Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / A Lógica de Programação

A Lógica de Programação

O que é a lógica de programação?

Dito de uma forma simples, a lógica de programação é a base da ciência computacional, a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para uma linguagem que o computador entende, pelo programador, com o objetivo de produzir software.

Uma sequência lógica é denominada de algoritmo, ou seja podemos dizer que um algoritmo é uma sequência de passos para atingir determinado objetivo. Desta forma podemos ver que a lógica de programação trata de construir algoritmos que serão transformados em programas de computador.

Porque é tão relevante aprender lógica de programação?

A programação de computadores, apesar dos muitos mitos existentes, acaba por ser uma ciência extremamente exata, feita de muita organização, muita utilização de raciocínio lógico, e execução desse raciocínio. O desenvolvimento de competências a este nível é extremamente importante não só para a programação em si, mas também para as restantes disciplinas de conhecimento, ou seja a lógica de programação ajuda qualquer pessoa a pensar melhor.

Impacto da lógica de programação no aproveitamento escolar

Muitos estudos têm sido feitos sobre o efeito do ensino de programação no aproveitamento escolar, tendo sido detetado a nível internacional um efeito positivo deste sobre a aprendizagem de matemática, ciências, inglês, e de uma forma mais abrangente a nível de capacidade de raciocínio lógico e de criatividade. Estas são competências chave para qualquer criança, independentemente de virem um dia a ser ou não programadores.