Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / [ Infográfico] Por que razão as escolas devem oferecer atividades extracurriculares

[ Infográfico] Por que razão as escolas devem oferecer atividades extracurriculares

Afinal, o que é a educação? Este conceito pode ter diversas interpretações, mas quando falamos sobre o ensino nas escolas, ele pode ser interpretado como um sinónimo de aprendizagem. Por isso, neste ambiente, temos de preparar os estudantes para o “mundo lá fora”. Neste contexto, entram as disciplinas comuns ao plano curricular oficial e também algumas atividades extracurriculares.

Investir em aulas que não fazem parte do currículo básico da educação pode parecer, à primeira vista, desnecessário. No entanto, quando avaliamos melhor o modo como as crianças e os adolescentes assimilam o conhecimento e paramos para analisar a procura atual do mercado de trabalho, vemos o quão importantes são essas atividades extracurriculares.

Pensando nisto, preparamos um artigo com informações sobre a importância desse tipo de estratégia nas escolas e dicas de atividades que podem complementar o ensino da sua escola, tornando-o muito mais adequado à realidade dos nossos dias. Boa leitura!

O que são atividades extracurriculares?

A educação básica segue as regras ditadas pelo plano curricular oficial do Ministério da Educação. Este plano define diretrizes objetivas que devem ser seguidas pelas escolas a nível nacional e compreende disciplinas comuns como Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Física e Química, entre outras.

Estas são, segundo o documento, as aprendizagens consideradas essenciais. A partir daqui, o aluno sairá do ensino secundário apto para integrar o mercado de trabalho e, quem sabe, fazer os exames nacionais à procura de vagas para entrar no Ensino Superior.

As atividades extracurriculares são, de modo simplificado, disciplinas opcionais que não fazem parte desse plano curricular. Trabalham competências diferentes, como

a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e podem estar ou não relacionadas com o plano curricular oficial.

Qual é a importância deste tipo de aulas para os estudantes?

Como mencionamos no tópico anterior, as atividades extracurriculares não são matérias obrigatórias e nem são tidas como ‘’essenciais’’ no plano curricular oficial. No entanto, são de grande importância para o desenvolvimento psicossocial e emocional dos estudantes.

Com estas atividades, o aluno aprende uma série de competências consideradas fundamentais pelo mercado de trabalho atual. Hoje em dia, os empregadores não procuram apenas os estudantes mais qualificados e com as melhores notas, mas também pessoas com boas capacidades de autoconhecimento, inteligência emocional e raciocínio lógico.

Outra vantagem deste tipo de estratégia é a interligação das atividades extracurriculares com as disciplinas comuns. Por exemplo, estudantes que têm uma melhor noção de espaço podem sair-se muito melhor em disciplinas como a Geometria. Pessoas empáticas assimilam melhor os conceitos de Literatura, e assim por diante. Além de saírem da escola preparados para o mercado competitivo do século XXI e de terem um melhor desempenho escolar, os estudantes que realizam atividades extracurriculares também se tornam mais aptos a conviver em sociedade. Portanto, este tipo de atividades é fundamental para todos os âmbitos da vida dos jovens: pessoal, académico e profissional.

De que forma o ensino de atividades extracurriculares pode ajudar as escolas?

Investir em aulas diferentes também é algo extremamente vantajoso para a escola, tanto para a área administrativa como para os professores que lá dão aulas.

Os estudantes, ao se verem desafiados com atividades diferenciadas, tornam-se muito mais empenhados e interessados, o que diminui o abandono escolar e contribui para a fluidez da aula.

Já a escola em si torna-se numa referência na sua região. Afinal, existem muitos locais com várias escolas, mas poucas estão realmente preocupadas em oferecer novas metodologias e estratégias de ensino que façam de facto a diferença na vida dos seus alunos.

Outra vantagem, muitas vezes deixada de lado, é o fortalecimento das relações entre a família do aluno e a escola. Afinal, muitas destas atividades podem gerar eventos sociais de integração entre as partes, contribuindo para uma educação de qualidade ainda maior devido à participação ativa dos responsáveis no ensino.

Quais são as atividades extracurriculares mais interessantes?

Em seguida, veremos algumas boas opções de atividades que podem fazer toda a diferença no ensino da sua escola, colocando-o acima dos outros como um modelo diferenciador e competitivo. Além disso, estas aulas também contribuem para o bom desempenho dos estudantes. Saiba mais!

Música

Grandes génios da nossa sociedade, como o Albert Einstein, foram também bons músicos. Tocar um instrumento ou até mesmo cantar no tom certo são habilidades fundamentais para exercitar o cérebro, aumentar a perceção em relação aos detalhes e até para nos tornamos seres humanos mais empáticos e sensíveis.

Programação Aprender a programar é, além de muito fácil, uma competência extremamente requisitada pelo mercado de trabalho atual. Portanto, inclui-la numa escola é uma estratégia realmente interessante para formar alunos mais qualificados e trabalhar competências muito importantes, que vão desde a leitura à resolução de problemas.

Dança

Além de libertar o stress, algo que é fundamental para estudantes empenhados nos estudos, a dança ajuda os alunos a se conhecerem melhor. Esta atividade física é também uma boa forma de trabalhar a coordenação motora e até mesmo a noção de espaço.

Robótica

O ensino da robótica é uma ótima forma de motivar os alunos nos seus estudos. Afinal, é uma estratégia diferente e divertida que auxilia no ensino de matérias consideradas difíceis, como a Matemática.

Teatro

Criatividade, memorização, raciocínio lógico, resolução de problemas, habilidade de leitura e interpretação de textos, entre tantos outros. A lista de benefícios que o teatro traz para os alunos é realmente longa. Portanto, esta é uma atividade que não pode faltar numa escola.

Desenhar

O ato de desenhar é uma das atividades mais benéficas para o cérebro. Com ela, o aluno aprende não apenas noções de beleza, formas, cores e sombras, mas a se expressar de formas diferentes. Além disso, o desenho pode interligar-se muito bem com a tecnologia, como vemos no design gráfico e em outras áreas.

Desenvolvimento de jogos

Aprender a desenvolver jogos é uma forma diferente de trabalhar competências importantes no âmbito académico. Com estas aulas, o estudante pode aprender a, por exemplo, contar histórias de maneira mais fluida. Além disso, as competências espaciais e a criatividade são exercitadas nesta atividade extracurricular.

Agora que já conhece algumas das principais atividades extracurriculares e sabe todos os benefícios que este tipo de estratégia pode trazer para os seus alunos e para a própria escola, que tal investir nessas alterações tão benéficas? Comece a planear essas mudanças o quanto antes e observe as vantagens de perto!