Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Conheça as 6 principais tendências da educação para 2020

Conheça as 6 principais tendências da educação para 2020

A Internet e as novas tecnologias trouxeram grandes mudanças para todos. Neste contexto, surgem diferentes tendências da educação e as escolas têm de estar atentas aos novos caminhos de aprendizagem para permanecerem em destaque no mercado educacional.

Neste artigo, apresentaremos as seis principais tendências da educação para o ano de 2020. Além disso, abordaremos as mudanças nas relações interpessoais e de ensino, geradas pela tecnologia. Boa leitura!

1. Flexibilização curricular Uma das principais tendências da educação é a flexibilização curricular. O objetivo é levar para a sala de aula a discussão sobre assuntos atuais da sociedade e que fazem parte do quotidiano dos estudantes. Por exemplo, a sustentabilidade, os direitos humanos, a tecnologia, a igualdade social e as questões de género.

Com a flexibilização curricular, existe a oportunidade de construir uma nova abordagem e uma formação escolar mais diversificada. Desta forma, é possível adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno — tornando, assim, a sala de aula muito mais democrática e inclusiva.

2. Consciencialização e inclusão

Como referimos, com a flexibilização curricular é possível abordar assuntos emergentes da sociedade na sala de aula. E isto é importantíssimo, porque vivemos num mundo onde já não há espaço para o preconceito, de modo que os jovens precisam de estar consciencializados sobre a diversidade.

O investimento na educação inclusiva também é uma das tendências da educação. As diferenças sempre existiram e têm de ser respeitadas. Há muitos alunos com síndromes, deficiências e transtornos que, assim como os restantes, merecem um ensino de qualidade.

Por isso, é importante que os educadores estejam atentos às peculiaridades e necessidades desses jovens. É fundamental lembrar-se de que cada ser humano é

singular e que, antes de pensar sobre o desenvolvimento do currículo escolar, as suas individualidades precisam — e devem — ser consideradas.

3. Exercício do diálogo e da escuta

É preciso incentivar um diálogo no qual os jovens consigam expressar-se sem amarras. E, mais do que isso, é importante incentivá-los a escutar outros pontos de vista sobre o mesmo assunto, e fazê-los compreender que existem outras opiniões que devem ser respeitadas.

Durante esse momento, o processo de aprendizagem deve ser estimulado a ocorrer em conjunto. É necessário criar um ambiente onde todos possam aproveitar essa atividade e refletir verdadeiramente sobre um determinado tema, com a ajuda uns dos outros.

4. Uso da tecnologia Num mundo cada vez mais conetado, a tecnologia e a educação devem andar de mãos dadas.

Muitas escolas já usufruem dos inúmeros benefícios das ferramentas digitais no ensino. Conheça, abaixo, algumas das vantagens:

· Melhoria na qualidade da educação: as novas metodologias ajudam a melhorar o processo educacional, auxiliando os educadores a encontrarem abordagens pedagógicas diversificadas.

· Aulas mais atrativas: a aprendizagem torna-se mais motivadora e encantadora.

· Aproxima alunos de professores: propicia uma aprendizagem conjunta que contribui para a socialização de docentes e alunos.

· Auxílio no desempenho escolar: com o estímulo, o interesse pelas atividades escolares cresce, assim como a produtividade dos alunos.

· Estímulo ao conhecimento e à troca de conhecimentos: os assuntos abordados na sala de aula passam a ser partilhados no âmbito familiar.

A seguir, destacamos quatro tendências tecnológicas da educação. Fique a conhecer!

Gamificação

A gamificação consiste na utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos para despertar e estimular a aprendizagem. O recurso, que apresenta práticas ludopedagógicas e interativas, é bastante interessante para desenvolver a criatividade e aumentar a participação na sala de aula.

Mobile learning

No mobile learning, o ensino acontece em ambientes digitais à distância. Através de dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.) com acesso à Internet, existe a possibilidade de utilizar metodologias diferenciadas, como livros digitais, aplicações, cursos e-learning, entre outros.

Inteligência Artificial

O uso da inteligência artificial na educação é relativamente novo e tem sido timidamente adotado por instituições de ensino. O recurso é de grande valia para que o aluno consiga identificar rapidamente o seu padrão de erros e acertos, porque ele trabalha essencialmente com estatísticas. Assim, o estudante pode acompanhar, estatisticamente, a evolução da sua aprendizagem, verificando os acertos e as dificuldades.

Robótica

A robótica é uma tendência indiscutível em diversos setores da sociedade. Além de promover a ligação entre o digital e o real, o recurso proporciona o protagonismo do jovem. Com a ferramenta, a aprendizagem é aprofundada, porque passa a

compreender na prática, por exemplo, teorias matemáticas ou físicas difíceis de serem assimiladas.

5. Ensino híbrido

Já ouviu falar em ensino híbrido? Nesta modalidade, na qual o ambiente online e offline se juntam, o jovem tem a consciência, a todo momento, de que está a aprender de forma contínua.

Através das plataformas, é possível fazer leituras complementares, testes em tempo real, visualizar vídeos, etc. E tudo isto acontece sob supervisão do professor, que permanece a interagir com os alunos.

6. LET (Lean Education Technology)

Antes de explicarmos a metodologia LET, é preciso compreender dois conceitos: Lean Startup e Design Thinking.

Resumidamente, o Lean Startup é uma abordagem voltada para o empreendedorismo, que consiste na criação e gestão de negócios e no desenvolvimento de novos produtos. Já o Design Thinking foca na resolução de problemas e coloca o ser humano no centro dos processos.

A metodologia LET, concebida a partir dos conceitos referidos, incorpora o empreendedorismo no dia-a-dia de jovens. Ela traz inúmeros benefícios para que, desde cedo, eles adquiram competências importantes para lidar com desafios, resolver problemas complexos, destacarem-se no mercado de trabalho e muito mais.

Além disso, estimula a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração.

Conheça os seis objetivos que orientam esta metodologia:

· Apresentação dos conceitos de empreendedorismo.

· Desenvolvimento da mentalidade empreendedora.

· Conhecimento das técnicas do Design Thinking.

· Aplicação dos conceitos apreendidos no Design Thinking (para realização de entrevistas ou pesquisas, compreensão de problemas e criação de ideias e de soluções).

· Projeção e construção de protótipos da solução encontrada.

· Apresentação das ideias de um projeto.

Como viu, a tecnologia tem modificado consideravelmente o mundo da educação, atribuindo novos significados a relações humanas e processos de aprendizagem e, ainda, tornando a aquisição de conhecimento mais relevante e profunda para os jovens.

Já não é possível que as escolas não entrem em contacto com esta realidade: o mundo, e principalmente as pessoas, estão inevitavelmente mais digitais. Agora que já conhece as seis principais tendências da educação para 2020, pode começar a pensar em formas de implementá-las na metodologia da sua escola!