Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Para que serve programação e robótica? Perceba aqui!
Para que serve programação e robótica? Perceba aqui!

Para que serve programação e robótica? Perceba aqui!

As estratégias educacionais já não são as mesmas, depois dos avanços da tecnologia. Com o avanço das ferramentas modernas, foram pensadas novas abordagens que estimulem uma aprendizagem mais eficiente e mais interessante para jovens e crianças, como o seu filho.

Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre este assunto, é importante que possa perceber para que serve a programação e robótica. Leia este artigo e veja como essas actividades optimizam o ensino e ajudam a desenvolver competências importantes nas crianças. Boa leitura!

Como a tecnologia actua no ambiente escolar?

Os alunos de hoje são os chamados nativos digitais, que já nasceram em contacto com as tecnologias modernas — como computadores, telemóveis
a a Internet. Como tal, é importante aplicar esses e outros recursos ao ensino, a fim de conquistar o interesse e atrair ainda mais os estudantes para os estudos.
Os seus filhos, provavelmente, já passam bastante tempo ligados à net. Por isso, o desafio não é necessariamente retirá-los desse contexto, mas utilizar as ferramentas certas para melhorar a sua aprendizagem. Ou seja, para que eles aprendam enquanto se divertem.

A educação 3.0

A educação actual, chamada de 3.0, é baseada em dar maiores incentivos à autonomia dos alunos, que passam a estudar com recursos diferentes e abordagens específicas para as suas necessidades. Eles deixam de ter apenas o papel de meros ouvintes para passarem a ter o de construtores da própria aprendizagem.
Com problemas da vida real, iguais aos de um contexto profissional, este ensino prepara melhor os seus alunos para o futuro e o mercado de trabalho. Além disso, também é possível ajudar a criança e o jovem na sua vida pessoal e social, através do convívio com outras pessoas e o ensino de competências interpessoais.

O apoio da tecnologia

A tecnologia possibilita tudo isto, pois oferece uma série de oportunidades para os professores personalizarem assuntos e utilizarem as ferramentas que são de facto usadas no mundo profissional.
Actividades como programação e robótica, que são cada vez mais demandadas no mercado, passam a fazer parte do cotidiano dessas crianças.
O contato com essas áreas viabiliza o desenvolvimento de uma visão mais ampla, pois o aluno começa a visualizar o mundo através dos seus conhecimentos técnicos. Graças a isso, ganha uma nova percepção de si, dos outros e do mundo ao redor.

Para que serve a programação e robótica e quais os benefícios?

Neste tópico, vamos analisar alguns dos benefícios dessas actividades específicas quando aplicadas ao ensino de crianças.

Estimula o relacionamento saudável com a tecnologia

A primeira característica é um relacionamento mais saudável com a tecnologia. Afinal, os nativos digitais já estão sempre em contato com essas ferramentas, mas o estudo dessas áreas faz com que realmente aprendam algo importante para a vida, utilizando os recursos do dia a dia.
Além disso, o estudante vai começar a usar melhor a Internet, fará melhores pesquisas sobre assuntos importantes, vai extrair mais vantagens da rede e a vai vê-la como uma fonte de conhecimento, e não apenas como diversão.

Incentiva o envolvimento

Também é possível estimular o interesse dos alunos pelos estudos, assim como o envolvimento nas tarefas da escola. Isso porque a programação e a robótica envolvem actividades divertidas e excitantes, que ensinam e servem para manter a criança interessada.
Ao deparar-se com um problema e um cenário, o estudante vai começar a importar-se com factores do mundo real para poder encontrar a solução. A robótica, em especial, confere um sentimento de criação e de autoria que é muito interessante para o seu filho.
Assim, estará sempre muito satisfeito com as tarefas e com a procura pelo conhecimento. Quando começar a ver os robots a funcionar, como nos filmes ou vídeos da Internet, vai ficar orgulhoso das suas capacidades, o que é muito bom para sua autoestima.

Desenvolve o raciocínio lógico

A programação e a robótica envolvem relações de causa e efeito e fluxos de etapas, que fazem suceder sucedem uma saída lógica para uma determinada entrada. Tudo isto está associado ao pensamento lógico e ao raciocínio preciso, típicos das áreas das ciências exactas, como matemática e física.
Assim, a criança aprende essa competência e consegue objectividade na solução de problemas, tanto da escola como os da vida real, com mais e melhor organização das ideias.
O pensamento crítico é estimulado, com a análise completa dos problemas, assim como o planeamento, a pesquisa e a investigação.

Estimula a criatividade

As actividades dessas áreas também envolvem a criatividade. Ou seja, as crianças vão precisar de desenvolver diferentes formas de resolver um problema e imaginar soluções próprias.
Na programação, o aluno vai usar as regras de uma linguagem para definir um caminho até encontrar a solução de um desafio. Já na robótica, ele também vai usar a programação e terá de usar a sua capacidade de montar objetos físicos, que se movimentam e realizam determinadas acções.

Incentiva o trabalho em equipa

Da mesma forma, a tecnologia e essas áreas ajudam a desenvolver o espírito de equipa nas crianças, com a compreensão de que podem alcançar os seus resultados se contarem com a ajuda de outras pessoas.
Vão aprender a considerar as ideias dos colegas, a serem humildes perante eles e a cooperarem para chegar a um fim. Vão aprender também a evitar guerras e discussões tontas, em prol do resultado e da eficiência.
Essas competências, e a capacidade de gestão de tempo e de pessoas, serão muito utilizadas pelas crianças e jovens quando forem mais velhos.
Isso é fundamental para cultivar competências sociais, como comunicação, respeito e empatia, o que vai preparar o seu filho para a vida, tanto na escola e no trabalho como, por exemplo, no dia a dia com a família.

Desenvolve as competências em inglês

A programação é baseada em linguagens escritas em inglês. Os comandos são nesse idioma e o material para estudo também.
Por isso, os seus filhos terão a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos no segundo idioma mais falado do mundo e ter um bom contato com as suas regras, para alcançarem a fluência com naturalidade.
A aprendizagem dessa língua depende muito do seu uso e do quão familiarizado está o estudante com o idioma. Com as tarefas já citadas, os estudantes começam a aplicar o inglês na sua vida e a aprender de forma espontânea e divertida.
A tecnologia está cada vez mais presente no mundo da educação e tem gerado uma série de benefícios importantes para os alunos, como as competências requeridas pela vida no nosso século — tanto as cognitivas quanto as socio-emocionais utilizadas no dia a dia. As actividades analisadas neste artigo são fundamentais para o mercado de trabalho, mas também para a aprendizagem dessas competências.
Esperamos que tenha compreendido para que serve programação e robótica. Agora, sugerimos que aproveite o momento para conhecer também os principais benefícios, para os seus filhos, dos jogos.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.