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Ensino híbrido: o que é e como usar na sua escola

A sua escola está a preparar-se para retomar as aulas presenciais? A educação tem de se adaptar a uma nova realidade e a melhor forma de fazer isso é adotar o ensino híbrido e implementar as novas tecnologias na sala de aula.

A educação está sempre a transformar-se para acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Está na altura de inovar o modelo tradicional de ensino e compreender que o aluno deve ser o protagonista da sua aprendizagem.

Mas como é possível utilizar o ensino híbrido nesta nova realidade? Continue a leitura e conheça as nossas dicas!

O que é o ensino híbrido?

O ensino híbrido já é uma das grandes tendências educacionais dos últimos anos. Funciona como a junção do ensino presencial com o ensino à distância, ou seja, offline e online, utilizando a tecnologia como aliada.

Desta forma, os dois funcionam em conjunto e devem estar sempre alinhados. Não é só comprar computadores e enviar atividades via Internet. O ensino híbrido pede uma mudança na forma de ensinar e aprender.

Educadores e alunos podem ter experiências em locais e tempos diferentes. É preciso procurar novas ferramentas, novas formas de organizar a sala de aula, novas metodologias e planos de ação escolar.

Por que razão deve adotar o ensino híbrido?

O regresso às aulas no momento de recuperação da pandemia do coronavírus é bastante delicado. Os alunos estavam a adaptar-se ao ensino remoto, que é uma nova forma de vida e de aprendizagem.

Além disso, muitos estudantes estão a sentir-se ansiosos, stressados e até a viver mal. Por isso, o planeamento do regresso à escola deve contemplar as competências socioemocionais e colocar os alunos em primeiro lugar.

Com o ensino híbrido, a aprendizagem continua a ser apoiada pela tecnologia e pode ser inserida de forma leve na nova rotina da escola. Isto garante uma maior flexibilidade e liberdade para estudar e respeito pelo tempo de cada um.

Os alunos ganham mais autonomia e têm a oportunidade de tomar decisões sobre o seu estudo, colaborando com os colegas. É possível experimentar diferentes locais, como, por exemplo, os laboratórios, as bibliotecas e até o próprio quarto. Assim, eles desenvolvem mais organização e responsabilidade.

Como começar na sua escola?

Antes de colocar as mãos na massa, é preciso compreender quais são os maiores desafios. Além de pensar numa mudança de infraestrutura, também é necessário recordar a formação contínua dos professores.

É importante avaliar o currículo, as práticas utilizadas em sala de aula, os modos de avaliação, o acompanhamento pedagógico e a gestão na sua totalidade.

Um dos pontos principais desta discussão são as formas de avaliação. É preciso pensar em como a personalização do ensino vai afetar a sua escola e experimentar modelos de avaliações online e avaliações diagnósticas, utilizados no decorrer da jornada educacional e não apenas no fim.

O papel do professor Assim como nas metodologias ativas de aprendizagem, no ensino híbrido o professor deve agir como um mediador, um guia para conduzir os alunos.

É importante que os estudantes sejam protagonistas da sua aprendizagem, explorando diferentes recursos, ferramentas e ambientes para aprender com a sua própria experiência.

Em relação aos professores, para adotar o ensino híbrido é necessário que estejam à procura de inovação além do modelo tradicional de ensino e estejam decididos a sair da zona de conforto. Também não podem ter medo de experimentar, saber usar o que tem em mãos, partilhar e aprender sempre com os outros professores.

Saiba como começar a aplicar o ensino híbrido na sua escola.

Modelo de rotação

O modelo de rotação é bastante utilizado no ensino híbrido. É feito com a criação de diferentes espaços tanto na sala de aula como fora em ambiente online para que os alunos possam revezar as suas atividades.

Conheça os principais modelos:

Rotação por estações

Os alunos realizam diferentes atividades em várias estações na sala de aula, podendo ser no mesmo ambiente ou em vários. Pelo menos uma delas deve ter ferramentas e tarefas digitais.

O professor age como um guia passando instruções e as atividades são colaborativas. A rotação por estações também pode ser dividida por temas, em que cada grupo de alunos estuda uma temática na sala ou em vários espaços.

Rotação de laboratório

Esta rotação segue o mesmo objetivo, mas a turma é dividida em grupos na sala de aula e em laboratórios. Cada um realiza atividades no ambiente offline ou online e depois trocam de lugar.

Rotação Individual

Cada aluno tem a sua própria lista com materiais de estudo e atividades que tem de realizar para abordar o conteúdo. Ele tem a liberdade de passar entre os diferentes ambientes de aprendizagem para absorver o máximo de conteúdo.

Modelo flex

Neste modelo, é importante explorar vários espaços. Os alunos utilizam um laboratório de aprendizagem online e o professor acompanha com instruções diretas, seminário, sessões em grupo, orientação e feedback.

Sala de aula invertida Na sala de aula invertida, o conteúdo é estudado primeiro em casa e nas plataformas online pelos próprios estudantes com materiais indicados pelo professor. Depois, são levadas discussões para a sala de aula e realizadas novas atividades.

Desta forma, os estudantes já têm a base necessária para compreender a matéria, desenvolvendo mais autonomia e trazendo tópicos mais relevantes para tirar dúvidas e ajudar os colegas.

Aprenda na prática Conheça o webinar sobre o ensino híbrido com Agenda Edu e Happy Code para aprender dicas valiosas sobre como aplicar na prática: https://www.youtube.com/watch?v=z9YJ0qiPQlY

Recomendações para o ensino híbrido

Existem algumas recomendações para garantir a eficácia do ensino híbrido nas escolas. Conheça as dicas do estudo do Clayton Christensen Institute:

· Certificar-se de que os dados produzidos na aprendizagem online baseada no laboratório de informática ou em casa se integram no regresso à sala de aula.

· Projetar os modelos de aprendizagem tendo as restrições de infraestrutura em mente.

· Fornecer desenvolvimento profissional com foco no ensino, não apenas na tecnologia.

· Garantir que as métricas certas forneçam informações úteis para os resultados de aprendizagem.

· Aproveitar áreas ou disciplinas não essenciais para experimentar novas tecnologias ou modelos de ensino híbrido.

O mais importante é alinhar todas as expetativas com a gestão da escola e com os professores, garantir um bom planeamento e estar disposto a aprender juntamente com os alunos.

Comunicação eficiente

Tanto no ensino híbrido como no remoto ou presencial, a comunicação é um dos pontos chaves para a educação. Com uma agenda escolar, a escola coneta-se de forma efetiva, rápida e segura.

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