógico à criatividade.

Acreditamos que desta forma estamos a contribuir para a formação de crianças e jovens mais resilientes, capazes de questionar o mundo que os rodeia, e de intervir de forma positiva na sua transformação.