Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Accueil / Happy Blog / Método de tentativa e erro: por que razão é importante para a educação infantil?

Método de tentativa e erro: por que razão é importante para a educação infantil?

Saber lidar com os erros é uma competência essencial na vida, independentemente da situação. Isto porque, apesar da frustração ser um sentimento mau, é preciso perceber que é comum e que devemos resolver sempre os problemas ainda que seja por tentativa e erro. Isto deve acontecer desde a infância, utilizando algumas técnicas, entre as quais está a de tentativa e erro.

Trata-se de um método de resolução de problemas através do qual, como o próprio nome indica, são feitas tentativas com o objetivo de chegar a uma conclusão ou solução.

Assim, o processo de aprendizagem ocorre através dos erros, que são necessários para que haja novas tentativas, possibilitando identificar, de facto, a forma correta de lidar com um problema.

Continue a leitura deste artigo para compreender os benefícios desta técnica tão importante para a educação infantil!

Ajuda a desenvolver a resiliência O termo resiliência diz respeito à capacidade de se adaptar a situações diversas, principalmente a mudanças, sejam elas boas ou más.

Este comportamento deve ser incentivado pelos pais desde sempre, de maneira que a criança desenvolva formas de se habituar a novas situações na vida. Assim sendo, não é recomendado resolver tudo pelos filhos quando alguma coisa acontece. Um exemplo é quando a criança está a brincar com os amigos e perde o jogo. Nesse momento, a frustração é inevitável e é fundamental mostrar que é normal perder em alguns momentos.

A criança deve reconhecer nesse tipo de situações uma oportunidade de aprender com os erros, identificando o que pode ser feito para se sair melhor na próxima vez.

Contribui para a conquista da autonomia

Dar aos filhos a possibilidade de lidar com os erros também significa dar-lhes autonomia para resolver os seus próprios problemas. Muitas vezes, no impulso de cuidar, os pais e as mães acabam por resolver as situações dos filhos, o que pode atrapalhar no desenvolvimento da independência deles.

Por isso, é importante encorajá-los a assumir responsabilidades, elogiando atitudes que demonstram autossuficiência. Além disso, é fundamental direcioná-los para que se tornem capazes de corrigir os seus erros ou resolver as suas dificuldades.

Assim, as crianças tornam-se aptas a fazerem isso sozinhas, aplicando o método de tentativa e erro e aprendendo desde cedo a lidar com situações adversas.

Incentiva a superação de medos e desafios

O método de tentativa e erro é bastante eficaz na educação infantil também por ajudar na superação de medos e desafios.

Sabemos que situações novas costumam gerar um certo medo e é preciso ensinar aos nossos filhos que, ainda que haja esse sentimento, é necessário superá-lo para resolver os problemas da vida.

É fundamental recordar que grande parte do comportamento de uma pessoa está relacionado com os exemplos que teve enquanto criança. Por isso, para encorajar os seus filhos, uma boa dica é contar-lhes os seus próprios erros e mostrar o que aprendeu com eles.

Assim, eles compreenderão que os erros não são necessariamente fatalidades e que é possível aprender lições importantes com eles.

Por fim, é essencial saber que a educação infantil vai além da sala de aula e que os pais devem dedicar-se e incentivar os seus filhos através de tentativa e erro a resolverem os seus problemas de forma independente.

Além disso, é muito importante que haja paciência neste processo, que é gradual, compreendendo e respeitando os limites da criança. Desta forma, são maiores as chances de ela se tornar num adulto responsável e resiliente.