Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Como a programação ajuda o seu filho a atingir a excelência

Como a programação ajuda o seu filho a atingir a excelência

Programar é muito mais do que uma competência técnica. Programar permite a uma criança interagir de formas novas com o seu mundo digital, e ao invés de serem consumidores passivos de tecnologia, tornarem-se criadores. Aprender a programar tem demonstrado uma melhoria considerável nas competências de pensamento, e paralelamente, dá uma vantagem às crianças em tópicos tais como matemática e escrita. Adicionalmente ajuda a desenvolver a criatividade e organização das crianças.

Eis algumas formas pelas quais a aprendizagem de código informático ajuda o seu filho/a:

Programar é uma forma divertida de aprender matemática

A crença geral diz que as crianças interessadas em programar, devem desenvolver conhecimentos fortes em matemática. Mas na verdade esta crença deveria ser ao contrário, ou seja, a programação é instrumental a construir competências matemáticas nas crianças, e tornando a sua aprendizagem mais divertida.

Programar fortalece as competências de escrita

A programação informática é uma forma criativa excelente que permite às crianças combinar o seu amor pelas artes e tecnologia, para contar histórias interactivas. Quando as crianças aprendem a programar e conseguem criar histórias digitais, elas adquirem competências que melhoram a sua escrita, ao mesmo tempo que se vão divertindo.

Programar desenvolve a criatividade

Aprender a programar cultiva a capacidade criativa de uma criança, ao transformar a atitude face às experiências (é muito fácil experimentar com programação, e desta forma a criança ganha rapidamente uma apetência por criar experiências), ao obrigar à utilização completa do cérebro na resolução de problemas, e também ao permitir um desejo inato de criar.

Programar aumenta a autoconfiança das crianças

Enquanto pais, queremos que os nossos filhos adquiram os conhecimentos e as competências que possam ser importantes para o seu sucesso futuro. Para isso é essencial que as crianças cresçam confiantes, antes de mais confiantes com elas mesmo, independentes, e capazes de resolver os problemas que lhes possam aparecer.

Em suma, a programação informática, ao juntar conhecimentos matemático-científicos, com criatividade, ajuda as crianças não só a se exprimir como também a desenvolver forma de pensar que as ajudam a desenvolver o pensamento crítico e rapidez na resolução de problemas.