Todas as nossas atividades podem ser presenciais ou online. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Qual é o papel dos jogos digitais na educação infantil?

Qual é o papel dos jogos digitais na educação infantil?

As instituições de ensino não podem ignorar os hábitos dos alunos, caso queiram ser atrativas e promover uma aprendizagem de alto nível. Não acompanhar as principais tendências do momento é um erro grave e que deve ser evitado ao máximo.

Pensando nisto, destacaremos, neste artigo, algumas vantagens de utilizar os jogos na sala de aula e exemplos desses recursos que captam a atenção dos alunos. Fique a conhecer!

Conheça os benefícios dos jogos digitais na educação infantil

Existem várias vantagens que os jogos proporcionam às crianças. Para compreendê-las melhor, vamos abordar neste momento algumas delas. Boa leitura!

Aumento do envolvimento

Qual é o estudante que não gosta de se divertir com um jogo digital? À medida que a escola se aproxima da rotina das crianças, maiores serão as chances de elas interagirem com o que está a ser explicado pelo professor.

Os jogos digitais na educação infantil proporcionam um maior envolvimento com o conteúdo das disciplinas, porque possibilitam uma maior identificação do aluno com o que está a ser ensinado.

Se esta tendência for devidamente explorada pela escola, os estudantes e os pais ficarão mais envolvidos com a proposta pedagógica, o que contribuirá para manter a harmonia entre a escola, o estudante e a família.

Retenção da informação com mais facilidade Ao tornar a aprendizagem mais próxima do dia-a-dia do aluno, a escola oferece um ensino que favorece a retenção do conhecimento com mais praticidade e rapidez. Isto acontece porque a criança visualiza o que está a ser abordado com clareza.

Este fator faz com que os jogos digitais na educação infantil sejam importantes para o conteúdo na sala de aula ser apresentado de forma atrativa. Hoje em dia, é vital que as escolas utilizem a tecnologia para aperfeiçoar a apresentação dos conteúdos. Caso contrário, terão mais dificuldades em promover a retenção do conhecimento pelos alunos.

Estímulo ao raciocínio lógico Os jogos apresentam desafios que estimulam bastante os alunos a resolver problemas. Por outras palavras, fazem com que as crianças tenham mais vontade de raciocinar para encontrar a melhor resposta a um problema.

Utilizar a lógica para a resolução de uma tarefa é um bom caminho para o aluno pensar de forma mais organizada. Isto não contribui apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para o crescimento pessoal.

Neste caso, a criança passa a reconhecer como é importante ter organização ao fazer qualquer atividade, como se preparar para ir para a escola, respeitar as regras de casa, obedecer aos pais, etc.

Tomada de decisão mais rápida

Dependendo do jogo utilizado, o aluno é estimulado a optar por uma ação em poucos segundos. Desta forma, ele percebe que é fundamental, em alguns momentos, tomar decisões rápidas para resolver uma situação relativamente complicada.

Ao adotar este hábito, a criança terá mais condições de decidir o que deve fazer em poucos segundos com uma maior autonomia. Fazer com que os estudantes

tenham esta capacidade é uma das grandes contribuições dos jogos digitais na educação infantil.

Pensar de forma lógica e rápida é uma alternativa interessante para reforçar o autoconhecimento e a autoconfiança. Estas duas caraterísticas são imprescindíveis para os alunos estarem mais motivados a adquirir conhecimento e a viver novas experiências.

Fortalecimento do trabalho em equipa

Promover o trabalho em equipa também é um dos benefícios dos jogos digitais na educação infantil. Alguns jogos podem envolver duas ou mais equipas para vencer um determinado desafio.

Esta iniciativa promove o diálogo e a interação entre os alunos, que têm de pensar juntos nas estratégias para vencer os rivais. Outro ponto positivo é o aumento da sociabilidade porque as crianças passam a conversar mais com os colegas de turma por causa dos jogos.

Se a competição for promovida de forma saudável, os alunos e os professores ficam a ganhar. Afinal, a medida torna a aprendizagem mais atrativa e proporciona às crianças uma melhor compreensão do conteúdo.

Dar prioridade à interdisciplinaridade

A aprendizagem torna-se mais rica com os jogos digitais na educação infantil, porque é possível trabalhar melhor com a interdisciplinaridade na sala de aula. Ou seja, os jogos propiciam aos alunos a oportunidade de testar conhecimentos em mais de uma área.

Por exemplo, um jogo pode exigir que o estudante, de acordo com as tarefas, faça contas simples e resolva palavras-cruzadas que exigem um conhecimento de aspetos marcantes da natureza (clima, fauna, flora, etc.).

Ao apresentar esta diversidade de conteúdos nos jogos, a escola promove um ensino interdisciplinar e mostra de que forma o conhecimento pode ser útil para o dia-a-dia dos alunos. Esta postura é fundamental para envolver e motivar as crianças.

Conheça exemplos de jogos digitais adotados por escolas Utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino é muito simples. Atualmente, há várias opções para aperfeiçoar o ensino. Os jogos digitais na educação infantil são bastante adotados pela Happy Code, um dos maiores sistemas de ensino de programação, maker e robótica, que tem como objetivo promover o ensino através da tecnologia. As instituições de ensino devem adotar práticas que estimulem as crianças a frequentar a sala de aula, a desenvolver o sentido crítico e a exercitar o raciocínio lógico.

0 commentaires

Laisser un commentaire: