Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / A importância da robótica na rotina de aprendizagem

A importância da robótica na rotina de aprendizagem

As escolas sabem que bons professores e uma infraestrutura de excelência são fundamentais para cativar os alunos. No entanto, é preciso pensar em alternativas para oferecer um currículo diferenciado que capte a atenção dos estudantes. Este é um dos aspetos que favorece o ensino da robótica. Sair do modelo tradicional é uma forma de as escolas proporcionarem uma experiência mais rica para a aprendizagem das crianças e dos adolescentes. E, atualmente, a tecnologia é um recurso valioso para as escolas serem um lugar mais atrativo para os alunos.

Neste artigo, abordaremos alguns detalhes sobre a robótica e os benefícios de implementá-la no plano curricular. Boa leitura!

Saiba o que é a robótica

A robótica consiste numa série de procedimentos para que um robô seja capaz de executar um conjunto de instruções. O ensino desta prática é cada vez mais comum nas escolas, porque aproxima os estudantes das tendências tecnológicas do quotidiano.

Atualmente, um robô tem condições de fazer várias atividades, como limpar uma casa, carregar objetos, emitir sons e comunicar através de sinais luminosos. Fazer com que uma máquina interaja com o ser humano é um desafio que estimula os alunos a se envolverem mais com o ambiente escolar. Neste contexto, o avanço tecnológico tem de ser acompanhado pelas escolas. Por isso, a robótica tem conquistado espaço no currículo de algumas instituições de ensino. Investir nos benefícios da tecnologia para a aprendizagem é uma das maiores vantagens para uma gestão escolar no contexto atual.

Fique atento às vantagens da robótica nas escolas

A robótica faz com que os alunos tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos estudantes.

Por isso, a programação de robôs gera uma série de benefícios para a qualidade do ensino.

Para ajudá-lo a compreender melhor o papel da robótica nas escolas, destacaremos algumas vantagens que oferece aos alunos.

Estimula o raciocínio lógico

Nas aulas de robótica são apresentados problemas que devem ser resolvidos. Isto exige muita concentração e uma sequência lógica para concretizar a tarefa. Se não houver ligação entre as iniciativas necessárias para a resolução de um problema, os estudantes ficarão perdidos e não terão um bom rendimento. Este aspeto mostra como o raciocínio lógico é indispensável para a criação de um guião para obter o resultado esperado.

Os desafios são fundamentais para a formação de um pensamento crítico que envolva não apenas a criação do robô, mas também as atividades que ele deve realizar e os mecanismos que deve utilizar para controlar o equipamento.

Fortalece o espírito de equipa

Além do raciocínio lógico, os estudantes de robótica têm uma maior apetência para o trabalho em equipa. Algumas escolas promovem competições em que a capacidade de programar um robô é avaliada.

Nessas disputas são formadas equipas que dão prioridade ao desenvolvimento de robôs para realizar uma tarefa específica ou uma série de atividades. Só alcançam resultados expressivos os grupos que exploram, ao máximo, a capacidade dos integrantes de contribuir com ações para a execução de um trabalho de alto nível.

Um desempenho acima da média só é viável caso haja no grupo união e humildade para alcançar os objetivos. Esta mentalidade fortalece-se à medida que os estudantes participam em mais competições de robótica.

Estimula a criatividade

A programação de robôs é um desafio que estimula muito a criatividade, porque os alunos são obrigados a sair da zona de conforto. Por outras palavras, devem pensar em soluções práticas e eficientes para resolverem um problema o mais rápido possível.

Na Happy Code, os cursos têm como objetivo fazer com que os estudantes sejam criativos em todas as etapas de um projeto (análise do contexto atual, planeamento, execução e monitorização).

Nenhuma invenção é relevante, se não houver um esforço criativo para torná-la diferenciada. Ficar parado e à espera que as soluções dos problemas surjam do nada é um dos maiores erros que se pode cometer atualmente.

Desenvolve mais competências para resolver problemas complexos

O raciocínio lógico, o espírito de equipa e a criatividade são fatores imprescindíveis para resolver problemas difíceis. Por outro lado, não adianta os alunos de robótica terem essas caraterísticas, se não apresentarem uma competência muito relevante para não desistir diante dos problemas: a persistência.

Outra qualidade importante que é desenvolvida pelos que adotam a programação de robôs é a resiliência. A competência de se adaptar a diferentes cenários é um fator diferenciador para quem trabalha com tecnologia. Isto porque gera mais tranquilidade e confiança para enfrentar desafios e situações adversas.

Melhora o desempenho escolar

À medida que um estudante apresenta mais condições de pensar de forma lógica e trabalhar com planeamento, maiores serão as chances de assimilar o conteúdo e de se preparar adequadamente para as provas.

A robótica pode colaborar também para o estudante aperfeiçoar a escrita, porque ele tem mais recursos para redigir, por exemplo, um projeto de forma mais clara e concisa. Outro ponto positivo é fazer com que os alunos tenham um maior foco na atividade. Desta forma, colabora para haver uma compreensão dos conteúdos relacionados com as disciplinas de língua estrangeira, matemática e física.

Está mais conetado com o mercado de trabalho

As empresas procuram funcionários que sejam flexíveis, atentos e que saibam trabalhar com prazos para executar as tarefas. Através da robótica, os alunos passam a utilizar a tecnologia com mais inteligência e planeamento.

Não se concretiza um projeto importante só com criatividade, porque é necessário ter concentração e foco nos resultados. O mercado de trabalho procura pessoas que já tenham esta mentalidade. Um dos motivos é a facilidade de quem apresenta esta postura de se acostumar ao ambiente organizacional.

Uma adaptação rápida é positiva para qualquer empresa. Um dos motivos é que um funcionário empenhado pode ser mais produtivo, o que é um fundamental para as empresas serem competitivas e capazes de se adequarem a diferentes contextos.

O ensino da robótica é, com certeza, um grande aliado para as escolas se tornarem mais atrativas e próximas da realidade dos estudantes. Assim, a gestão escolar deve ter como um dos seus principais objetivos o fortalecimento da aprendizagem através de recursos tecnológicos.