Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Porque a capacidade cognitiva deve ser desenvolvida nas crianças?
Porque a capacidade cognitiva deve ser desenvolvida nas crianças?

Porque a capacidade cognitiva deve ser desenvolvida nas crianças?

Actividades como jogos, brincadeiras, desportos colectivos e a aprendizagem de programação contribuem para o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças. Isso é fundamental para que elas despertem competência que favoreçam a aprendizagem e, consequentemente, as preparem para o futuro.

A cognição consiste na capacidade de processar informações com o intuito de perceber as coisas ao seu redor, compreender como elas funcionam e interagem, além de responder adequadamente aos estímulos recebidos. Por fim, favorece a interacção da criança com o ambiente e o conhecimento de si mesma.

É preciso proporcionar os estímulos correctos para que os mais novos desenvolvam essa capacidade. Neste artigo, nós vamos explicar como podem fazer isso e também a importância, para os seus filhos, do desenvolvimento cognitivo.

A importância de desenvolver a capacidade cognitiva da criança

Durante toda a nossa vida, desenvolvemos a capacidade cognitiva, porque ela está relacionada com a aprendizagem. Então, conforme adquirimos conhecimentos, essa competência vai-se aperfeiçoando, mas tudo se inicia na infância. Passamos por estágios que acontecem em média numa determinada idade, sendo:

  • dos 0 aos 2 anos: sensorial-motor;
  • dos 2 aos 7 anos: operatório;
  • dos 7 aos 12 anos: operações concretas;
  • a partir dos 12 anos: pensamento hipotético-dedutivo e operações formais.

Em cada um desses momentos, a criança desenvolve e melhora competências que farão a sua capacidade cognitiva ser cada vez mais ampla. É importante trabalhar essa aprendizagem com os seus filhos para que eles desfrutem de vantagens como as que listamos a seguir.

Aquisição da linguagem

Para que a criança interaja com as pessoas ao seu redor, ela precisa de desenvolver a linguagem. Quando trabalhamos a capacidade cognitiva, ela descobre como se expressar, comunicando-se de forma adequada para se colocar em sociedade.

Estímulo à criatividade

Os estímulos oferecidos para que a criança desenvolva a sua capacidade cognitiva fazem com que ela conheça o mundo e o ambiente ao seu redor. Assim, ela adquire conhecimentos, percebe as relações de causa e efeito e aprende a ver as situações sob pontos de vista diferentes. Dessa forma, a sua criatividade é estimulada.

Aperfeiçoamento do raciocínio

Essa interacção com diferentes elementos, pessoas e campos de saber faz a criança perceber como as coisas funcionam e se influenciam. Ela vai-se deparar com pequenos problemas e, então, terá de encontrar soluções para eles. Assim, o seu raciocínio será aperfeiçoado.

Capacidade de resolver problemas

Confrontar as crianças com pequenos desafios é essencial para que desenvolvam a sua capacidade cognitiva. Quando se depararem com essas situações, é preciso que as crianças descubram formas e caminhos de contornar os empecilhos e chegarem ao resultado que pretendem. Sendo assim, aprendem a resolver problemas sozinhas.

Formas de estimular a capacidade cognitiva da criança

Listámos atrás apenas algumas das várias vantagens alcançadas com o estímulo da capacidade cognitiva da criança. Ela é fundamental para que os mais jovens tenham um desenvolvimento completo, pois é assim que amadurecem o seu pensamento e adquirem competências.

Para que possa proporcionar essa oportunidade aos seus filhos, vamos enumerar a seguir algumas formas de estimular a cognição.

Realizar actividades sensoriais

Actividades sensoriais são aquelas que envolvem elementos que estimulam os sentidos. Esse é o caso de trabalhar com cores, formas, texturas, sons, materiais e diferentes temperaturas. Desse modo, a criança percebe a diferença entre eles e os estímulos que cada um provoca no organismo.

Oferecer brinquedos educativos

Brinquedos educativos são aqueles que permitem à criança desenvolver competências básicas como a sua coordenação motora e a diferenciação entre formas, sons e cores. São desenvolvidos para diferentes faixas etárias, e oferecê-los no momento exacto estimula uma aprendizagem mais completa e a aquisição da cognição.

Estimular aprendizagens diferentes

Além dos conhecimentos que a criança adquire na escola, ela precisa de ter acesso a outras formas de aprendizagem. Esse é o caso da prática de actividades como os desportos colectivos e aquelas relacionadas com a arte. Além disso, é interessante que a criança tenha contato com o universo tecnológico, por exemplo através de cursos, uma vez que está inserida num mundo digitalizado.

Proporcionar o desenvolvimento da capacidade cognitiva da criança é da responsabilidade tanto dos pais como da escola. Afinal, é preciso associar as experiências sentidas nesses dois ambientes para que tenha diferentes oportunidades e, assim, desperte e explore o seu potencial.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.