Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / Formando cidadãos na era digital

Formando cidadãos na era digital

Nunca houve um melhor momento para se ser um jovem cidadão do que agora!
A cidadania digital é hoje um dos tópicos mais interessantes da educação. À medida que a tecnologia proliferou na sociedade, as questões sobre as formas corretas de usar essa tecnologia também surgiram. Muitas vezes, essas questões surgem como resposta a perigos percebidos ou comportamentos inapropriados – roubo de identidade, cyberbullying, acções ilegais.

Quase 60% dos adolescentes cria conteúdo digital e um em cada três partilha as suas criações online. Numa pesquisa feita nos Estados Unidos, mais de 40% dos jovens indicaram fazer parte de pelo menos um ato on-line de políticas participativas. Isso representa uma mudança na abordagem da educação digital dos nossos alunos, que precisam de aprender a conduzir de forma positiva o seu comportamento na sociedade da era digital.

Os elementos da cidadania digital não são muito diferentes dos princípios básicos da cidadania tradicional: seja gentil, respeitador, responsável e participe em actividades que fazem do mundo um lugar melhor. Tal como todas as crianças, ao longo dos séculos, precisaram da ajuda dos seus pais, professores e mentores no trajecto para se tornarem bons cidadãos, os nossos nativos digitais ainda precisam de orientação para aprenderem a melhor forma de aplicar os elementos de cidadania às realidades que enfrentam num mundo sempre ligado.

Vejam a Infografia abaixo, da Happy Code Brasil, para ver como um bom cidadão pode também se tornar um bom cidadão digital:

Ensino de programação de qualidade

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos que está presente em mais de 100 escolas espalhadas pelo Brasil e Portugal.

Procuramos ensinar através de uma metodologia que dê origem a um comportamento dinâmico, ético e responsável dos nossos alunos. Ao abordar a cidadania digital de uma forma mais lúdica, como uma série de actividades, fomentamos cidadãos envolvidos de forma consciente com a nossa sociedade.

As aulas de tecnologia ajudam no desenvolvimento pessoal e ajudarão no futuro pessoal e profissional . A Happy Code oferece cursos regulares, além de cursos e colónias de férias, baseados numa metodologia de ensino STEM.

Agende já uma aula experimental na Happy Code e conheça um ambiente diferente, com aulas dinâmicas que envolvem os novos modelos de educação.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.