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Marketing digital para escolas: de que forma ajuda na captação de alunos?

A instabilidade económica do país e a competitividade caraterística da área educacional, obrigam os gestores escolares a traçarem estratégias para aumentar a captação de alunos. O marketing digital para escolas pode ser uma boa solução, uma vez que potencializa o alcance e aumenta a visibilidade.

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações que uma instituição realiza no ambiente online com o objetivo de promover uma marca, os seus produtos ou serviços e estabelecer relacionamentos. Esta prática é fundamental para tornar a sua escola conhecida na Internet.

Por isso, neste artigo mostraremos os benefícios que o marketing digital traz para as escolas, além de mostrar algumas formas de utilizá-lo. Boa leitura!

Compreenda os benefícios do marketing digital para as escolas

Antes de explicarmos de que forma pode utilizar as estratégias de marketing digital na captação de novos alunos, vamos mostrar alguns benefícios que traz para as escolas. Fique a conhecer os principais!

Fortalecer a presença online

Cada vez mais as pessoas estão a passar as suas ações para o meio digital, portanto, é fundamental estar bem posicionado nesse ambiente. Uma escola que não está presente na Internet praticamente não é reconhecida hoje em dia.

O Google e as redes sociais são canais utilizados pela maioria das pessoas que procuram informações sobre marcas e produtos. O investimento nestas estratégias fará com que a sua escola ganhe destaque no ambiente online, de forma sólida e consistente, o que deve ser valorizado.

Aumentar a visibilidade da instituição

Com as estratégias corretas a serem executadas, mais pessoas vão encontrar a sua instituição de ensino, de modo que a exposição e o poder de influência

aumentarão. O marketing digital é uma forma de divulgar a sua marca de maneira efetiva, trazendo retornos para a escola.

Quanto mais a sua escola for vista, maior será a probabilidade de ser recordada. Portanto, a visibilidade é fundamental nas estratégias de captação de alunos e empreendedorismo, sendo que o marketing digital pode ser o grande aliado neste processo.

Segmentar o público

As estratégias digitais são diferentes dos meios de comunicação tradicionais, porque permitem falar com um público muito específico, que realmente esteja interessado no que tem para oferecer.

Esta segmentação pode ser feita desde o primeiro contacto do interessado com a escola, através de um anúncio nas redes sociais, por exemplo. Isto transforma a experiência do consumidor e gera uma reação positiva no utilizador, que receberá os conteúdos que estão relacionados com o seu interesse e perfil.

Investir por causa do bom custo/benefício

Se comparar os gastos no ambiente online com outras estratégias de captação de alunos, como banners, outdoors ou publicidade nos média tradicionais, verá que o custo/benefício vale a pena. Além da economia, o alcance das campanhas costuma ser maior e mais preciso, trazendo melhores resultados.

Mesmo com baixos orçamentos, é possível colocar a sua publicidade no ar e atrair muitos interessados. É possível alcançar bons resultados mesmo sem nenhum investimento nos média, nas redes sociais ou anúncios pagos, demonstrando a versatilidade e eficiência deste modelo de atração. No entanto, eles não terão tanto impacto quanto as campanhas pagas.

Conheça formas de utilizar o marketing digital na captação de alunos

Agora, vamos conhecer algumas formas de utilizar o marketing digital na captação de alunos. Existem diversas maneiras, mas acreditamos que as apresentadas são as mais eficientes para as escolas. Conheça as nossas sugestões!

Criar campanhas no Google Ads e Facebook Ads

Com as campanhas no Google ou Facebook Ads, a escola pode captar novos alunos ao anunciar para os pais na altura de procurar uma nova instituição ensino para os seus filhos. Este alinhamento é um pouco mais difícil quando é feito com os média tradicionais, como, por exemplo, jornais, rádios e outdoors.

É possível direcionar os anúncios de forma detalhada, de maneira que eles cheguem ao seu público-alvo. Isto também é interessante, porque é uma estratégia mais efetiva e que vai diretamente ao ponto, podendo trazer mais resultados para a instituição.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares que garantem o sucesso na área. A produção de informação relevante pela instituição contribui para a construção de relacionamentos duradouros com os seus interessados, facilitando que no futuro eles se tornem alunos.

O blog é o principal canal desta estratégia, sendo que deve ter conteúdos atualizados e publicados com uma frequência definida. Além disso, é importante fazer uma boa divulgação destes materiais, a qual pode acontecer através das redes sociais, do e-mail marketing e de links patrocinados.

Oferecer conteúdo relevante e de qualidade nas redes sociais

As redes sociais estão presentes no quotidiano da grande maioria das pessoas, por isso, não podem ficar de lado. Boa parte do público-alvo da maioria das instituições de ensino estão nessas plataformas, sendo necessário produzir conteúdos relevantes e de qualidade para esses espaços.

Para ser eficiente é necessário manter um canal ativo, com a publicação constante de conteúdo e com uma linguagem atrativa. Lembre-se de publicar informações que ajudem a solucionar os problemas e tirar as dúvidas aos interessados, porque esta é uma forma de marcar o seu nome de forma positiva.

Fortalecer o relacionamento com os estudantes nos meios digitais

Além de gerar conteúdo e publicidade, é interessante aproveitar o meio digital para interagir com os utilizadores, mantendo um relacionamento eficaz com o público. Este é um excelente canal para comunicar com os estudantes e as famílias, facilitando a fidelização.

Os estudantes e os familiares têm de perceber que a escola está aberta ao diálogo e que se preocupa com os alunos. Os meios digitais oferecem uma ferramenta rápida de resolução de problemas, sendo um canal fundamental para tirar dúvidas, fazer apontamentos e gerar satisfação no consumidor.

Neste artigo, conheceu os benefícios do marketing digital para escolas e algumas formas de aplicar esta estratégia para a captação de alunos. Lembre-se de que é fundamental medir os resultados das ações, porque isso permite a correção de erros no processo criativo e a potencialização dos acertos.