Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Por que se deve tornar parceiro da Happy Code? Conheça 6 benefícios

Por que se deve tornar parceiro da Happy Code? Conheça 6 benefícios

A educação está em constante mudança e atualização. Por isso, é fundamental que as instituições de ensino se mantenham atentas e sempre dispostas a se atualizarem para enfrentar as alterações no segmento. Neste contexto, tornar-se numa escola parceira da Happy Code é a melhor decisão para o seu negócio.

Focada em trabalhar a educação de modo abrangente e fornecer um ensino inclusivo e democrático, a Happy Code é uma referência no segmento de ensino de linguagem de programação para crianças e adolescentes. O uso da tecnologia nas escolas tem muitos benefícios, tanto para os estudantes como para os gestores, que ganham muito em vantagem competitiva em relação à concorrência.

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre as principais vantagens de trabalhar em parceria com a Happy Code para melhorar o ensino da sua escola e dar oportunidades únicas a todos os jovens que lá recebem a formação académica de base. Boa leitura!

1. Trabalha diariamente a literacia digital A literacia digital, conceito que está intimamente relacionado com a alfabetização tecnológica e também com o conceito de lógica de programação, é algo a que todos os educadores devem estar muito atentos nos tempos atuais. A principal razão para isso está nas mudanças que o Currículo Nacional apresenta atualmente, em que prevê a inserção de competências tecnológicas no seu plano.

Portanto, é necessário que as escolas comecem desde já a se prepararem para inserir componentes da literacia digital no dia-a-dia dos estudantes, ficando a par das regras que estabelecem a padronização dos currículos nacionais.

A Happy Code fornece tudo o que for necessário para que isso se torne possível, ajudando os gestores das escolas a realizar as mudanças de forma gradual, mas eficiente a curto e a longo prazo.

2. Traz vantagens competitivas

Devido ao ensino “rígido” e altamente padronizado entre as instituições de ensino, a grande maioria oferece mais ou menos o mesmo tipo de programas aos alunos. Há um certo medo de arriscar, seja por parte dos gestores ou pelo corpo docente das escolas.

Com isso, há uma espécie de desvalorização destes serviços, uma vez que os responsáveis pelos jovens optaram pelo valor mais reduzido na mensalidade, visto que todas as escolas oferecem o mesmo tipo de currículo e infraestrutura para a educação dos estudantes.

Neste contexto, oferecer um ensino diferenciador é sinónimo de destaque e valorização. Atualmente, a inserção e o emprego da tecnologia no dia-a-dia escolar é uma boa forma de se destacar e fornecer uma educação de qualidade aos alunos, preparando-os para o mundo e para o mercado de trabalho em consonância com as exigências do século XXI.

3. É referência no ensino STEAM A Happy Code é uma das escolas referência no ensino STEAM — Science, Technology, Engineering, Arts and Math —, estratégia que está presente em todos os cursos oferecidos pela empresa. Este método de ensino é focado na interdisciplinaridade, ou seja, na abordagem simultânea das várias facetas de um mesmo assunto.

Com o uso da tecnologia, os estudantes e os professores embarcam em aventuras diferentes a cada aula, aprendendo, muitas vezes, os conteúdos muito antes do que seriam aprendidos no currículo tradicional. Além disso, o método STEAM faz com que os temas sejam trabalhados tanto a nível teórico como prático.

Um exemplo é o momento da preparação de um jogo para computador. No processo, os alunos entram em contacto com disciplinas como matemática, arte e

até mesmo história, trabalhando em equipa para resolver problemas e aprendendo a relacionar assuntos de uma forma única e muito útil para o raciocínio lógico.

4. Fornece a formação dos professores

Interessante, não é? No entanto, pode parecer um pouco difícil formar a sua equipa de professores de modo a prepará-la para lidar com esta metodologia tão diferente da qual estamos comummente habituados. Neste caso, não se preocupe! A Happy Code fornece toda a formação ao corpo docente das escolas parceiras.

De modo geral, a empresa tem dois tipos de profissionais. Os primeiros são aqueles que trabalham nas unidades da Happy Code, enquanto os outros estão inseridos diretamente no interior das escolas, atuando com a formação pedagógica da equipa e ajudando a aplicação prática dos métodos utilizados.

Além disso, há duas formas possíveis de fazer a formação. A primeira envolve um funcionário da Happy Code, que se desloca até à escola para oferecer os cursos à equipa. A segunda ocorre quando esse funcionário dá formação a um professor da escola para que ele mesmo ajude os restantes colegas de trabalho.

5. Desenvolve competências do século XXI

Além da literacia digital, os métodos utilizados pela Happy Code são reconhecidos por ajudar no ensino de competências do século XXI, tanto para os alunos como para aqueles que lidam com a educação de estudantes. Estas competências são consideradas fundamentais como parte da formação no século atual.

Entre elas, referimos as capacidades e as caraterísticas que há poucos anos praticamente não eram trabalhadas no âmbito escolar, tais como a comunicação, a inteligência emocional, a capacidade de lidar com a tecnologia, o trabalho em equipa, a resolução de problemas com o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras.

Estas competências são desenvolvidas a partir do ensino multidisciplinar e com métodos que abraçam todos os tipos de inteligência. Por isso, elas permitem que todos os alunos sejam incluídos e aprendam da mesma forma. Esta abrangência de capacidades é uma excelente forma de capacitar os estudantes para o mercado de trabalho e dar mais qualificação aos professores.

6. Oferece o suporte técnico necessário

Por fim, um dos grandes fatores diferenciadores da Happy Code é o cuidado com o suporte técnico oferecido, que demonstra o total interesse em ajudar a instituição a ser bem-sucedida na sua nova realidade. O tipo de ajuda dependerá da quantidade de alunos da escola e de outros fatores, além das necessidades de cada escola.

A frequência do suporte também pode ser escolhida e debatida, variando de uma periodicidade quinzenal ao suporte diário, com a abertura de chamadas mediante do aparecimento de alguma dúvida ou a necessidade de ajuda com algum problema.

Com isso, é possível perceber que o gestor de uma escola nunca estará desamparado na implementação das novas metodologias de ensino. Terá toda a ajuda e formação necessária com a equipa Happy Code.

Como referimos, tornar-se numa escola parceira da Happy Code é um passo essencial quando se procura uma educação mais inclusiva e a obtenção de fatores diferenciadores para garantir a captação e a retenção de alunos. Assim, todos ficam a ganhar com a implementação de metodologias mais eficazes e atraentes para o ensino!