Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Entenda a importância da educação digital para as crianças
Entenda a importância da educação digital para as crianças

Entenda a importância da educação digital para as crianças

Quais são as competências de uma pessoa que tem uma boa educação digital? Muitos acreditam que ela está relacionada com o total domínio de todas as tecnologias, mas não é bem assim. Mais do que dominar conhecimentos tecnológicos é preciso ter a literacia digital.

Não basta apenas saber usar os recursos disponíveis, mas há que saber como utilizá-los da melhor forma possível. Essa competência contribui para o desenvolvimento de muitas outras e, por isso, é de extrema importância para as crianças.

Como, actualmente, essa aprendizagem precisa de fazer parte da rotina das crianças, preparámos este artigo para explicar porque isso é tão importante. Nele vai perceber um pouco melhor o conceito de educação digital para crianças, os seus benefícios e de que maneira inseri-la na rotina do seu filho.

O que é educação digital

Muitas vezes o conceito de educação é associado à maior quantidade de conhecimento adquirido. Nesse contexto, há quem acredite que a educação digital consiste em aprender a utilizar os mais diferentes recursos tecnológicos.

De acordo com esse pensamento, uma pessoa bem educada digitalmente seria aquela que conhece os aparelhos tecnológicos, as suas funções, utilidades e que faz o uso deles no seu dia a dia de forma muito activa.

No entanto, não podemos nos esquecer de observar uma segunda face do conceito de educação digital, que seria aquela em que o indivíduo talvez não tenha total domínio dos aparelhos electrónicos. No entanto, sabe como aproveitar as respectivas funções da melhor maneira possível para que respondam às suas necessidades e ainda proporcionar mais aprendizagem.

Portanto, não se trata apenas de dominar a tecnologia, mas de utilizá-la com sabedoria, aproveitar as oportunidades de aprender coisas úteis e relevantes, partilhar informações verídicas e fiáveis, além de perceber que o universo digital não é diferente do mundo real.

Nesse sentido, uma pessoa bem educada é aquela que não se expõe demasiado, mantém a sua privacidade e respeita os demais. Afinal, do outro lado do écran existem pessoas reais, portanto, ética, bom senso e valores precisam de ser preservados no universo digital.

É fundamental entendermos que esses assuntos não pertencem apenas ao mundo dos adultos. Proporcionar educação digital às crianças é de extrema importância uma vez que elas estão inseridas nesse meio, que faz parte da realidade das gerações actuais. Sendo assim, precisam de saber como explorar esse campo da melhor forma possível.

Benefícios da educação digital

Como viu, o facto de uma criança saber usar aparelhos electrónicos e tecnológicos não significa que ela tenha uma boa educação digital. Da mesma forma como instruímos os mais novos a conviver em sociedade, também devem aprender a postura correta no mundo digital e de que maneira aproveitar as oportunidades que ele oferece.

Quando proporcionamos educação digital às crianças, elas desfrutam de diversos benefícios que influenciam a sua vida agora e ajudam a despertar competências que vão depois aproveitar para toda a vida. A seguir, vamos listar alguns para que perceba melhor porque o seu filho precisa dela.

Previne os riscos da Internet

Sabemos que a Internet é uma ferramenta muito útil para trabalho, estudo e comunicação. Ao mesmo tempo, não podemos negar que ela oferece diversos riscos, em especial para as crianças, em função da sua pouca experiência, inocência e ingenuidade.

A educação digital é importante também no sentido de prevenir que os mais novos se exponham a riscos no meio digital. Eles vão aprender os limites de utilização dos recursos tecnológicos, o que pode ou não ser exposto e de que maneira preservar a sua privacidade.

Estimula a aprendizagem

Muitos consideram os telemóveis, tablets e computadores ferramentas para entretenimento. É verdade que eles são aproveitados dessa forma, no entanto, também são grandes facilitadores da aquisição de conhecimento, uma vez que expõem muitas informações e de fácil acesso.

Quando proporcionamos a educação digital às crianças, estimulamos a sua aprendizagem, justamente porque  descobrem como aproveitar os recursos à sua disposição para explorar novos universos. Tudo isso é feito de uma forma mais agradável, pois o meio digital é interessante e interactivo.

Melhora o desempenho escolar

Como já foi dito, o mundo digital facilita o acesso a informações muito diversificadas, então, quando a criança tem contato com elas amplia ainda mais seu campo de saber. Desse modo, aumenta o próprio conhecimento, o que favorece o desempenho escolar.

Isso também acontece pelo estímulo em aprender cada vez mais, o desenvolvimento de um sentido crítico, o despertar do raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, entre outras competências que são aperfeiçoadas.

Promove a socialização

Já dissemos que a Internet também é utilizada como uma forma de comunicação, e as redes sociais são bons exemplos disso. O mundo virtual facilita o contacto entre as pessoas, então, a criança consegue socializar com outras da sua idade, tendo contato com culturas diferentes.

Muitas crianças têm dificuldade para fazer amigos em função da sua timidez. A educação digital ajuda a, aos poucos, terem mais autoconfiança e segurança para interagir. Com o tempo, isso reflecte-se no seu dia a dia favorecendo as relações interpessoais.

Forma cidadãos conscientes

A educação digital para crianças forma cidadãos mais conscientes graças aos diferentes factores que proporciona. O primeiro deles é o despertar do sentido crítico, em função do grande acesso à informação que faz a criança pensar nas coisas que acontecem ao seu redor e nas atitudes das pessoas.

Além disso, descobrem como utilizar correctamente os recursos tecnológicos com o objectivo de desenvolver competências, não apenas como forma de entretenimento. Desse modo, além de utilizarem as ferramentas em seu proveito próprio também podem reflectir sobre o que ainda falta nesse universo e , por que não, promover inovações.

Como promover a educação digital das crianças

As crianças das gerações actuais têm contato, desde muito pequenas, com os recursos tecnológicos, mas na maioria das vezes são aproveitados apenas como uma brincadeira. Porém, os pais podem fazer com que esse momento de entretenimento seja mais proveitoso para a aprendizagem dos mais novos.

Existem, por exemplo, diferentes tipos de jogos e aplicações, muitos com cunho educacional, que podem ser apresentados à criança. Além disso, é interessante acompanharem canais da Internet que trabalhem informação de uma forma lúdica.

Outra excelente alternativa é inscrever a criança em cursos tecnológicos, como aqueles oferecidos pela Happy Code. Existem diversas opções, como desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica, programação, youtuber e programas específicos, como o Roblox e Minecraft, entre muitos outros.

Todos estes cursos são desenvolvidos com base na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Assim, a criança tem contacto com estes campos do saber de uma forma mais interessante, desenvolvendo competências que são essenciais para os desafios do século XXI.

Proporcionar educação digital às crianças não é difícil e pode fazer isso em casa, mas contar com a ajuda de profissionais e bons cursos permitirá que o seu filho tenha um aproveitamento melhor desse saber. Ele vai aperfeiçoar competências que vão fazer com que se torne um cidadão mais consciente e um profissional bem capacitado.

Para que o seu filho se interesse ainda mais pela tecnologia, veja como escolher o curso ideal para ele!

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.