Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Porque a programação para crianças é o novo inglês
Porque a programação para crianças é o novo inglês

Porque a programação para crianças é o novo inglês

Os computadores estão a invadir as nossas vidas, logo, saber comandá-los é uma competência cada vez mais valiosa. Por isso também é importante ensinar programação para crianças, assim, elas podem aprender sobre como funcionam essas ferramentas que gostam de usar. A aprendizagem tem vários benefícios, como melhoria da capacidade cognitiva, comunicação e competências sociais.

E quando a aprendizagem ocorre de forma lúdica, tudo é ainda melhor. Se quiser conhecer a importância de ensinar o seu filho a falar a linguagem dos computadores, leia este post.

Qual a importância da aprendizagem de programação para crianças?

Programar computadores é basicamente dizer-lhes o que fazer. A manipulação de uma linguagem de programação é como a utilização de um idioma: tem regras (sintaxe) e obedece-lhes para poder criar frases e comunicar, transmitindo sentido (semântica). Só que o interlocutor nesse caso é o computador, um ser artificial e electrónico.

Com uma série de comandos, define sequência, repetição e condição e também estrutura uma lógica que vai resultar nalgumas acções. Uma linguagem de programação funciona como a interface entre o programador e a máquina que entende ambos os idiomas e viabiliza o diálogo.

Como o nosso mundo está-se a tornar cada vez mais informatizado, com aplicações e dispositivos por todo o lado, é importante saber falar a linguagem da computação, para não ficar perdido. Já deve ter percebido que o seu filho passa bastante tempo a jogar, por exemplo. Mas, e se ele aprendesse a lógica por trás dos jogos?

Além de ter um conhecimento mais amplo dos brinquedos digitais, o seu filho desenvolveria a capacidade cognitiva — raciocínio lógico, matemático, linguístico — e estaria logo preparado para o mercado de trabalho.

Antigamente falava-se muito sobre o inglês, como seria capaz de abrir oportunidades profissionais em qualquer área e melhorar a capacidade de comunicação.

Pois agora, num mundo cada vez mais tecnológico, a programação é o novo inglês. Com ela, o seu filho vai desenvolver as competências essenciais para o mercado do futuro, incluindo competências sociais. É ela que vai abrir as portas para ele aproveitar as oportunidades e estar devidamente inserido no meio da sociedade.

Vários investigadores influentes têm falado bastante na importância da programação. Mitchel Resnick, do MIT, diz que utilizar as ferramentas tecnológicas, como jogos e aplicações, e não saber programá-las é como saber ler e não escrever. Até mesmo Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, defendeu o ensino da programação. O seu desejo era fazer parte do currículo obrigatório das escolas.

Ou seja, as pessoas estão a começar a entender que os benefícios são reais e afectam diversas áreas da vida de uma pessoa. Programar não vai necessariamente fazer do seu filho um profissional de tecnologia, mas vai ajudá-lo em qualquer profissão que seguir.

Que competências são desenvolvidas pelas crianças que aprendem a programar?

A seguir, vamos conhecer algumas das competências que são desenvolvidas por uma criança que sabe programar e vai perceber melhor porque essa actividade é considerada o novo inglês.

Raciocínio lógico

Um dos primeiros beneficiados é o raciocínio lógico. Afinal, a programação é uma actividade que envolve muito raciocínio lógico: uma série de comandos e sequências, que trabalham a relação causa-efeito, para além de outros aspectos fundamentais. Todos os programas de computador seguem uma lógica algorítmica, isto é, passos a serem executados, que são bem definidos e determinam o fluxo de execução.

Dominando esse conhecimento, o seu filho vai-se tornar cada vez mais inteligente em determinadas áreas, como a supra citada matemática, e não vai ter mais dores de cabeça com o seu desempenho escolar.

Imagina o seu filho a evidenciar-se com as notas em disciplinas consideradas como mais difíceis por ter aprendido programação? Não é o máximo?

Capacidade de resolver problemas com abstracção

Isso mesmo: depois de aprender a programar, o seu filho vai resolver problemas apenas por pensar neles. Isso porque essa actividade requer que as pessoas estruturem as possíveis ideias de solução na sua cabeça primeiro, para então passar ao computador. Ele vai ter de resolver primeiro num nível elevado, raciocinando sobre os passos que deverá seguir.

Isso é o que, em computação, se chama de abstracção. A capacidade de pensar num problema sem entrar em detalhes específicos de implementação, mas apenas com a mentalização sistemática de uma série de passos — o conceito de algoritmo mencionado anteriormente.

E, sejamos sinceros, é muito melhor colocar a mão na massa com tudo pronto na mente, certo?

Trabalho em equipa

É normal que às vezes as crianças prefiram ficar sozinhas. Em muitos casos, a própria personalidade influencia, para que não desenvolvam uma maior capacidade de interacção social.

No entanto, a ideia de comunidade e interacção é muito forte na programação. Programar ensina a interagir com outras pessoas, procurar soluções em equipa e desenvolver a comunicação interpessoal. Até mesmo os programadores experientes recorrem frequentemente a fóruns para debater ideias.

Quando estiver a programar, o seu filho vai perceber como é bom poder dialogar com outras pessoas para descobrir formas de resolver problemas em comum.

Ele também vai entender, aos poucos, que é muito melhor contar com a ajuda dos amigos do que tentar fazer tudo sozinho. Com isso, vai desenvolver competências que vão ficar com ele durante toda a vida.

Persistência

Quando estiver a dizer ao computador o que fazer, o seu filho vai encontrar alguns desafios. Provavelmente, os códigos não vão funcionar à primeira e ele vai precisar de persistir até encontrar a devida solução. Imagine só isso aplicado ao resto da vida dele. Quando se deparar com uma dificuldade muito grande, ele vai resistir, e isso pode ajudá-lo a vencer barreiras no futuro.

Sabemos que a vida não é fácil, então preparar uma criança para persistir é fundamental. Afinal, as coisas não vão sair exactamente como desejado, e o seu filho deverá ter uma boa capacidade de improviso para conseguir contornar alguns problemas de vez em quando. Isso funciona da mesma forma quando escreve comandos para o computador.

Autoconfiança

Depois de solucionar um problema, o seu filho vai-se sentir confiante e de bem consigo mesmo. Isso vai ajudar a cultivar a autoestima e perceber que é capaz de encontrar soluções para as questões do cotidiano. Ele vai-se sentir como um super-herói, que, quando convocado por alguém, vai lá, enfrenta um desafio e vence. Que criança não gostaria disso?

Como as crianças podem aprender a programar?

O melhor de tudo é que essa aprendizagem se dá de uma forma leve e lúdica. Na Happy Code, escola de programação e robótica para crianças, fazemos o possível para que tudo seja divertido, para que as crianças possam aproveitar se cansar ou ficarem aborrecidas.

Na nossa escola, desenvolvemos histórias com diversos temas e problemas do mundo real, como desigualdade social, saúde e fome,  que são abordados, claro, de uma forma mais simples. Assim, elas podem ir também desenvolvendo o seu sentido de cidadania, percebendo que se devem preocupar com essas questões.

Perante isso, os mais pequenos podem escolher quais os projectos que querem seguir, desenvolvendo a capacidade de análise e sentido crítico. E assim, envolvidos nas narrativas, podem-se divertir e entrar nesse mundo sem sequer perceberem. Enquanto para as crianças é um jogo, nós ajudamos a desenvolver a capacidade de raciocínio, colaboração, comunicação, concentração e empreendedorismo.

Abusamos da comunicação através de elementos visuais, que ajudam mais do que o ensino convencional. No entanto, o ideal é que sejam matriculadas crianças acima de 7 anos, afinal, as actividades envolvem uma certa capacidade que os menores podem não ter desenvolvido.

Uma vez matriculado, é visível uma melhoria em pouco tempo. Até porque essas competências serão exercidas continuamente e isso fará com que o seu filho se torne cada vez melhor em cada uma delas.

Temos casos de alunos autistas que conseguiram desenvolver a capacidade de socialização e crianças mais tímidas que venceram as barreiras da comunicação e interacção social.

Enfim, aqui na Happy Code, o seu filho terá todas as condições para melhorar esses aspectos e se tornar, desde já, um ser humano melhor e mais preparado para o mundo de agora e do futuro.

Já pensou? A programação para crianças é a porta de entrada para um mundo fantástico de possibilidades e vantagens. Agora que já sabe a importância e conhece uma empresa fiável para isso, entre em contacto connosco para agendar uma aula experimental gratuita num dos nossos cursos.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.