Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / 4 sugestões de actividades para as férias do seu filho
4 sugestões de actividades para as férias do seu filho

4 sugestões de actividades para as férias do seu filho

O final de ano está a chegar e com ele vem as preocupações dos pais sobre qual o melhor tipo de actividade para as férias dos seus filhos. Afinal, esse período deve, sim, ser de mais descanso, mas não pode deixar de ser um momento de aprendizagem e desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro, sejam elas cognitivas ou interpessoais, como a comunicação com outras crianças.

Neste post, veremos como algumas actividades podem ter esse resultado. É preciso, sobretudo, planeamento, para que esse período não fique cansativo demais para os pais, que continuam com os eus trabalhos.

Veja a seguir algumas dicas de actividades de férias para o seu filho!

Como aproveitar melhor esse período?

Como já mencionámos, as férias podem ser extremamente desgastantes para os pais. Afinal, eles continuam a trabalhar e lidar com as obrigações da vida profissional, enquanto os seus filhos ainda têm mais tempo livre do que antes. Se esse tempo for só dedicado ao ócio, a rotina acaba por ficar ainda mais cansativa para os progenitores.

Por isso, é preciso planear bem o tempo, para que a criança possa aproveitar esse momento com os seus pais, mas também fazer algo produtivo. Algumas pessoas podem achar que as férias são somente para actividades que pouco aportam ao intelecto e às competências sociais das crianças, mas essa é uma visão questionável.

Por terem mais tempo livre de obrigações do que no resto do ano, os mais novos estão ainda mais propícios a aprender coisas novas e a reter conhecimento útil. Isso pode ser feito com actividades lúdicas e estratégias excitantes. Dessa forma, eles não se desgastam e ainda ganham, com o desenvolvimento de competências importantes.

Ou seja, esse período do ano pode ser usado para desenvolver competências extracurricularesaquelas que vão além das desenvolvidas no ensino tradicional. Essas competências são justamente as que são exigidas pelo mundo moderno e que serão muito importantes no futuro. Entre elas, destacam-se o raciocínio lógico, a comunicação, a colaboração, o trabalho em equipa e a criatividade.

Assim, os pais ficam mais tranquilos quanto ao futuro das crianças. Elas aprendem mais e da melhor forma, com métodos e práticas modernas e inovadoras que fazem com que o processo seja ainda mais eficaz.

Porque os cursos podem ser boas opções de actividade para férias?

Os cursos de férias encaixam-se nas definições citadas anteriormente. São actividades que geralmente não exigem tanto das crianças e que permitem o desenvolvimento de competências cruciais para o mercado de trabalho e para a vida.

Vamos enumerar a seguir algumas dicas de actividades interessantes para esse período.

1. Programação

programação é uma área que traz vários benefícios para os pequenos, como o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, sentido de causa e consequência e capacidade de resolução de problemas. Além disso, é uma actividade divertida, que envolve o prazer e a satisfação de criar coisas novas.

Também estimula a criatividade, pois incentiva a busca por novas formas de resolução de problemas comuns. É uma actividade que entusiasma e que incentiva a aprendizagem de uma maneira saudável. Tudo o que os seus filhos precisam.

 

2. Jogos

Temos a certeza que os jogos já estão na rotina dos seus filhos durante todo o ano, certo? Como tal, pode ser interessante inscrevê-los em cursos que os ensinam sobre jogos e a lógica que está por trás deles.

Esses cursos normalmente procuram transmitir conceitos e conteúdos importantes a partir dos jogos trabalhados, ajudando as crianças a tornarem-se melhores jogadores e, ao mesmo tempo, a desenvolverem competências relevantes.

Assim, os mais novos podem melhorar a capacidade de raciocínio cognitivo e aprender a ler o mundo através  da linguagem da modernidade, que inclui binários, realidades simuladas e histórias interactivas.

3. Desenvolvimento de jogos

Este tipo de curso vai ajudar os seus filhos a compreenderem um jogo por dentro, ou seja, ensina-os a construir e programar um jogo a partir do zero. Além de desenvolver diversas competências no processo, tudo será bastante divertido e estimulante para a criança, pois vai construir algo de que realmente gosta.

Os jogos, em conjunto com as tecnologias sociais, têm sido protagonistas de diversas mudanças na forma como vemos as relações hoje em dia. Por isso, estar por dentro do processo de criação de um jogo e extrair o que ele pode ensinar (a dica anterior) é fundamental para que as crianças se consigam adequar ao mundo actual.

4. Robótica

Construir novas coisas é muito excitante! Por isso, outra boa opção de curso de férias é o de robótica. Com ele, os seus filhos poderão aprender noções de electrónica e de programação para dar vida a ideias e a projectos inovadores.

A sensação de poder criar algo novo, literalmente com as próprias mãos, é estimulante. A autoestima dos seus filhos será impulsionada, e eles estarão ainda mais preparados para o futuro. O curso também é uma forma de incentivar a criatividade e de exteriorizar esse talento, com a possibilidade de tornar reais os projectos imaginados.

A capacidade de solução de problemas também será desenvolvida, e os seus filhos terão mais um arsenal de possibilidades para contornar situações problemáticas. Ou seja, eles só tem a ganhar.

 

Como essas actividades ajudam a desenvolver competências sociais?

Além de tudo o que foi sugerido, os cursos mencionados ajudam também no desenvolvimento de competências interpessoais. Afinal, sabemos que não basta desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, é preciso também aprender a interagir e a comunicar-se com as pessoas, tanto para a dimensão profissional como para as outras áreas da vida da criança.

Essas actividades estimulam a cooperação entre colegas na construção de novos protótipos, assim como a colaboração no momento de resolver problemas e na hora de esclarecer dúvidas. Os seus filhos vão estar envolvidos com outras crianças que partilham os mesmos interesses deles e poderão sair de lá com novas e boas amizades.

Vão aprender que dependem das ligações sociais para se desenvolverem e entenderão a importância de estarem em grupo. Isso também os vai ajudar em casa, na valorização das pessoas ao seu redor.

Como são os cursos de férias da Happy Code?

A Happy Code oferece diversas opções de cursos que vão dar resposta às suas principais exigências e ajudarão os seus filhos a manterem-se activos e comprometidos.

Temos os seguintes cursos, entre outros:

  • Programação: no qual aprendem toda a lógica necessária de uma forma interactiva e extremamente divertida;
  • Minecraft: com a personalização de cenários e personagens por meio da programação;
  • YouTuber: com aulas sobre criação e manutenção de um canal na plataforma, com produção de conteúdo e aprendizagem sobre direitos de autor;
  • Robótica: com projectos de programação e robótica para estimular a capacidade de construção;
  • Desenvolvimento de jogos e apps: com criação de fases, cenários, personagens através da programação de variáveis, funções e condições lógicas.

Ou seja, na Happy Code, os seus filhos vão aprender de forma divertida e leve a programar e criar coisas. Assim, poderão desenvolver a criatividade, adaptarem-se ao mundo moderno e interagir com outras pessoas.