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Como envolver os alunos na escola utilizando a tecnologia?

Pensarmos em tecnologia na educação já não parece uma coisa de outro mundo, sendo a forma ideal de aumentar a retenção na escola. Tendo isto em vista, como envolver os alunos através de recursos digitais e fazer da instituição um ambiente agradável?

Apesar de muitas escolas se terem adaptado à tecnologia, existe ainda um vasto caminho a ser percorrido para diminuir as diferenças entre o ensino público e o privado, de forma que professores, pais e alunos sejam de facto beneficiados. É relevante abraçarmos estas iniciativas e investirmos em estruturas, materiais didáticos e aulas que estejam neste segmento.

Neste artigo, compreenderá os principais fatores que estão envolvidos na implementação de recursos tecnológicos, desde a importância até formas práticas de aplicá-los no dia-a-dia. Acompanhe a leitura e fique a conhecer!

Qual é a importância da tecnologia na aprendizagem?

Chegamos a um patamar educacional no qual é difícil não imaginar os professores a utilizar a tecnologia nas suas aulas, porque beber dessa fonte faz com que o conteúdo seja melhor aproveitado no dia-a-dia. É possível explorar inúmeras possibilidades que não existiam antes da Internet e do avanço de ferramentas tecnológicas, cujo propósito é tornar mais simples a vida das pessoas.

É interessante observarmos que a assimilação de algumas matérias tende a apresentar um aproveitamento melhor no decorrer do ano letivo, porque a tecnologia modifica processos rígidos para condensar o conhecimento. Um bom exemplo disso é o ensino da matemática: os métodos digitais costumam mostrar aos alunos que lidar com números não é assim tão complexo.

O elo de comunicação criado entre docentes e alunos é transformado em algo mais dinâmico, eficiente e colaborativo, de modo que o professor assume um papel de orientador e deixa os estudantes terem mais autonomia em relação à aprendizagem. Vale a pena salientar também que o uso da tecnologia diminui o índice de faltas, agiliza as tarefas, estimula o conhecimento, desperta a curiosidade, entre outras vantagens.

De que forma pais e alunos encaram o uso da tecnologia nas escolas?

O propósito educacional mexe com diversos fatores, sendo que os profissionais envolvidos nesse processo têm de estar preparados para lidar com feedbacks de todos os tipos, seja da parte dos alunos, dos pais ou responsáveis. Tendo em conta que as novas gerações ficam inquietas com as aulas do método tradicional, a tecnologia torna-se numa matéria de motivação.

Os alunos encaram essa transformação de forma positiva, afinal, veem que as aulas estão de acordo com o mundo tecnológico no qual convivem, tornando o ensino atual e de preparação para todas as situações do dia-a-dia. Muitos projetos académicos são compostos por tarefas que envolvem esses recursos, sendo necessário um raciocínio apurado para ter um bom desempenho.

Sair da pura teoria para a prática constante, considerando o convívio em grupo e a tomada de decisões, é uma boa forma de pensar como envolver os alunos de forma orgânica, utilizando projetos para resolver problemas. Em relação a manter os pais alinhados com a proposta pedagógica da escola, é visível que eles começaram a compreender a importância da tecnologia, porque veem os filhos com competências novas e de facto interessados na escola.

Como envolver os alunos com a tecnologia de forma prática?

Ao se questionar como envolver os alunos no decorrer dos semestres, pense que, assim como em muitas coisas na vida, é necessário ter um planeamento estratégico e ordenar os processos de implementação da tecnologia aos poucos. A seguir, conheça alguns bons exemplos de como isso pode acontecer na realidade para tornar as aulas mais atrativas.

Modifique a estrutura da escola No conceito de Escola 4.0, é imprescindível pensarmos que toda a infraestrutura deve ser repensada, afinal, os recursos utilizados antes não serão necessariamente úteis com a geração Millennium. Um ambiente que esteja adequado ao ensino faz com que a construção dos pilares da educação tome um rumo tranquilo, permitindo que os profissionais exerçam as suas funções da melhor forma possível.

Aplicar os investimentos da instituição de ensino em recursos tecnológicos pode ser a saída perfeita para obter o retorno financeiro esperado, de modo que a retenção de matrículas tende a melhorar conforme o tempo. Isso também contribui para que o ambiente se torne inclusivo e acessível a todos os tipos de público, mostrando que é possível respeitar as diferenças na educação.

Adote recursos tecnológicos nas atividades

Num movimento gradual em que algumas peças se vão modificando, deve pensar em formas para promover o envolvimento e que tornem as aulas mais fáceis de assimilar. Hoje em dia, existem vários recursos benéficos para atrair a atenção dos alunos, até mesmo no que diz respeito à gamificação na aprendizagem.

Aplicar isso a projetos quotidianos permite que o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes aumente, porque estimula a criatividade, o planeamento e a liderança. Portanto, utilizar recursos como tablets, redes sociais, e-books, aplicações, plataformas digitais, entre outros métodos é extremamente importante para propor um ensino de qualidade.

Ofereça disciplinas relacionadas com a tecnologia

Muito mais do que pensar na estrutura e oferecer materiais didáticos, é essencial pensar na matriz curricular como um todo e introduzir aulas que se relacionem na sua totalidade com a tecnologia. Esta disrupção dos métodos tradicionais de ensino permite que haja mais interesse dos alunos e, até mesmo, que melhore a imagem da instituição perante o mercado.

Os estudantes têm se preparar para os desafios do mundo moderno, e cabe à escola oferecer ferramentas que facilitem isso, sendo possível aplicar processos de aprendizagem tecnológica do ensino básico ao ensino secundário, estando de acordo com as recomendações do Currículo Nacional em relação às competências digitais. E também aulas com conceitos de robótica educacional, programação, Internet das coisas e desenvolvimento de protótipos a partir do Design Thinking são a solução para um ensino de primeira linha.

Para concluirmos, ao colocar no papel formas plausíveis de como envolver os alunos, lembre-se de que as decisões em conjunto costumam contribuir com a política pedagógica e, com isso, melhoram o ambiente entre a escola e a sociedade.

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