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Uma revolução no ensino: descubra as metodologias ativas de aprendizagem

Numa sala de aula tradicional, a disposição da turma é quase como a de um teatro. À frente, vemos o professor numa posição de poder e autoridade. Enquanto isso, os estudantes assistem à aula como espetadores passivos, com pouca participação no processo educativo. Por isso, as metodologias ativas de aprendizagem são uma verdadeira revolução no ensino.

Compreender estas abordagens é fundamental para as escolas em vários sentidos. Em primeiro lugar, na possibilidade de oferecer um ensino de qualidade e realmente igualitário a todos os estudantes. Em segundo, em relação ao facto de que investir nestes métodos é um incrível fator diferenciador competitivo, que demonstra interesse em várias mudanças e avanços.

Afinal, o que são as metodologias ativas de aprendizagem? Como funcionam e quais são os seus principais benefícios para a educação? A seguir, explicaremos melhor este assunto e tiraremos as principais dúvidas sobre este tema tão importante. Boa leitura!

O que são as metodologias ativas de aprendizagem? A transformação do ensino obtida com estas metodologias dá-se, principalmente, por causa da mudança no protagonismo na sala de aula. Com abordagens inovadoras e diferentes, o aluno coloca-se numa posição mais ativa, sendo ele mesmo o condutor do seu próprio conhecimento (em conjunto, obviamente, com os seus colegas de turma).

Quais são as técnicas que podem ser utilizadas numa escola?

Agora que já conhecemos o modo de funcionamento das metodologias ativas de aprendizagem, o que acha discutirmos algumas estratégias e conceitos-chave que fazem parte deste contexto? A seguir, conheça aquilo que não pode ser deixado de lado na altura de investir nesta nova abordagem.

Ludicidade

O conceito de ludicidade envolve a habilidade de propor atividades diferenciadas (como brincadeiras) que promovam a aprendizagem simultânea. Esta estratégia, muito utilizada em metodologias ativas, permite que o conhecimento seja absorvido de forma diferenciada e contribui para o envolvimento de estudantes de todas as idades.

Maior envolvimento do aluno

Um dos pilares destas metodologias é o protagonismo dos estudantes. Eles são os verdadeiros senhores da sua própria aprendizagem. Neste contexto, o professor atua como um guia para que isso se torne possível. Esta é uma relação muito mais igualitária e justa para todos os envolvidos.

Leituras e debates

A leitura e a promoção de debates são fundamentais para caraterizar a aprendizagem ativa. Através do debate, é possível desenvolver competências fundamentais para a vida, como a oratória e a empatia (obtida através do respeito à pluralidade de ideias). Além disso, a aprendizagem torna-se muito mais dinâmica com este tipo de abordagem.

Estudos de caso e trabalhos práticos

No ensino tradicional, aprendemos através de coisas que já foram feitas em algum momento no passado. Por isso, uma boa forma de trazer este conceito e ainda diversificá-lo é utilizar estudos de caso, interpretá-los e, posteriormente, realizar o teste e os trabalhos práticos que envolvam aquela questão.

Viagens de estudo

Outra forma muito dinâmica de aprender é promover a realização de viagens de estudo no ambiente escolar. Podem ocorrer tanto em diversos passeios (museus,

parques e várias outras opções) como no próprio edifício da escola. Qualquer lugar é válido para obter informações e analisá-las de forma crítica.

Jogos e brincadeiras

Ainda sobre o conceito de ludicidade, a utilização de jogos e brincadeiras é extremamente importante, especialmente para as crianças menores. No entanto, também podem ser utilizados com sucesso em turmas mais maduras, que também beneficiam com esta abordagem e se tornam mais envolvidas no ensino.

Estudos em grupo

Estudar em grupo é uma prática benéfica para todos. Afinal, é possível obter diferentes visões sobre o mesmo assunto e, a partir daí, discutir as melhores opções para resolver as mesmas questões utilizando várias estratégias. Além disso, muitas competências socioemocionais são desenvolvidas através do trabalho em equipa.

Utilização da tecnologia

Por fim, uma das caraterísticas fundamentais das metodologias ativas de aprendizagem é a utilização frequente da tecnologia. Antes era vista como uma vilã, agora é parte fundamental de todo o processo educacional, preparando o aluno para o mercado de trabalho e para a vida no século XXI.

Quais são as vantagens das metodologias ativas de aprendizagem?

Interessante, não é? Mas, afinal, quais são os benefícios de aplicar estas estratégias no dia-a-dia escolar? A seguir, apresentaremos algumas das principais vantagens das metodologias ativas para os estudantes e para a instituição de ensino.

Protagonismo do aluno

Como referimos várias vezes ao longo deste artigo, o protagonismo do aluno é um dos pilares das metodologias ativas de aprendizagem. Com ele, o estudante controla o modo como aprende e pode facilmente utilizar diversos métodos para compreender o mesmo conteúdo e fixá-lo de forma muito mais eficiente.

Melhoria do envolvimento e motivação

A diversificação do ensino, afastando-se do ensino tradicional rígido ao qual estamos acostumados, deixa a turma muito mais envolvida e participativa, além de interessada na aprendizagem dos conteúdos que são tratados. A associação com situações do dia-a-dia, por exemplo, torna os temas muito mais interessantes.

Desenvolvimento da autonomia

Com o protagonismo em foco, os alunos tornam-se livres para desenvolver uma caraterística muito importante: a autonomia. Este ponto é fundamental e representa a porta aberta para que a pessoa desenvolva outras competências essenciais para o século XXI.

Fortalecimento da autoestima e autoconfiança

Algumas das competências importantes para a vida no século atual (e, consequentemente, para uma boa colocação no mercado de trabalho, no futuro) são a autoestima e a autoconfiança. Além de caminharem juntas, estas caraterísticas são importantes para que o estudante confie em si mesmo e, com isso, possa desenvolver todo o seu potencial.

Desenvolvimento de competências importantes

Além destas, muitas outras habilidades e competências são desenvolvidas com a utilização destas abordagens. Entre elas, podemos referir a criatividade, o respeito, o autoconhecimento, a paciência, a persistência, etc. Com isso, a qualificação dos estudantes torna-se muito mais abrangente e completa.

Fator diferenciador competitivo

Por fim, podemos referir uma vantagem incrível para a instituição de ensino: a existência de um fator diferenciador competitivo. Muitas escolas têm medo do novo e insistem na execução de abordagens rígidas e que têm pouco em comum com o mundo em que vivemos. Por isso, investir em inovação é sinónimo de destaque e de referência no segmento.

Como referimos, as metodologias ativas de aprendizagem fazem parte de uma abordagem completamente diferente da qual estamos habituados. Com ela, é possível fazer com que todos os alunos aprendam ao seu próprio ritmo e de forma autónoma, contando apenas com a ajuda do professor e dos colegas. Este tipo de abordagem é revolucionária e traz uma roupagem completamente nova ao ensino!

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