Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Descubra porque a matrícula online facilita a aquisição de alunos

Descubra porque a matrícula online facilita a aquisição de alunos

A captação de alunos é o objetivo de qualquer instituição de ensino, sendo que várias atitudes ajudam a potencializar este processo. Disponibilizar a matrícula online pode ser uma forma eficiente para alcançar mais estudantes.

Os pais e responsáveis costumam estar ocupados e gostam de soluções rápidas e eficientes para os seus problemas, por isso, procuram locais modernos e desenvolvidos, que possam facilitar os processos e trazer agilidade. A velha espera em filas e nas secretarias não é atrativa, o que pode gerar a desistência e a procura por uma opção moderna.

Pensando nisto, explicaremos como funciona o processo de matrícula online, além de mostrar de que modo facilita a aquisição de novos alunos e melhora o posicionamento da escola. Boa leitura!

Como funciona a matrícula online?

A matrícula online é uma ferramenta do sistema de gestão escolar que permite aos responsáveis tratarem desta etapa através de um serviço online. Desta forma, a instituição disponibiliza um link ou o acesso a um sistema, e o interessado insere os seus dados, documentos e o que for necessário para concluir o registo.

Cada instituição pode escolher se prefere fazer o processo totalmente online ou apenas adiantar algumas partes. É possível realizar todo o processo de forma digital, mas há escolas que ainda preferem que a finalização do processo seja feita presencialmente.

É importante salientar que a matrícula é o primeiro contacto do aluno com a instituição. Quando o processo é desatualizado, lento e burocrático, pode gerar desinteresse e até uma imagem de desorganização. Isto prejudica a captação de novos alunos e a retenção dos estudantes que já estão na escola.

De que forma facilita a aquisição de novos alunos?

De modo resumido, o processo digital facilita a aquisição de novos alunos. Isto acontece por causa da facilidade e disponibilidade que o sistema proporciona. No atendimento tradicional, os interessados têm de se adequar aos horários da instituição e ir até ao local para finalizar a matrícula.

Já na alternativa online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que permite que o processo seja realizado no momento e dia que for melhor para os responsáveis. Esta é uma facilidade que é muito valorizada, porque, além do tempo poupado, é possível realizar este processo durante a noite, nos feriados ou nos fins de semana. A sociedade está conetada com a tecnologia, e as soluções digitais são uma excelente alternativa para modernizar os processos e tornar a escola mais atrativa. Os pais e responsáveis procuram instituições de ensino que estejam atentas aos avanços tecnológicos e que preparem os estudantes para o desenvolvimento nessa área.

Proporcionar a opção de um sistema digital para matricular as crianças é uma forma de gerar mais confiança para os pais e responsáveis, porque mostra que a escola é atualizada, segura e está a acompanhar as mudanças que acontecem no mundo. Desta forma, a escola passa uma mensagem clara de que é moderna, não apenas no discurso, mas também nos seus processos.

Quais são os principais benefícios?

Agora que já viu como a matrícula online facilita a aquisição de novos alunos, vamos conhecer mais alguns benefícios que o recurso proporciona.

Experiência agradável

O primeiro benefício é a experiência agradável para pais e alunos. A boa experiência com um sistema digital ajuda a aumentar a credibilidade e a confiança, além de trazer vantagens.

As pessoas procuram autonomia e agilidade nas atividades que costumam tomar tempo. Por isso, resolver de forma simples e fácil as questões burocráticas das matrículas é um fator diferenciador relevante, tanto para os interessados como para os colaboradores.

Simplificação dos processos

Armazenar todas as documentações e informações de cada aluno de forma manual é uma tarefa complicada e que aumenta a probabilidade de se cometerem erros. Quando todo o processo é feito de forma automatizada, o trabalho é simplificado, sendo mais fácil aceder e controlar as informações.

Com isso, a instituição ganha tempo e recursos para investir noutras etapas de trabalho. O tempo gasto no armazenamento dos documentos, no atendimento e na correção de dados registados de forma errada é destinado à otimização de atividades que trarão mais qualidade à escola.

Organização

Ao receber os dados dos alunos de forma automatizada, eles ficarão armazenados numa ferramenta digital. Isto facilita o controlo dos dados, porque a escola recebe notificações a cada movimentação na plataforma, controlando as matrículas, pagamentos e as restantes ações.

O sistema de matrícula online normalmente é integrado numa ferramenta de gestão escolar. Assim, é possível mantê-los organizados e ainda economizar o espaço físico que o arquivo em papel ocuparia.

Extinção das filas

Evitar filas é uma das principais vantagens que a matrícula online traz. Este benefício é bom, tanto para a escola como para os interessados. Embora isso não aconteça durante todo o ano, é melhor evitar que os pais tenham de ficar numa fila demorada para resolver o que for necessário.

Ninguém gosta de ter que esperar para ser atendido, porque todos têm compromissos e atividades para serem cumpridas. A utilização de um sistema faz com que as escolas sejam valorizadas pelos pais, que reconhecem o esforço feito para facilitar a tarefa.

Otimização do tempo

A otimização do tempo contribui para os dois lados. Os responsáveis economizam tempo de deslocação até à escola e podem realizar a matrícula no horário que desejarem, não ficando restritos ao funcionamento da instituição.

Do lado da escola, são economizados os tempos de atendimento que seriam feitos na secretaria da instituição, ocupando profissionais durante várias horas. Ao realizar o processo online, os colaboradores podem continuar com o seu trabalho diário, aliviando o fluxo de trabalho geral e melhorando a gestão escolar.

Como referimos neste artigo, a matrícula online é fundamental para a aquisição de novos alunos. Portanto, procure implementar esta alternativa assim que for possível na sua instituição de ensino, porque a mudança traz benefícios para a escola e permite que os interessados matriculem os seus filhos de forma simples e ágil.