Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / O que fazer para lidar com crianças agitadas?

O que fazer para lidar com crianças agitadas?

Que crianças agitadas têm muita energia acumulada e que é preciso gastá-la não é novidade para ninguém. Mas isso não é necessariamente algo mau, não acha?

Afinal, é na infância que descobrimos muitas coisas à nossa volta e a sede de curiosidade pode ser muito bem-vinda para o desenvolvimento de competências e habilidades nos nossos filhos!

A questão merece uma maior atenção quando a criança agitada não se consegue concentrar em algumas tarefas.

Quando isto acontece, é altura de procurarmos algumas formas de lidar com a agitação e transformar a situação numa oportunidade extra de aprendizagem.

Mas como deve fazer isso? Leia o artigo e descubra como lidar com crianças agitadas!

Transmita um comportamento calmo para a criança agitada

Grande parte do comportamento e das atitudes aprendidas pelas crianças têm como referência as ações dos próprios pais, que desde sempre são exemplos para elas. Além disso, o foco e a concentração são condutas que podem ser aprendidas quando incentivadas de maneira correta.

Ao lidar com uma criança agitada, é importante manter sempre a calma. Ao falar com ela, é fundamental segurar as suas mãos de forma delicada e baixar-se ao nível dos olhos. Em seguida, conversar com calma e com firmeza podem ajudá-la a diminuir toda aquela energia e focar no que é dito ou ensinado.

Evite premiações por mau comportamento

É verdade que, na tentativa de acalmar uma criança agitada, podemos fazer coisas ou tomar atitudes que podem ser uma espécie de premiação por um comportamento que, na verdade, é indesejado.

Para evitar isso, é importante ser firme e não oferecer, por exemplo, rebuçados e doces quando as crianças estão agitadas. Esta atitude pode ensinar-lhes que conseguirão o que querem através daquele comportamento.

A ideia, depois, é orientar de forma clara que a criança pode ter mais benefícios se se comportar de maneira calma e disciplinada.

Sugira brincadeiras e atividades que exijam foco

Como referimos anteriormente, toda a energia acumulada precisa de ser gasta e, diferentemente do que pode parecer, é possível tornar esse momento num de aprendizagem lúdica. Neste sentido, é indicado propor brincadeiras e atividades que exigem foco da criança.

Para isso, não é necessário fazer nenhuma atividade mirabolante. Um simples papel e alguns lápis de cor podem ser o suficiente para entretê-la ao mesmo tempo que exercita a criatividade, seja a desenhar ou escrever — caso ela já consiga fazer este tipo de atividade.

Brincar com plasticina também pode ser uma ótima alternativa para gastar energia e usar a imaginação. Neste caso, a ideia é incentivar a criação de figuras conhecidas para a criança com a plasticina de diferentes cores!

Incentive a prática de atividades físicas

Nada melhor do que fazer atividades físicas para libertar a energia acumulada. Isto porque quando as crianças ficam demasiado tempo sem fazer nada, tendem a ficar agitadas e isso pode refletir-se em todos os tipos de comportamento. Por isso, não deixe de tirar algum tempo para incentivar atividades físicas e, por que não, participar em algumas brincadeiras com os seus filhos.

Lembre-se também de que, ao se exercitarem, as crianças adquirem competências motoras e estratégicas. Tenha atenção ao horário em que esses exercícios são realizados, porque se for muito próximo à hora de dormir, podem causar o efeito contrário e dificultar o sono.

Lidar com uma criança agitada pode ser uma tarefa que, ao princípio, pareça bastante difícil. No entanto, com cuidado e paciência, é possível canalizar toda essa energia para a aprendizagem e até mesmo aproximar-se ainda mais dela.

Compreender o comportamento e tomar as atitudes corretas são fatores essenciais para evitar que a agitação atrapalhe o dia-a-dia.