Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Ensino híbrido: 6 oportunidades que pode oferecer às crianças

Ensino híbrido: 6 oportunidades que pode oferecer às crianças

O ensino híbrido é uma metodologia que confere muitos benefícios ao processo de aprendizagem, quando empregada de forma correta. A inserção da tecnologia e a mudança dos papéis de professores e alunos dão às crianças mais protagonismo e autonomia.

O contacto consciente com a tecnologia desde a infância é importante para que a criança aprenda a usá-la de forma positiva. Com este método, a escola contribui para esta aprendizagem e inspira os estudantes a encontrarem conhecimento através da pesquisa e da exploração.

Neste artigo, explicaremos o que é o ensino híbrido e como funciona. Além disso, apresentaremos 6 oportunidades que esta metodologia pode proporcionar. Conheça mais sobre o assunto e boa leitura!

Saiba o que é o ensino híbrido

O ensino híbrido é uma metodologia que aproveita o melhor das modalidades de educação offline e online.

Deste modo, os estudantes passam por diferentes experiências durante as aulas, otimizando o processo de aprendizagem.

No entanto, aplicar esta metodologia não significa apenas acrescentar tecnologias às aulas. Todo o planeamento do ensino é alterado, porque os professores e os alunos devem assumir papéis diferentes no processo de aprendizagem.

Entre os diversos métodos utilizados nesta estratégia, está a sala de aula invertida. O objetivo é incentivar o aluno a estudar o conteúdo com antecedência, através de recursos digitais.

Durante os encontros presenciais, o professor esclarece dúvidas, traz informações complementares e propõe atividades que reforçam o conteúdo aprendido no ambiente online.

Para que o ensino híbrido funcione é preciso considerar se a escola tem a estrutura necessária, se os professores compreenderam o conceito e que tipo de tecnologia será

utilizada. Estes elementos garantem que a metodologia será aplicada de forma eficiente, conferindo benefícios ao processo de aprendizagem.

Conheça 6 oportunidades que este tipo de ensino oferece às crianças

Agora, que sabemos um pouco mais sobre o ensino híbrido, vamos explicar quais são as oportunidades que este tipo de ensino oferece às crianças.

1. Possibilita flexibilidade

Uma das principais vantagens deste modelo é a flexibilidade de ambiente e horário que oferece ao estudante. Deste modo, as crianças conseguem aproveitar o melhor do modelo presencial e o melhor do virtual.

Na sala de aula a criança deverá cumprir as estratégias educacionais propostas pelos professores, melhorando a disciplina e o relacionamento interpessoal. Já no ambiente virtual, ele terá controlo sobre os elementos da rotina de estudos, como o tempo, o local e o ritmo.

2. Confere autonomia à criança Com um processo de aprendizagem flexível, o aluno tem mais autonomia e liberdade para consumir o conteúdo disponível. O objetivo é incentivar a independência nos estudos, criando uma cultura de procura pelo conhecimento.

Esta caraterística será importante durante toda a formação da criança, que aprenderá a procurar conhecimento de forma independente. Além disso, aumentará a sua competência na gestão de tempo, controlando melhor as atividades do dia-a-dia.

Desta forma, o aluno passa a ser protagonista, e não apenas um simples espetador das aulas. Assim sendo, o estudante consegue explorar os temas abordados com maior profundidade e o professor tem uma maior facilidade para identificar quais são as dificuldades de cada um.

3. Aumenta a ligação entre os alunos

As aulas desta metodologia devem ser menos expositivas, dando espaço à participação dos alunos. Desta forma, o relacionamento entre os colegas é incentivado, promovendo uma maior ligação entre todos.

O resultado é um espírito colaborativo e de partilha de informações, sempre com o objetivo de resolver os problemas. Neste ambiente, a ideia é cultivar o conhecimento comum, incentivando a ajuda mútua.

O conhecimento de todos, ao ser partilhado, permite que as dúvidas pertinentes sejam tiradas, otimizando o processo de aprendizagem. Além disso, é uma forma de promover o espírito colaborativo entre os estudantes, que podem trabalhar em conjunto para resolver determinadas atividades.

4. Oferece personalização da aprendizagem

Outra oportunidade relevante oferecida por este modelo é a personalização da aprendizagem. Nos métodos tradicionais, é apresentado muito conteúdo de forma uniforme para todos os estudantes.

Entretanto, cada aluno tem uma bagagem cultural muito grande e diversificada, o que influencia diretamente a absorção dos conteúdos. Assim sendo, o modelo híbrido oferece uma personalização, permitindo que o estudante utilize ferramentas e guie parte do seu estudo.

Os estudantes aprendem de formas diferentes, sendo que uns preferem ouvir, outros escrever, por exemplo.

Neste modelo de ensino, as diferenças são respeitadas e cada aluno pode conduzir o processo de aprendizagem de acordo com as suas necessidades.

5. Proporciona mais qualidade na construção do conhecimento

A instituição de ensino deve disponibilizar os materiais que os alunos terão acesso no ambiente virtual. Como eles entram em contacto com os conteúdos antes de ir para aula, os

alunos ganham o hábito de fazerem constantemente perguntas em relação ao que foi apresentado.

Isto demonstra a importância da autonomia que esta metodologia confere ao ensino, colaborando para a construção do conhecimento com mais qualidade. A criança não fica só à espera do que será ensinado, ela aprende primeiro e depois tira as dúvidas na sala de aula.

Além disso, a oportunidade de aprofundar os conteúdos que mais interessam a cada um enriquecem o processo de ensino.

6. Melhora o aproveitamento das aulas

A instituição direciona os conteúdos que serão vistos no ambiente online. Desta forma, os estudantes conseguem adquirir e reter melhor as informações e tornam-se mais participativos e interessados, fazendo perguntas sobre o que foi estudado em casa.

A melhoria no rendimento escolar também pode ser notada, porque o conhecimento prévio otimiza o tempo e contribui para que as aulas sejam mais dinâmicas. O professor consegue também promover discussões em grupo mais ricas, porque todos os alunos já têm conhecimento do assunto.

Neste artigo, apresentámos algumas oportunidades que o ensino híbrido pode oferecer às crianças. É importante considerar esta metodologia na altura de escolher uma instituição para matricular o seu filho, porque ela oferece benefícios no processo de aprendizagem que podem contribuir para um desenvolvimento ainda mais completo.