Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Afinal, quais são os benefícios da educação empreendedora?

Afinal, quais são os benefícios da educação empreendedora?

O mercado da educação transformou-se consideravelmente nos últimos anos, e provavelmente sentiu o impacto dessas grandes mudanças, não é verdade? Deparamo-nos com novas tendências e diferentes metodologias capazes de impulsionar a aprendizagem dos estudantes e proporcionar-lhes experiências que têm influência em todos os campos das suas vidas. Assim, torna-se fundamental destacarmos a educação empreendedora — um conceito inovador que tem o objetivo de preparar os jovens para a vida pessoal e profissional, desenvolvendo competências essenciais para que sejam bem-sucedidos, pró-ativos e confiantes.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a ler este artigo. Apresentamos as vantagens da educação empreendedora e explicamos de que forma as crianças e os adolescentes beneficiam com este tipo de educação.

A importância da educação empreendedora

Em virtude de tantas transformações, a sociedade contemporânea assim como o mercado de trabalho mudou bastante: hoje, as exigências são outras. O mundo anseia e procura pessoas dotadas de múltiplas competências, que saibam adaptar-se a situações diversas, que demonstram autonomia e, ainda, realizam ações transformadoras.

Neste sentido, a educação deve acompanhar essa exigência e proporcionar aos jovens, desde cedo, uma formação completa, multidisciplinar e focada numa nova conceção da construção do conhecimento — possibilitando, desta forma, que eles sejam capazes de construir os seus próprios caminhos com persistência, otimismo e determinação.

A educação empreendedora torna isto possível. Baseada na teoria comportamental, a metodologia objetiva desenvolve, principalmente, o ser humano dentro de um meio social. Além disso, incentiva o pensamento crítico, a análise de problemas substanciais e a procura de soluções efetivas.

O estímulo ao empreendedorismo

Empreendedorismo é um conceito relacionado com o mundo empresarial, definido como a competência que uma pessoa tem de reconhecer problemas, identificar oportunidades e criar possibilidades para gerar algo benéfico para os membros de uma sociedade. Pode ser a criação de uma empresa, de um produto ou serviço, ou um projeto que tenha um impacto positivo no dia-a-dia das pessoas, por exemplo.

Antes de mais, é importante deixar claro que este conceito não é aplicado no mundo educacional com o objetivo de fazer com que os estudantes sejam inseridos no mercado de trabalho antes do tempo. Ou, ainda, que tenham contacto com temas complexos do universo corporativo. Como referimos no início deste artigo, a educação empreendedora está pautada no desenvolvimento do ser humano.

Assim, clarificamos que a estratégia leva para a sala de aula atividades de cunho educativo, que apresentem noções administrativas, financeiras e profissionais — sempre com foco em competências pertinentes aos diversos âmbitos da vida, especialmente o pessoal.

A partir do empreendedorismo, os estudantes compreendem as diferenças entre os diversos empreendimentos, aprendem a organizar-se financeiramente e têm contacto com aspetos do mercado profissional.

Conheça, a seguir, algumas vantagens imediatas do estímulo ao empreendedorismo:

· Compreensão da responsabilidade.

· Incentivo à persistência.

· Estímulo ao compromisso.

· Desenvolvimento da autoconfiança.

· Incentivo à proatividade.

O desenvolvimento da liderança

A educação empreendedora desperta nas crianças e nos adolescentes competências que muitos adultos desejam ter, como, por exemplo, a liderança — uma competência altamente exigida pelo mercado de trabalho atual. No entanto, o desenvolvimento desta competência não está focado especificamente na “arte” de liderar. Trata-se mais de mostrar aos jovens que são capazes de caminhar de forma independente rumo à conquista dos seus sonhos.

Por este motivo, o trabalho deve começar muito cedo. Afinal, o estímulo precoce da liderança assegura que as crianças e os adolescentes estejam preparados para desenvolver as suas próprias convicções, reconhecer as suas capacidades e atuar com o objetivo de se desenvolverem plenamente. E, além disso, incentivar e contribuir para que as pessoas à sua volta façam o mesmo.

A resolução de problemas

O modelo tradicional de ensino é unilateral e está focado em capacitar jovens aptos para repetirem tarefas e serem, essencialmente, bons executores. Com a educação empreendedora, o cenário transforma-se completamente. O foco está na formação das pessoas com um comportamento mais flexível, pró-ativo e aptas para lidar com um mundo díspar, diverso e inconstante.

Ao experienciar parte do universo do empreendedorismo, os adolescentes e as crianças aprendem a lidar com conflitos internos e externos, e são estimulados a enfrentar os problemas, independentemente de que problema for, mas sempre de uma forma positiva. A partir daqui, são incentivados a ver as possibilidades nas adversidades, analisar cenários, avaliar recursos e procurar as melhores soluções para diversas questões — sempre com coragem, determinação e autonomia.

O desenvolvimento criativo

Engana-se quem acredita que a criatividade está apenas relacionada com as aulas de artes e de expressão emocional. O processo criativo também está associado às restantes disciplinas e deve ser um elemento presente no dia-a-dia da sala de aula das escolas.

Para muitos, a criatividade é considerada um talento, mas saiba que é totalmente possível desenvolvê-la, especialmente através do ensino empreendedor. Com este conceito, os alunos são incentivados a agir, a aproveitar oportunidades e a conceber estratégias essenciais para colocar em prática as suas ideias e os seus propósitos.

Assim, a educação empreendedora serve como uma ferramenta para estimular a vontade de crescimento individual dos jovens, para motivá-los a assumir riscos, serem pró-ativos, realizar sonhos e transformar contextos de forma crítica, responsável e autónoma.

Viu como o empreendedorismo traz muitos benefícios para o sucesso da vida pessoal e profissional das crianças e dos adolescentes? Agora que já sabe como a educação empreendedora lhes é benéfica, pode começar a pensar em formas de utilizá-la para desenvolver os estudantes da sua escola de forma abrangente e multidisciplinar, não é verdade?

Consideramos que o conceito será um aliado muito importante no processo do ensino/aprendizagem! No entanto, para estimular a criatividade verdadeiramente, recomendamos que se certifique de dar aos seus alunos um ambiente educativo diferente do modelo tradicional e unilateral — onde haja espaço para reflexão, desafios e muito protagonismo.

No final das contas, acredite, valerá a pena: será surpreendente ver o quanto um jovem é capaz de crescer por si próprio. Abdique do controlo, mas não dispense, de maneira nenhuma, a atuação dos professores neste processo. Eles são peças

fundamentais na educação empreendedora, porque são responsáveis por orientar os jovens durante essa nova jornada de descoberta e de autoconhecimento.