Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Saiba como criar campanhas de captação de alunos

Saiba como criar campanhas de captação de alunos

Atualmente, um dos grandes desafios da área educacional está na forte concorrência por novos estudantes. Por isso, é importante saber como criar

campanhas de captação de alunos eficientes, que permitam a manutenção da relevância da instituição no mercado.

O processo de captação de alunos é fundamental em qualquer escola. Deixar de dar a atenção necessária ao assunto é um erro gravíssimo, que pode comprometer o funcionamento da escola e a qualidade do ensino.

Algumas estratégias têm resultados positivos e ajudam a diferenciar a instituição das restantes. Neste sentido, o planeamento torna-se crucial e evita que a escola passe por momentos de dificuldades durante imprevistos, tendo uma boa retenção de alunos e capacidade de atrair novos estudantes.

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas valiosas para a realização de campanhas de captação de alunos. Boa leitura!

Defina e conheça o público-alvo que deseja alcançar

A definição do público-alvo é vital para o sucesso de qualquer empresa. E isso também se aplica à realidade das escolas. Quando este critério não é bem definido, é gasto muito dinheiro de forma errada e é desperdiçado tempo em ações ineficientes.

É imprescindível conhecer as caraterísticas principais do público-alvo, por exemplo, saber onde se encontra, quais são os canais de comunicação que mais utiliza e de que forma o consegue agradar. Quanto mais informações forem reunidas, mais eficientes serão as campanhas realizadas.

Estabeleça metas e funções claras

As metas têm de definir as atitudes que devem ser tomadas para alcançar o que se deseja. Além disso, precisam de ser realistas, porque, se forem inatingíveis, serão um motivo de desmotivação para as equipas envolvidas.

Após a definição das metas, é necessário que haja uma distribuição clara das funções de cada setor no processo de captação. Quando não há ninguém responsável por uma determinada atividade, é provável que ela fique esquecida e não seja realizada.

Por isso, é importante especificar o papel de cada setor. O marketing pode ficar responsável pelas estratégias online; a secretaria, pelo atendimento dos interessados e já o setor financeiro, pela facilitação da matrícula, por exemplo.

Esta divisão demonstra a importância de cada um no processo, sendo que o não cumprimento de uma determinada função pode provocar a perda de um novo aluno.

Invista em marketing digital

O marketing digital trata-se do conjunto de ações no ambiente online com o objetivo de consolidar uma marca, promover um produto ou serviço. Se for bem realizado, a escola tornar-se-á conhecida na Internet.

As redes sociais são fundamentais neste processo, porque têm um grande alcance e são utilizadas pela maioria da população. Para que as estratégias sejam mais eficientes, é importante compreender de que forma o seu público-alvo se comporta nesse ambiente. Assim, é possível investir nas redes corretas e ter uma comunicação mais adequada.

Porém, o marketing digital não trabalha apenas com as redes sociais. Podem ser realizadas uma série de ações na Internet e ajudar no aumento das matrículas de uma instituição. Conheça algumas delas:

· Links patrocinados.

· E-mail marketing.

· Inbound marketing.

· Website institucional.

· Blog.

Pense em ações offline

A Internet é um excelente ambiente para encontrar o seu público-alvo, mas não deve ser a única estratégia empregada. É preciso criar campanhas offline para alcançar outras pessoas ou as mesmas, mas de forma diferente.

Uma boa sugestão é utilizar os resultados positivos da escola em materiais de divulgação. É uma forma de demonstrar a qualidade do ensino e outras caraterísticas de destaque da instituição. Divulgar informações sobre assuntos que os pais ou responsáveis valorizam também é uma opção. Vamos ver algumas formas de divulgação!

Média impressa

Materiais como panfletos e banners podem ser utilizados para mostrar os índices de aprovação nos exames nacionais e outras informações relevantes. Locais de realização de provas são uma boa opção para a entrega deste material informativo.

Outdoors

Os outdoors são utilizados por várias escolas e ajudam a manter o nome da instituição em destaque. A divulgação dos resultados da escola e a exposição das qualidades da estrutura e do ensino ajudam a dar mais força aos anúncios.

Eventos abertos

A realização de eventos abertos para a comunidade também contribui para atrair mais público. Nesses eventos, a escola deve fazer uma divulgação exaustiva, convidando vizinhos, amigos dos alunos e outros potenciais interessados. É uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento dos estudantes, as atividades extracurriculares oferecidas e a forma de trabalho da instituição.

Foque na retenção de alunos

Não é inteligente investir na captação de alunos sem dar importância à retenção dos que já estão matriculados. É preciso criar estratégias de fidelização que garantam a satisfação dos pais ou responsáveis e a manutenção dos seus filhos na instituição.

Os índices de fidelização demonstram a qualidade do ensino e fortalecem a imagem da escola. Quando a retenção dos alunos é alta, esse número até pode ser utilizado como publicidade.

Para conseguir isso, é importante dar atenção ao relacionamento com famílias e alunos e investir na comunicação com os pais ou responsáveis e na divulgação das atividades realizadas. Além disso, é relevante inovar e procurar a qualificação constante dos professores. Estas atitudes ajudam a manter a satisfação com o ensino e estimulam os estudantes a se matricularem de novo.

Simplifique os processos de matrícula

Se a família chegou até ao processo de matrícula é porque as estratégias de captação foram eficientes. Contudo, o atendimento tem de manter a qualidade, demonstrando que o interesse no aluno não diminui e que a escola está disposta a trabalhar em conjunto com os pais ou responsáveis.

Portanto, facilite a matrícula e não coloque problemas desnecessários que possam fazer o aluno mudar de ideias. Procure um atendimento rápido e que saiba lidar com as dificuldades que possam existir durante esta etapa.

Estas são algumas dicas para a realização de campanhas de captação de alunos que podem melhorar os resultados da sua escola. A definição do público-alvo permite que as restantes estratégias sejam feitas de forma mais eficiente, alcançando os

potenciais novos estudantes e as suas famílias com uma linguagem adequada e no ambiente correto.