Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Conheça os benefícios da metodologia STEM na educação infantil

Conheça os benefícios da metodologia STEM na educação infantil

Prestar atenção às tendências de ensino é fundamental para qualquer gestor escolar, principalmente se quer deixar a escola atualizada e competitiva. Já ouviu falar da metodologia STEM na educação infantil?

A sigla vem do inglês e refere-se a quatro áreas de conhecimento aplicadas na atualidade: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática). Este método tem o objetivo de alinhar as disciplinas, inspirando a criatividade, o pensamento crítico e mostrar que as competências digitais fortalecem a confiança dos jovens.

Para isso, neste artigo vai conhecer mais sobre o STEM, os seus benefícios, como pode ser aplicado na educação infantil e como é importante contar com a parceria de quem conhece bem do assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os benefícios do método STEM na educação infantil?

O método STEM é um dos mais procurados hoje em dia e isso não acontece por acaso, porque ele oferece vários benefícios para o desenvolvimento das crianças. Normalmente, os projetos são trabalhados em grupos pequenos, visando sempre estimular a participação das crianças e identificar como elas expressam as suas ideias.

A forma como os alunos da educação infantil procuram fazer-se entender é muito especial e merece ter uma atenção, porque eles estão a descobrir o mundo e querem manifestar as suas primeiras impressões, gostos e vontades. A seguir, conheça as principais vantagens do STEM na educação infantil.

Alfabetização Sabemos bem que o processo de aprender é um dos momentos mais mágicos na vida de qualquer pessoa e, durante a infância, reparamos em tudo e queremos compreender o que acontece. Os alunos têm a liberdade de fazer perguntas e descobrir caminhos diferentes para resolver os projetos propostos, o que aumenta o interesse deles em saber mais e colocar em prática o que aprendem no dia-a-dia.

Educação financeira

Este é um aspeto que muitos adultos acabam por ter algumas dificuldades, porque nunca tiveram formação sobre como poupar dinheiro ou como construir planos a curto, médio e longo prazo. A educação financeira é fundamental para a vida de qualquer pessoa, sendo que com o STEM e o desenvolvimento do sentido de responsabilidade, as crianças aprendem a importância da economia de recursos para aplicarem as suas ideias nos projetos.

Pensamento crítico

Através da interação de disciplinas e da criação dos mais diversos problemas para serem resolvidos, as crianças criam um sentido lógico, geralmente relacionado com a matemática ou com a linguagem de programação. As ideias começam a ser organizadas e o aluno compreende que é preciso cumprir os passos designados para chegar a um objetivo, fazendo com que o conceito de imediatismo vá desaparecendo aos poucos.

Criatividade

Talvez esta seja uma das competências mais exploradas, porque, tendo em conta que a tecnologia ajuda na resolução de problemas, as crianças são direcionadas a utilizarem toda a sua criatividade para chegarem ao resultado do exercício. Este é um ponto fundamental na educação infantil, porque permite que os pequenos possam compreender que em situações que parece que não têm saída é sempre possível encontrar uma solução.

Liderança

O sentido de liderança é um dos fatores fundamentais na vida adulta, mas tem de ser trabalhado desde criança para se tornar natural. Com a metodologia aplicada na educação infantil, haverá sempre alguém no projeto responsável por organizar

as ideias propostas e conduzir a equipa, mostrando a liderança para exercer esse papel.

Consciência Social Por último, saiba que a tecnologia pode promover o bem e o método STEM na educação infantil é perfeito para trabalhar competências de companheirismo, colaboração, interação, respeito pelo próximo e outras caraterísticas voltadas para a consciência social. É de extrema importância que cada um deles consiga compreender a importância do colega na tarefa e saiba que o espírito de equipa deve prevalecer.

Como ocorre o processo de implementação da metodologia na escola?

Embora não exista um passo a passo de como implementar a metodologia na escola, não é um segredo para os gestores escolares. Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso colocar milhares de equipamentos de primeira geração, mas fazer um pequeno investimento e ter a vontade contínua de proporcionar o que há de melhor no ensino.

O STEM trabalha com a problematização, ou seja, serão utilizadas situações do quotidiano do contexto da escola, da região em que estão ou do dia-a-dia do aluno, porque é muito mais fácil lidar com algo que já é da sua vivência. No entanto, existem várias possibilidades de trabalhar com o método em si nas escolas, tais como pesquisas, projetos de prototipagem e a Internet das coisas.

A versatilidade deste tipo de ensino promove uma integração não apenas entre as disciplinas abordadas pelos professores, mas também entre as crianças para compreenderem que todas as áreas estão conetadas de alguma forma. Os educadores devem apontar as direções a serem seguidas, no entanto, sem oferecer as respostas, fazendo com que os estudantes pensem e desenvolvam a autonomia.

Qual é a importância da parceria com a Happy Code?

É inegável que contar com a parceria de uma empresa que possa orientar os educadores e implementar a metodologia STEM na educação infantil é algo muito bom, afinal, é a oportunidade de estar a par das novidades da educação. O método da empresa Happy Code, por exemplo, é todo baseado no STEM e a utilização de recursos complementares, como o Design Thinking.

Uma coisa muito boa de perceber na empresa é que todos os cursos oferecidos utilizam o STEM para o desenvolvimento da aprendizagem dos jovens, com o propósito de apresentar soluções viáveis para cada projeto. A instituição de ensino que aproveitar esta parceria tem a vantagem de aplicar a metodologia com o know-how dos cursos da Happy, tendo à disposição os benefícios abaixo para melhorar as competências digitais.

Referência no ensino STEM

A Happy Code é considerada uma empresa de excelência no mercado e isso não é por acaso, tendo em conta que é referência global no método STEM e está presente não apenas em Portugal, mas nos Estados Unidos da América, Espanha e Brasil. Prepara os alunos para profissões que estejam relacionadas com a tecnologia ou não, tendo como prioridade o trabalho em equipa, o planeamento e a melhoria no ensino.

Formação dos professores

Pelo facto de ocorrer uma mudança cultural no contexto escolar, os educadores perceberão que a presença deles está mais relacionada com a função de mentor, mostrando que a aprendizagem será mais qualitativa do que quantitativa. Isto é, com a metodologia STEM os professores serão capacitados para compreenderem

as particularidades deste tipo de ensino e trabalharem as competências dos alunos constantemente.

Apoio técnico

Logicamente que, por ser algo tão inovador, as escolas precisam de um acompanhamento básico nos primeiros momentos, e aí é que entra o apoio da Happy Code para a unidade educacional. Do momento da aquisição até à aula em si, existe o acompanhamento próximo dos profissionais experientes da Happy, orientando o formato das aulas, dando formações e facilitando o processo de implementação do STEM.

Portanto, compreenda que o ensino mudou muito no século XXI e, com isso, as instituições de ensino têm de se adaptar para proporcionar aos alunos a melhor aprendizagem possível e dar segurança aos pais de que os seus filhos estão a desenvolver-se adequadamente. Neste momento, o método STEM na educação infantil aparece como um aliado importante nesta missão.