Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / 3 jogos de programação para desenvolver competências nas crianças

3 jogos de programação para desenvolver competências nas crianças

A tecnologia é uma aliada para o desenvolvimento de competências nas crianças e nos jovens. Hoje em dia, há diversos jogos de programação que têm sucesso em todo o mundo e proporcionam aos jogadores a possibilidade de aperfeiçoar o raciocínio lógico e manter o foco nos resultados.

Os jogos despertam cada vez mais interesse nas crianças e nos adolescentes, e os seus benefícios vão para além do lazer proporcionado, porque exigem bastante criatividade e desenvolvem o pensamento computacional de quem joga.

Nesta publicação, destacaremos 3 jogos que contribuem para o desenvolvimento de competências de programação. Confere!

1. Minecraft

Para quem procura um jogo que aperfeiçoe a imaginação das crianças, o Minecraft é uma boa opção. Disponibilizado em várias plataformas (desktop, tablets, etc.), o jogo carateriza-se pela construção de objetos através de várias ferramentas.

O Minecraft funciona como se fosse um Lego Digital, em que os ambientes são criados ao longo das partidas.

Desta forma, os jogadores desenvolvem a criatividade e a capacidade de articular ideias, fatores imprescindíveis para o uso de códigos de programação.

As crianças podem, por exemplo, explorar o jogo a partir blocos e juntar objetos para a construção de uma casa.

Ter o pensamento organizado e direcionado para determinadas ações é um passo importante para o desenvolvimento de softwares.

Outro ponto positivo do Minecraft é a possibilidade de contar com vários jogadores ao mesmo tempo.

Assim, os participantes adquirem a capacidade de trabalhar em equipa e de resolver eventuais problemas de forma mais rápida e inteligente.

2. Roblox

É um jogo online com vários jogadores, o que estimula a capacidade de enfrentar cenários diferentes – aspeto que deve ser tido em conta por quem deseja entrar no mundo da programação.

Inicialmente, o Roblox tinha como objetivo ser uma ferramenta educacional para apresentar conteúdos de física para as crianças.

Como os jogadores foram ganhando espaço para criar as suas próprias temáticas dentro do jogo, a programadora Roblox Corp. foi estimulada a tornar o jogo uma ferramenta livre.

Ou seja, os participantes ganharam a possibilidade de criar vários mundos e obstáculos ao longo da jornada.

A liberdade de criação é algo que exerce um fascínio sobre os programadores, porque incentiva a sair da zona de conforto e a procurar soluções para as exigências do público-alvo.

O Roblox tem uma plataforma em que é possível criar, distribuir e monetizar jogos. Ou seja, é um dos jogos de programação que mais estimulam os programadores.

3. Lego Worlds

Destaca-se por possibilitar a construção de cenários com mais liberdade e riqueza de detalhes do que o Minecraft.

Um dos aspetos mais positivos é o facto de reforçar a criatividade dos jogadores e de lhes dar mais autonomia, caraterísticas valiosas para os que desejam investir na programação.

O Lego Worlds tem uma interface de alto nível, o que permite a elaboração de estruturas complexas em poucos segundos. Os jogadores são incentivados a modificar os cenários ao conhecer mundos onde existem animais e criaturas fantásticas.

Tirar os participantes da zona de conforto é uma das marcas deste jogo. Para quem tem interesse em desenvolver competências de programação, vale a pena aventurar-se no Lego Worlds. Conhecer jogos de programação é uma atividade interessante para as crianças e os adolescentes terem um contacto mais próximo com códigos para a criação de softwares.