Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Diversão e aprendizagem nos cursos de férias
Diversão e aprendizagem nos cursos de férias

Diversão e aprendizagem nos cursos de férias

Junho chegou e com ele começa a contagem regressiva para as férias. Se por um lado as crianças esperam diversão, por outro os pais procuram actividades para ocupar o tempo delas, especialmente as famílias que não tem a possibilidade de desfrutar do mesmo período de descanso que os mais pequenos. Como tal, procuram actividades construtivas para a vida dos filhos, como por exemplo, os cursos de férias, que possam aliar as expectativas de ambos.

Provavelmente já devem ter ouvido falar em Minecraft (sim, estamos a falar de jogos!). Trata-se do segundo jogo mais popular do planeta e parte do seu sucesso vem do facto dos jogadores poderem utilizar a programação para criar modificações (mods), tornando a experiência mais interactiva. Na Happy Code, as crianças e adolescentes podem ter o seu primeiro contacto com a ciência da computação aprendendo a programar os seus próprios mods nos cursos de férias.

Os cursos de Minecraft destinam-se a crianças a partir dos 6 anos. Numa fase inicial elas serão introduzidas à linguagem JAVA e vão aprender programação orientada à criação de objetos, como espadas, armaduras e outros itens. Numa fase mais avançada, já com uma idade mínima de 8 anos, os alunos entram no mundo da lógica de programação e criação de mods elaborados, usando conceitos avançados de linguagem Blocky.

Afinal, por que se deve aprender programação?

A programação estimula o raciocínio lógico, abre um leque de oportunidades de actuação futura e será umas das competências essenciais para o quotidiano dos jovens nascidos nos anos 2000.

Se ainda tiverem dúvidas, vejam o vídeo abaixo:

https://youtu.be/nKIu9yen5nc

Outra das opções para aprenderem nas férias enquanto brincam é o curso de YouTuber. Provavelmente o seu filho(a) já se arriscou a fazer vídeos e a partilhar com os amigos através das redes sociais. É inevitável, uma vez que esta geração é assim que se comunica. O importante é oferecer-lhes as ferramentas e os conhecimentos para que o façam de maneira saudável e segura, respeitando a lei e utilizando as “boas maneiras” digitais. Na Happy Code, com o curso de Youtuber, os alunos aprendem conceitos teóricos e realizam actividades práticas como a criação e edição de vídeos, além da construção de um canal na plataforma.

Os cursos de férias têm, por norma, a duração de 15 horas, distribuídas pelos cinco dias da semana, em função da escola/parceria escolhida*. Por serem de curta duração, são uma boa oportunidade para criar nas crianças o interesse pelo mundo da programação e testar a afinidade delas para cursos mais complexos no futuro.

Vejam, na escola/região mais próxima, quais os cursos e vagas disponíveis!

* Existem igualmente cursos de férias com a duração de 30 horas, distribuídos por duas semanas.
Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.