Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / O que fazer quando os seus filhos tem más notas na escola?
O que fazer quando os seus filhos tem más notas na escola?

O que fazer quando os seus filhos tem más notas na escola?

Um dos principais problemas que os pais enfrentam durante a época escolar são as más notas no final de cada período. Podem haver várias causas para isso, desde a falta de adaptação às metodologias de ensino até ao déficit de atenção.

Se o boletim de notas do seu filho lhe tem causado preocupações, não pode deixar de ler este artigo. Vamos mostrar a seguir algumas acções que podem ajudar a reverter a situação, melhorando as competências da criança!

Converse com o seu filho

O primeiro passo é perceber a situação. Para isso é fundamental conversar com o seu filho. É importante lembrar que o momento é delicado, logo, é preciso ter empatia para saber escutar e poder ajudá-lo a superar essa fase.

Evite fazer críticas severas, pois o seu filho deve-se sentir confortável para partilhar a situação, independentemente de qual ela possa ser, isso vai ajudar a fortalecer o relacionamento entre ambos. A ideia é que, a partir disso, as duas partes possam dar sugestões do que pode ser melhorado, criando assim um plano de acção para reverter o quadro. Lembre-se também de demonstrar apoio e deixar claro que ele deve pedir ajuda diante de qualquer dificuldade.

Entre em contato com a escola

A escola também deve ser contactada no caso das más notas. É fundamental que converse com os professores para poder entender a situação geral da turma e conhecer questões que não foram abordadas pela criança. Muitas vezes, os educadores conseguirão explicar melhor o que está a acontecer.

Falha na adaptação, bullying, dificuldade de concentração… Existem vários motivos pelos quais um aluno pode ter dificuldades em atingir os objetivos propostos. Ao conversar com os educadores vai ser muito mais mais fácil fazer a identificação e, assim, estabelecer uma acção que seja favorável ao desenvolvimento do aluno.

Procure formas de ajudar

Pensando na intervenção, existem técnicas que podem ajudar o aluno. Uma das principais é procurar o reforço escolar. Se, mesmo depois de conversar com os professores e estabelecerem acções para reverter o quadro, as más notas continuarem, o reforço é a melhor opção.

Além de ajudar o aluno a dominar um conteúdo que não foi assimilado, ele será essencial para nivelar o conhecimento da criança com o da sua turma. O interessante de procurar este auxílio é que ele pode potencializar até mesmo futuras aprendizagens.

Estabeleça uma rotina de estudos

A rotina de estudos é outra dica para evitar más notas. Reserve sempre um período do dia para verificar as tarefas da criança, aprendizagens e possíveis exercícios que ela tem de fazer. Questione as suas dificuldades e ajude o seu filho a perceber em que é que ele pode melhorar.

A participação na vida escolar é um bom exemplo que se dá em casa, especialmente quando as más notas aparecem. Assim, o seu filho vai perceber a importância que deve dar aos estudos, valorizando o conhecimento. Por isso, a rotina é o ideal para dar continuidade à aprendizagem.

Os pais devem acompanhar de perto o desempenho escolar dos filhos, a fim de os ajudar sempre da melhor forma. Portanto, é preciso sempre verificar o comportamento da criança, pois os sinais costumam aparecer nesse momento.

Gostava de saber um pouco mais sobre este assunto? Descubra como ajudar os seus filhos que têm dificuldade de aprendizagem num nosso outro artigo!