Skip to content

Parcerias com Municípios

Cada vez mais os municípios ganham competências a nível da educação e do futuro das suas crianças. A Happy Code é o braço de ensino tecnológico com soluções completas e adaptadas.

A Happy Code nos Municípios

Desde a sua fundação, a Happy Code teve por missão formar Pensadores e Criadores do Futuro. No início fizé-lo de uma forma mais pequena, nos nossos espaços em diversos pontos do país. Mas rapidamente percebemos algo simples: só é possível contribuir para formar Pensadores e Criadores do Futuro, se o fizermos em conjunto com o setor educativo, privado e público.

Desta forma desde há vários anos a Happy Code implementa programas educativos em vários municípios, em agrupamentos e escolas públicas, sendo eles programas curriculares em áreas de tecnologia, extracurriculares, ou programas de férias escolares, sempre com uma atenção especial às necessidades, temáticas prioritárias e abordagem educativa de cada escola.

O que oferecemos aos Municípios

Uma Metodologia de Ensino Única e Inovadora

A metodologia LET da Happy Code é única no mundo, inspirado nas melhores práticas mundiais em termos de desafio à criação, atitude empreendedora, cidadania digital e design thinking. Aprendizagem de Programação e Tecnologia como Ferramenta de pensamento, e não como uma Finalidade por si só.

Um Currículo Completo de Tecnologia Adaptado às Aprendizagens Essenciais

Na Happy Code temos muito mais do que cursos de programação. O programa pedagógico Happy Code fundiona na interseção da tecnologia, empreendedorismo, e consciência social, e que é aplicado de diferentes formas, em programas curriculares, extracurriculares, programas de férias ou hackathons, dos 4 aos 18 anos.

Projetos e Missões focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A tecnologia deve ser usada para o bem, e motivar os alunos que a aprendem a criar soluções para melhorar o mundo. Por essa razão todas as missões do programa Happy Code estão relacionadas com os ODS das Nações Unidas.

Interdisciplinaridade no ensino através da Tecnologia

O método Happy Code promove a nível curricular projetos e missões em que  aprendizagens de outras disciplinas trabalhadas em projetos de tecnologia, desenvolvendo a curiosidade nas temáticas.

Impacto Social Comprovado em Estudo Quantitativo

O método Happy Code foi testado num estudo científico envolvendo mais de 400 alunos em regime curricular de escolas públicas, comprovando um impacto social fortíssimo nos domínios relacionados com os 4 C’s.

Integração com Projetos Nacionais e Internacionais

A Happy Code implementa em Portugal vários programas e concursos nacionais e internacionais, quer em exclusivo quer em parceria, os quais são incluídos nos programas pedagógicos. Destacam-se aqui os programas Technovation Girls, APPlica-te ou DXC Code Challenge.

Programas de Capacitação de Professores

Na implementação de programas pedagógicos Happy Code, é dada uma especial importância à capacitação de professores para o ensino de tecnologia, em formações acreditadas.

Modelos de Implementação Adaptados

Cada projeto educativo é diferente, com necessidades e pontos de partida diferentes. Todos os programas pedagógicos Happy Code têm a possibilidade de se adaptar a cada escola ou objetivo. Somos por isso um “alfaiate na pedagogia tecnológica”.

Solução Chave-na-Mão Sustentável

As aprendizagens levam tempo a consolidar, e por isso a nossa abordagem é sempre a de criar programas pedagógicos sustentáveis, com a possibilidade de longa duração, simples de implementar e que estejam adaptados às condições de cada agrupamento ou escola.

Quais os Tipos de Parceria Existentes com Municípios

Programas Curriculares ou de Oferta de Escola

A Happy Code oferece vários municípios do país, programas curriculares em tecnologia, empreendedorismo e sensibilização social, 100% alinhados com as aprendizagens essenciais, do pré-escolar até ao 12º ano. Temos modelos de implementação diferenciados e adaptados às necessidades de qualquer município e escola pública.

Programas Extracurriculares

Os programas extracurriculares da Happy Code, ideais para várias idades do pré-escolar até aos alunos do ensino secundário, são implementados em diversos municípios, em benefício dos munícipes, em diferentes modelos, incluindo em bibliotecas municipais. Todas as semanas centenas de alunos passam pelos nossos programas extracurriculares públicos.

Campos de Férias Tecnológicos

Durante as férias escolares, a Happy Code associa-se com muitos municípios no país, implementando programas de férias tecnológicos em bibliotecas municipais ou outros espaços públicos, quer através da implementação de bootcamps toda a semana, quer através de programas mais curtos e adaptados às temáticas pretendidas.

Back To Top