Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Perceba como a Happy Code usa o Minecraft para estimular a aprendizagem
Perceba como a Happy Code usa o Minecraft para estimular a aprendizagem

Perceba como a Happy Code usa o Minecraft para estimular a aprendizagem

Já deve ter ouvido falar no jogo Minecraft, não é verdade? Afinal, ele é um dos mais vendidos em todo o mundo e uma febre entre as crianças e adolescentes. Existem até mesmo canais no YouTube que dão dicas e informações sobre ele, além de muitos utilizadores que ensinam truques.

Mas esse jogo vai muito além do entretenimento, porque a estrutura com a qual foi desenvolvido também possibilita uma grande aprendizagem. Por isso, ele é utilizado pela Happy Code para trabalhar certas competências e conhecimentos com os alunos.

Mas sabe de que forma a Happy Code faz isso? Então, leia este artigo para perceber de que maneira utilizamos este jogo para estimular a aprendizagem. Veja, também, exactamente o que é Minecraft, como e onde pode ser jogado e quais são os benefícios que traz para a aprendizagem infantil.

O que é o Minecraft

O Minecraft teve um início muito discreto, sendo desenvolvido como um jogo independente, ou seja, que não foi criado por uma grande produtora. Ele é do tipo sandbox e traz um mundo aberto, no qual os jogadores podem explorar o espaço, adquirir recursos e construir qualquer coisa que queiram.

O espaço é formado por blocos. Assim, o seu visual é quadrado, em cubos. Embora pareça um gráfico arcaico, na verdade isso facilita trabalhar conceitos da matemática, geometria e ainda aqueles espaciais, de direcção e conceitos cartesianos.

Sendo assim, trata-se de um jogo de exploração, descoberta e construção. O jogador precisa de recolher recursos, como madeira e metais, para criar as suas construções com o intuito de sobreviver, dependendo do modo de jogo que foi escolhido. Afinal, também há desafios que precisam de ser vencidos, numa espécie de teste de sobrevivência.

O jogador modifica o meio onde está, faz a combinação de recursos para obter materiais específicos, planta a sua própria comida, constrói a sua casa e outros itens de que precisará com o objetivo de continuar a explorar esse mundo aberto e a expandir as suas criações.

Minecraft Education Edition

O Minecraft deixa o jogador totalmente livre para caminhar onde quiser e permite que a sua criatividade seja explorada de forma quase ilimitada. Foram essas características que fizeram com que ele se tornasse um grande sucesso entre crianças e adolescentes.

O seu grande potencial teve reconhecimento, o que fez nascer a produtora Mojang, fundada pelo criador do jogo. Mas esse sucesso chamou a atenção da Microsoft, que adquiriu o Minecraft numa transacção bilionária.

A empresa pagou 2,5 biliões de dólares para ter o jogo e, depois que o comprou, lançou uma versão focada em escolas, a Minecraft Education Edition. Foi baseada no ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para que as possibilidades do jogo fossem totalmente vocacionadas para a aprendizagem de crianças e adolescentes.

Como jogar Minecraft

Originalmente, o Minecraft, embora tenha passado por diversas actualizações e recebido muitos recursos desde a sua criação, foi desenvolvido para se jogar sozinho. Tudo se inicia com o jogador num mundo sem carregar consigo nenhum tipo de item.

Para que possa construir, ele precisa de recolher blocos de terra, madeira, metais e outros elementos que podem ser combinados entre si. Ao unir esses blocos, ele faz as mais variadas construções e também altera o meio para criar lagos, plantações, pontes e tudo o mais que desejar.

Como falámos, o jogador precisa de explorar o espaço à procura de comida e pode recolher sementes para plantar nos espaços que reservar para isso. É possível criar animais, explorar o mundo subaquático, pescar e ir para outras dimensões.

Mas existem desafios de sobrevivência no jogo: é preciso criar armas e esconderijos para escapar de animais ou criaturas perigosas. Assim, quanto mais o jogador explora o espaço, maiores são as possibilidades de criação, e ele encontra diversas fontes para adquirir recursos especiais.

Também é possível fazer modificações na programação do jogo, porque ele tem um código-fonte aberto (opensource). Isso significa que, quando o jogador tem conhecimentos de programação, consegue alterar esses códigos para transformar o jogo conforme a sua vontade.

Onde jogar Minecraft

O Minecraft pode ser jogado no telemóvel e em tablets através da sua versão mobile. Mas é verdade que, nesses aparelhos, é um pouco mais difícil explorar todo o mundo aberto em função das dimensões reduzidas do écran.

No entanto, também existem versões para o computador e, depois que a Microsoft adquiriu o jogo, ele é encontrado também para consolas. Assim, é mais fácil controlar o personagem, bem como ter uma visão ampla de tudo que está ao redor.

Não é um jogo gratuito, portanto é preciso adquirir a sua versão para aparelhos mobile ou para o computador. No caso de preferir jogar pelo videojogo, ele pode ser descarregado directamente para a consola ou jogado através do CD.

Benefícios do Minecraft para a aprendizagem das crianças

Como já foi dito, o gráfico com qual o jogo foi desenvolvido favorece trabalhar diversos conceitos. A matemática, por exemplo, ao ser trazida para dentro do jogo, torna-se um campo de saber mais agradável, pela possibilidade de aprender de uma forma cativante e interessante.

O modo como o jogador precisa de explorar o espaço também favorece a aprendizagem, já que ele deve criar os seus próprios recursos em muitos momentos. Além disso, toda essa gama de possibilidades estimula de forma significativa a imaginação.

Também é preciso desenvolver estratégias para encontrar os recursos e modificá-los. Essa competência é ainda mais expressiva quando o jogador opta pelo modo sobrevivência, no qual ele se deve proteger contra os perigos que surgem à noite.

Com a função de poder modificar a programação do jogo, temos mais um factor de aprendizagem. O jogador tem a liberdade de fazer alterações no código e isso estimula-o a inovar para optimizar o jogo e procurar soluções para problemas encontrados durante a partida.

O uso da ferramenta Minecraft pela Happy Code

Entre as diversas possibilidades de aprendizagem que o jogo Minecraft proporciona, a Happy Code explora aquela que trabalha a programação do jogo. Afinal, essa foi uma das razões da sua grande popularidade.

Como as crianças e adolescentes já conhecem a dinâmica do jogo, fica muito mais fácil de entenderem os conceitos de programação criando modificações no código. Elas já dominam as mecânicas do jogo, conseguem perceber a codificação dele e como ela influencia a estrutura do mundo. Sabem, em teoria, qual é o efeito que cada um daqueles códigos produz.

Sendo assim, em primeiro lugar nós pensamos nos objetivos de aprendizagem, aquilo que desejamos ensinar, para que relacionemos esses conteúdos com as possibilidades praticamente infinitas que o Minecraft oferece.

Desse modo, não focamos o jogo para estimular a aprendizagem, mas sim planeamos aquilo que queremos que os alunos aprendam e estudamos de que maneira o jogo contribui para que essa aprendizagem se torne mais agradável e tenha uma fácil assimilação.

Assim, não ensinamos como jogar, mas programar dentro do jogo a fim de solucionar problemas e desestigmatizar áreas de conhecimento, como a matemática. Desse modo, os alunos percebem que ela não é uma “coisa chata” e pode ser aprendida de uma forma interessante e divertida. Por fim, aqui na Happy Code, trabalhamos essas competências com crianças a partir dos seis anos, nos nossos cursos de férias.

Jogar Minecraft já estimula competências em crianças e adolescentes, mas, ao explorar o jogo com um foco mais amplo, como fazemos na Happy Code, o aproveitamento dos seus recursos é muito maior. Assim, aquilo que parece ser apenas diversão torna-se conhecimento, alcançando um objetivo maior do que apenas jogar, focando a aprendizagem.

Descubra mais sobre como a Happy Code utiliza o Minecraft e os cursos disponíveis para crianças e adolescentes! Faça agora mesmo o seu pedido de informações!

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.