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O que são inteligências múltiplas e como desenvolvê-las nas crianças

Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Ludwig van Beethoven, Jane Austen… O que têm estes nomes em comum, além de serem alguns dos maiores génios da humanidade?

Cada um deles é reconhecido na sua área de conhecimento, o que nos ajuda a compreender como funcionam as inteligências múltiplas, aspeto que precisa de ser considerado na educação como um todo.

Neste artigo, abordaremos este assunto, além de explicarmos como desenvolver competências e habilidades. Também referimos que as diferenças, neste contexto, são normais e contribuem para uma sociedade mais diversificada. Boa leitura!

 

O que são inteligências múltiplas e como se relacionam?

Foi em 1980 que, pela primeira vez, o mundo ouviu falar sobre inteligências múltiplas. O responsável por criar a teoria relacionada com o assunto foi o cientista norte-americano Howard Gardner.

Por estar relacionado com o campo da psicologia e neurologia, o investigador estudou as descobertas de Jean Piaget e, com o seu conhecimento sobre música e artes, supôs que as noções em relação às aptidões intelectuais humanas eram consideradas parciais e insuficientes.

Gardner identificou que a metodologia para determinar a inteligência humana pelo QI era restrita e usou como base o conhecimento de que a genialidade é mais específica que generalista. E o que significa isto? As pessoas podem ter competências em diferentes áreas.

Por isso, podemos dizer que as inteligências múltiplas são constituídas por competências que compreendem diferentes campos do conhecimento. Assim sendo, elas dividem-se em 8 tipos, os quais explicaremos melhor a seguir.

Mas como se relacionam? Embora as capacidades sejam independentes, raramente funcionam de forma isolada. Além disso, o seu desenvolvimento depende da educação recebida e das oportunidades encontradas.

Desta forma, a pessoa tem potencial para diversos talentos. A ideia das inteligências múltiplas é justamente ter em consideração as diferentes possibilidades e trabalhá-las desde a infância.

Quais são as inteligências múltiplas?

Como foi referido, as inteligências múltiplas podem ser divididas em oito, segundo Howard Gardner. Elas apresentam-se como:

Linguística

A inteligência linguística refere-se à capacidade oral e de expressão do ser humano, tendo como base a escrita, mas também os próprios gestos. Também abrange as diferentes formas de análise e interpretação de ideias e informações.

Portanto, as pessoas que têm esta inteligência costumam ser bons comunicadores e oradores, tendo facilidade na aprendizagem, por exemplo, de outras línguas. Afinal, o seu processo de aprendizagem está intimamente relacionado com a linguagem e com as palavras.

Lógico-matemática

Por sua vez, temos a inteligência lógico-matemática voltada para conclusões baseadas na razão. Assim sendo, está relacionada com a capacidade de resolução de equações e de provas.

A sua base está assente no pensamento lógico, nos cálculos, na deteção de padrões e na resolução de problemas. Há uma forte ligação com os números. Durante muito tempo, este foi o principal modelo utilizado na medição de inteligência de uma pessoa, através do teste QI.

Espacial-visual

As pessoas com inteligência espacial-visual têm como principal caraterística a criatividade e as competências relacionas com as artes visuais. Esta inteligência tem uma forte ligação com a capacidade de elaboração de espaços complexos dentro da mente e manipulação de perspetiva.

O interessante é que a pessoa consegue ver visualmente os seus projetos, antes mesmo de colocá-los no papel, permitindo que compreendam melhor as informações gráficas.

Corporal-cinestésica

No campo corporal-cinestésico, a competência está relacionada com a capacidade motora das pessoas, com destaque para atividades atléticas. Neste contexto, o corpo é a ferramenta para expressar sentimentos.

O controlo dos movimentos, equilíbrio, coordenação e expressão através do corpo são os principais atributos de quem tem este tipo de inteligência. Neste caso, a facilidade de aprendizagem está relacionada com a experiência física, o movimento, as sensações e também os toques.

Interpessoal

A inteligência interpessoal está relacionada com a facilidade de interpretação de expressões, mesmo as mais subtis. As pessoas que têm esta competência mais desenvolvida são capazes de reconhecer e compreender os sentimentos, as motivações e as intenções do outro.

Desta forma, está bastante próxima à capacidade de relacionamento com diversos tipos de pessoas, mesmo em momentos delicados. A sua aprendizagem está relacionada com o contacto humano, trabalho em grupo e comunicação.

Intrapessoal

A inteligência intrapessoal refere-se a um nível de autoconhecimento elevado. Assim, pessoas com esta competência compreendem as suas emoções mais enraizadas no seu íntimo, assim como têm clareza sobre os seus valores, as suas ideais e motivações.

Um dos segredos deste tipo de inteligência é que é um fator diferenciador para o desenvolvimento de outras capacidades. Através dela, a pessoa consegue focar em atividades nas quais tem um maior domínio, sem deixar de lado os seus pontos de melhoria.

Naturalística

No princípio, esta inteligência não estava presente no estudo de Gardner, mas ele optou por incluí-la por se tratar de algo essencial para o futuro da humanidade e do planeta.

Esta inteligência está ligada às competências humanas relacionadas com a vida e com a natureza. As pessoas que têm esta caraterística têm facilidade em identificar animais, plantas e os benefícios proporcionados por eles. Neste contexto, há uma forte ligação entre a pessoa e o meio ambiente.

Musical

A inteligência musical é considerada a de mais fácil identificação. Está relacionada com a sensibilidade da pessoa em reconhecer notas musicais, independentemente de onde venham.

Por isso, as pessoas com esta inteligência conseguem reproduzir, mas também criar melodias. Assim, reconhecem facilmente padrões tonais e ritmos.

 

De que forma as inteligências múltiplas podem ser desenvolvidas nas crianças?

A teoria das inteligências múltiplas rompem com o conceito antigo de que a capacidade de uma pessoa poderia ser medida apenas através do teste de QI, que ficava restrito ao raciocínio lógico.

O facto é que existem diversos tipos de inteligência, que podem ser desenvolvidos. A seguir, apresentaremos algumas formas de fazer com que as crianças aprendam diferentes competências!

Trabalhe o raciocínio lógico

Uma das formas de potencializar o conhecimento lógico é trabalhar com o desenvolvimento de atividades estratégicas e soluções para problemas. A aprendizagem de programação, por exemplo, é algo que trabalha com o raciocínio matemático-lógico.

Para exercitar este tipo de inteligência, a criança terá que operar problemas e desafios até chegar a um resultado correto. Portanto, é interessante introduzir este tipo de conhecimento ainda nos seus primeiros anos, para que a aprendizagem seja aperfeiçoada ao longo do tempo.

Use a leitura

A leitura ajuda no desenvolvimento da linguagem, mas também estimula a criatividade e empatia. Ao ler, a criança melhora as suas capacidades linguísticas, mas também musicais, porque estará exposta a sons e expressões dos personagens.

Dependendo das atividades relacionadas com a leitura, como a interpretação dos textos, é possível também melhorar a inteligência corporal, auxiliando, desta forma, a criança a exercitar aspetos múltiplos de conhecimento.

Aplique a tecnologia corretamente

A tecnologia, quando é bem utilizada, pode levar ao aperfeiçoamento de diferentes competências. Atualmente, existem jogos e atividades que permitem desenvolver competências visuais, mas também lógicas, linguísticas e musicais.

Portanto, o ideal é que a criança seja exposta a estas atividades e seja acompanhada por adultos, que saberão identificar o que, de facto, é saudável e favorável para o seu enriquecimento intelectual.

De modo geral, estas ações devem ser trabalhadas em grupos para o desenvolvimento da inteligência interpessoal. Quando as crianças são codependentes dos colegas, torna-se mais fácil criar empatia pelo outro e compreender as ações de cada um.

Ao trabalhar as inteligências múltiplas, a criança não só passa a conhecer melhor o mundo, mas também a ter mais facilidade nos processos de assimilação das matérias tradicionais, ajudando a educação como um todo.

Não só as informações são assimiladas com uma maior facilidade, como também as crianças passam a ter uma maior capacidade crítica e de autoconhecimento, sabendo quais são pontos que precisam de ser melhorados.

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