Todas as nossas atividades podem ser presenciais ou online. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Comunicação online na escola: como ajuda a aproximar os pais?

Comunicação online na escola: como ajuda a aproximar os pais?

A Educação 4.0 tem como foco implementar os recursos tecnológicos no dia-a-dia da instituição de ensino, tanto na sala de aula como na gestão. Existem várias formas de fazer isso e uma delas é adotar canais de comunicação online na escola.

Manter o contacto com os pais é fundamental para realizar um trabalho mais completo com os alunos e fortalecer uma parceria com as famílias para alcançar melhores resultados. Mas é preciso que a escola se adeque à realidade da sociedade atual para facilitar essa comunicação com pessoas que, muitas vezes, têm uma rotina dinâmica.

Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre este assunto. Continue a ler para compreender como o processo comunicativo online pode ajudar a fortalecer o relacionamento com os pais e melhorar a imagem da escola. Conheça, também, algumas dicas para implementá-lo sem complicações. Boa leitura!

Porque deve adotar modelos de comunicação online na escola?

A preparação e formação de crianças e adolescentes não depende só da família, nem é da responsabilidade exclusiva da escola. Esse trabalho tem de ser realizado em conjunto por esses dois agentes, uma vez que as suas ações influenciam-se mutuamente.

Por isso, a escola tem de manter um contacto constante com os pais dos seus alunos para que seja possível conhecer melhor o dia-a-dia deles, a sua realidade e também manter um bom relacionamento com a família, para que ela esteja a par de tudo o que acontece no ambiente escolar.

O problema é que, na maioria das vezes, existem falhas de comunicação que prejudicam significativamente o trabalho dos educadores. Além disso, geram insatisfação nos pais, que não conseguem ter um feedback completo de tudo o que está a acontecer com os seus filhos.

Portanto, o ideal é adotar recursos mais eficazes, como a comunicação online na escola. Afinal, ela torna este processo muito mais dinâmico, evitando que a correria do dia-a-dia promova falhas de comunicação ou impeça o acesso às famílias.

A seguir, apresentamos alguns motivos que explicam porque adotar os modelos de comunicação online é tão vantajoso para a escola, as famílias e os alunos.

Mais agilidade

O recados na agenda funcionam, mas não de forma tão eficaz como uma mensagem direta para os pais. Por isso, a comunicação online na escola ajuda a trazer mais agilidade neste tipo contacto, permitindo que a instituição fale diretamente com os responsáveis sem o intermédio do aluno.

Relacionamento próximo dos pais

Como referimos, a comunicação online na escola gera um canal direto com os pais ou responsáveis. Assim, é possível manter um relacionamento mais próximo com eles, conhecer melhor as pessoas, compreender as suas dificuldades, problemas e expetativas.

Maior credibilidade para a escola

Todas as ações que a escola adota para favorecer o convívio com a família tendo como objetivo o benefício do aluno são bem-vistas. Portanto, ao adotar um processo comunicativo mais eficaz a instituição ganha credibilidade, porque demonstra compromisso em executar bem o seu trabalho.

Prevenção de falhas na comunicação

A brincadeira do telefone sem fio exemplifica muito bem como acontecem as falhas de comunicação entre a escola e a família. O ideal é que as mensagens sejam transmitidas diretamente para os pais, como acontece com os recursos online, porque evitam ruídos que podem gerar mal-entendidos.

Aumento da satisfação dos pais

Os canais de comunicação online são muito práticos e permitem aos pais essa proximidade com a vida escolar dos seus filhos, por serem mais versáteis e flexíveis. Isto aumenta a satisfação dos pais justamente porque é possível estarem mais presentes, e mostra que a escola se preocupa em oferecer recursos em consonância com a sua realidade.

Facilidade para resolver problemas

Uma vez que o trabalho com os alunos precisa de ser feito em parceria entre a escola e a família, quando o processo comunicativo realmente funciona torna-se muito mais fácil resolver problemas. Tanto a instituição como os pais têm facilidade para enviar mensagens e informações, assim, as dificuldades são superadas e não há situações pendentes.

Como implementar a comunicação online na escola?

Um dos motivos pelos quais muitas escolas continuam a adotar canais antiquados de comunicação, como os bilhetes impressos ou recados no caderno e na agenda, é o facto de que nem sempre os gestores sabem como utilizar a tecnologia a seu favor neste sentido.

No entanto, isso não é difícil de ser feito, porque podemos explorar recursos simples, como aqueles que utilizamos no nosso próprio dia-a-dia. Porém, eles serão personalizados para atender às necessidades da instituição. Veja algumas opções.

Aplicações

Aplicações para envio de mensagens como o WhatsApp são uma excelente opção. Além do facto de serem grátis, podem ser configuradas na sua versão empresarial, para que transmita profissionalismo. Este canal é muito ágil e permite acesso direto aos pais.

Mas também pode ser utilizada uma aplicação específica para escolas. Ela permite uma comunicação online com os pais e ainda organizar horários, fazer a divulgação de eventos, enviar documentos, criar cronogramas das aulas, entre muitas outras opções, integrando totalmente a instituição, os alunos e as famílias.

Algumas aplicações são gratuitas; outras têm um valor baixo e muito acessível e ainda há aquelas cujo orçamento é personalizado. Algumas opções são iStudiez Pro, Week Plan e Edmodo. Vale a pena procurar por estas e outras para escolher qual é mais adequada à realidade da sua escola.

Redes sociais

Mas não são apenas as aplicações que podem ser aproveitadas, porque as redes sociais são gratuitas e também uma boa forma de manter contacto direto com as famílias. Tente não centralizar toda a comunicação através das redes sociais, uma vez que são plataformas de terceiros e existe a possibilidade de deixarem de funcionar.

E-mail

O velho e bom e-mail é mais uma opção e continua a ser muito eficaz. Afinal, um endereço eletrónico é essencial para todas as pessoas. Assim sendo, a comunicação online com os pais pode ser feita através de e-mails tendo certeza do envio direto da mensagem para os responsáveis.

A comunicação online é muito eficaz porque permite conversarmos diretamente com as famílias, evitando falhas no processo comunicativo e facilitando a interação e a resolução de problemas. Como viu, esta forma de comunicação não é difícil de ser implementada, por isso, é importante refletir sobre este recurso que ajudará a melhorar a imagem e a credibilidade da sua escola.

0 commentaires

Laisser un commentaire: