Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Espaço Maker: saiba o que é e como inovar a educação com o espaço

Espaço Maker: saiba o que é e como inovar a educação com o espaço

É possível defini-lo como um local em que um grupo de pessoas tem a liberdade para fazer experiências, partilhar ideias e desenvolver soluções. Hoje em dia, muitas empresas, startups e escolas estão a investir nesse espaço para alcançar um desempenho acima da média.

Neste artigo, destacaremos como este espaço pode ser desenvolvido numa escola e os benefícios que proporciona aos estudantes. Boa leitura!

Saiba como criar o espaço maker

Um bom exemplo da cultura maker é a Campus Party, considerada o principal evento de inovação tecnológica no mundo. A iniciativa reúne jovens que procuram obter mais conhecimento e experiência sobre inovação, empreendedorismo e o mundo digital.

Se uma escola quer explicar aos alunos o que é um espaço maker, pode abordar a organização da Campus Party. Também é necessário ter uma preocupação com o espaço, onde professores e estudantes irão trocar informações e desenvolver projetos.

A recomendação é que o lugar tenha mesas grandes no meio da sala, para criar um ambiente mais interessante para os trabalhos em grupo. Próximo das paredes devem ficar os recursos (papéis, canetas, réguas, etc.) que serão utilizados para a elaboração dos projetos e a exposição dos conteúdos.

Planeamento Transformar a sala de aula num espaço maker requer planeamento e principalmente uma mudança de cultura por parte dos professores. Os docentes têm de estar mais abertos ao diálogo e valorizar a capacidade criativa dos estudantes. Caso contrário, o esforço para estimular a criatividade e o sentido crítico não terá sucesso.

Antes de definir o espaço maker, a escola deve fazer com que os professores e os alunos vejam o local como uma oportunidade de aprender na prática, com base na experiência e no respeito. Ou seja, a hierarquia baseia-se no reconhecimento do domínio do que está a ser feito em vez da autoridade.

Assim, é criada uma relação horizontal entre todos os envolvidos. Este fator faz com que a escola se torne num lugar mais interessante para os alunos, porque eles passam a ter uma participação mais ativa nos projetos realizados.

Para isso, é importante dar prioridade também à empatia, ou seja, à capacidade de uma pessoa compreender como as outras se comportam, o que diminui os conflitos e a queda de produtividade.

Conheça os benefícios proporcionados

O que é o espaço maker? Além de ser um local aberto para novas ideias, é uma ferramenta que proporciona uma série de vantagens aos estudantes. Com a intenção de o ajudar a assimilar os benefícios com facilidade, apresentaremos alguns dos mais importantes para os alunos.

Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico

Não basta apenas ter força de vontade para resolver um determinado problema. É fundamental que haja uma visão crítica da situação enfrentada e uma análise profunda do que pode ser feito para reverter um quadro negativo.

Por exemplo, os utilizadores dos transporte públicos reclamam que ficam muito tempo à espera do autocarro. Uma forma de minimizar esse problema seria através da criação de uma aplicação que informasse os cidadãos dos horários dos transportes e de quando estivessem a chegar ao ponto. A criação dessa app envolveria conhecimentos em linguagem de programação e recursos de geolocalização. Também seria necessário contar com um layout que

facilitasse o uso da ferramenta pelos utilizadores. Para a aplicação ser desenvolvida corretamente, é necessário ter o conhecimento e a criatividade, porque são elementos muito importantes na eliminação de eventuais erros na criação do software.

Aplicar o conhecimento teórico na prática

A preocupação com o meio ambiente é algo cada vez mais presente na vida das pessoas. É comum as escolas abordarem as consequências das más práticas em relação à natureza e as ações com foco na preservação ambiental.

Para o cuidado com a natureza ser devidamente assimilado, vale a pena estimular os estudantes a formar grupos para ir a locais, onde podem ser desenvolvidas iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente, como, por exemplo, o reflorestamento. Desta forma, eles terão consciência de como o conhecimento teórico pode ser aplicado na prática, o que fortalece a aprendizagem.

Promover um maior envolvimento

O professor deixa de ser a única fonte de conhecimento quando se adota o espaço maker. Há uma distribuição do saber através de um diálogo entre os estudantes reunidos para o desenvolvimento de uma nova ideia.

Esta nova forma de se relacionar com a escola proporciona um maior envolvimento, porque os alunos sentem que têm uma participação mais ativa na construção de projetos e na formulação de respostas aos problemas. Já não existe aquela submissão à autoridade do docente, que passa a ter um papel de auxiliar na aprendizagem em vez de impor o conhecimento de forma unilateral.

Melhorar a relação entre professores e alunos

O que é o espaço maker? Uma resposta viável engloba a construção de um espaço para os professores e os alunos estarem mais próximos e mais dispostos a debater ideias. Se esta iniciativa for realizada de forma transparente e com bom senso, um

resultado positivo será a melhoria no relacionamento entre os docentes e os estudantes.

À medida que uma instituição de ensino adota um método de trabalho voltado para a aprendizagem na prática, faz com que os alunos se sintam mais à vontade para expor as ideias sobre o que pode ser realizado para a finalização de um projeto.

Caso o professor tenha uma postura ética e respeite os alunos, o relacionamento será melhor por causa do bom diálogo entre as partes. Os estudantes sentir-se-ão mais à vontade para participar em ações e indicar caminhos para resolver os problemas.

Fomentar o empreendedorismo

O desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de articular ideias é uma forma de a escola incentivar o empreendedorismo, porque proporciona aos alunos o hábito de enfrentar desafios e de pensar em soluções para os superar.

Esta postura é fundamental para qualquer empresário ultrapassar eventuais problemas que apareçam durante a montagem do próprio negócio. Planeamento e criatividade são elementos indispensáveis para conquistar o público e uma posição de destaque no mundo corporativo.

Ao definir o que é o espaço maker de forma consistente, uma instituição de ensino cria um ambiente favorável para se aproximar dos alunos e torná-los parte ativa não apenas da aprendizagem, mas também da construção de novos conhecimentos.