Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Quando dar o primeiro telemóvel ao meu filho?
Quando dar o primeiro telemóvel ao meu filho?

Quando dar o primeiro telemóvel ao meu filho?

Muitos pais procuram apoio e algo que os guie na educação digital dos seus filhos, pois todos sabemos que as dúvidas surgem diariamente. Uma das principais dúvidas é sobre qual será o momento certo para oferecer aos mais pequenos o seu primeiro telemóvel/tablet.

A resposta não é fácil, pois não há uma idade mínima ou um momento adequado. O mais importante é que os pais avaliem fatores como:

  1. a maturidade da criança;
  2. a disponibilidade que terão para monitorizar o conteúdo a que acedem e que é publicado pelo menor (o que poderá ocorrer através das ferramentas de controle parental), tendo em vista que serão responsáveis também pelos passos do filho(a) no mundo online; e
  3. a real necessidade dele(a) ter um telemóvel/tablet.

Se a pessoa responsável estiver convencida de que é o momento certo para presentear o menor com um aparelho electrónico, é importante que sejam imposto limites no seu uso, pois a maioria das crianças usam estes equipamentos para brincar com jogos na internet; a maioria das escolas não permitem que os seus alunos usem estes aparelhos; e o uso em excesso de tais aparelhos pode prejudicar a saúde dos mais jovens (assim como dos adultos), conforme já foi analisado em pesquisas.

DICA DE OURO

Investirem em conversas frequentes com o vosso filho(a), para conhecerem os seus passos virtuais e o(a) alertarem sobre os riscos da internet, principalmente em relação à exposição de informações e ao aparente anonimato gerado por este meio, é uma excelente forma de o(a) educarem digitalmente.

NÃO HESITEM!

Os pais são os principais influenciadores dos seus filho(a)s e, portanto, é aconselhável que não deixem de passar momentos com ele(a)s ou lhes dê a devida atenção, tanto no meio digital como no mundo real.

SABIAM?

A Nethics Educação Digital elaborou uma espécie de “contratos de brincar”, em que de um lado os pais concedem um telemóvel aos filhos e, de outro, o menor, se compromete a utilizá-lo com responsabilidade, cumprindo com os seus respectivos deveres e responsabilidade no mundo online e offline? Este conteúdo está disponível em Contrato Telemóvel Menina e Contrato telemóvel Menino.