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Descubra o que é Storytelling e como usar para captar alunos

A produção de narrativas é uma prática muito antiga que permitiu a transmissão de conhecimento, cultura e valores ao longo de gerações. A suas técnicas foram apropriadas por várias áreas, incluindo o mercado da educação que vê a narrativa como uma ferramenta para a captação de alunos. Mas o que é o storytelling e por que razão se fala tão bem desta prática?

De forma resumida, trata-se de uma oportunidade de retomar a potência criativa das boas histórias. No contexto educacional pode ser aplicado tanto para construir uma boa imagem da instituição como para complementar processos de ensino/aprendizagem.

Neste artigo, vai aprender mais sobre o storytelling e como funciona. Em seguida, vai conhecer algumas dicas práticas para obter resultados positivos na captação e retenção de alunos. Não perca!

O que é o storytelling?

Todos nós temos histórias para contar. De onde surgiu a ideia do nome da sua escola? Quantos professores já lecionaram na instituição? Algum ex-aluno se tornou numa figura pública conhecida? Cada uma destas perguntas terá como resposta muitas narrativas.

Mas não basta ter algo para contar, é preciso contar uma boa história. E “boa” aqui significa relevante e com propósitos definidos. Com o storytelling é possível transmitir o conteúdo desejado numa narrativa envolvente que resulta de um enredo elaborado e da combinação entre palavras e recursos tecnológicos.

Como funciona?

O segredo do sucesso do storytelling está no resultado que uma história bem apresentada desperta na audiência. Quando a narrativa é envolvente, ela estimula simultaneamente as emoções e a imaginação.

No storytelling os ouvintes participam na história, mergulhando e reagindo ao enredo que está a ser apresentado. Isto explica porque muitas vezes ficamos tão

conetados com os enredos e com as personagens das séries, das novelas, do cinema ou da literatura.

Quanto maior for a captação da atenção produzida por uma história, maior será a adesão da audiência ao que é contado.

Por que razão o storytelling ajuda a atrair mais alunos?

Com esta técnica pode criar uma estratégia para aumentar a presença da sua escola na memória dos pais e dos alunos. Os pais podem identificar-se com as soluções apresentadas pela escola, o que faz com que eles imaginem que os seus filhos serão bem-sucedidos nesse ambiente. O storytelling também é uma ferramenta estratégica para a captação e retenção de estudantes porque é capaz de indicar as distinções da sua escola. Fornece evidências autênticas de que a sua instituição é diferente das outras, atraindo aqueles que têm interesses e necessidades correspondentes.

Além disso, a neurociência identificou que a familiaridade humana com o padrão narrativo contribui para uma maior memorização e compreensão dos factos, estimulando a inteligência múltipla dos estudantes.

Por último, as boas histórias conetam as pessoas. Partilhar histórias da instituição contribui para a construção da cultura escolar. O resultado? As narrativas partilhadas tornam-se num exemplo da visão e dos valores da instituição, promovendo comportamentos positivos.

Como usar o storytelling na sua escola?

Como referimos, o storytelling é o uso do ato de contar histórias para alcançar um determinado objetivo. Apresentamos, a seguir, dicas de como criar essas narrativas, onde se inspirar e como apresentá-las.

Aprenda a contar histórias relevantes

Para produzir um bom storytelling, não deve deixar de seguir a estrutura básica comum a qualquer narrativa: início, meio e fim.

Início

Comece com a apresentação de um conflito que tem de ser resolvido. Na escola, pode apresentar as limitações e os desafios para que um objetivo seja alcançado.

Meio

É a parte do desenvolvimento das ações e da identificação das soluções para o problema. Nesta etapa da história ocorre a superação de uma determinada situação que dá início ao ponto de viragem.

Fim

Apresenta a nova realidade, expondo a transformação na história da própria escola, ou na vida de uma pessoa. Além disso, para ser bem-sucedida a narrativa deve:

· Incluir elementos visuais.

· Apresentar diálogos reais.

· Ter pelo menos um personagem que gera identificação com o público-alvo.

· Estimular diferentes reações emocionais.

Planeie a apresentação das histórias

Há várias formas das escolas partilharem as suas histórias. Para fortalecer a imagem pública da instituição, pode iniciar a partilha das histórias pela própria história da escola, as missões e os valores da instituição, as histórias de sucesso dos professores, alunos e outros colaboradores e os desafios já superados.

Saia à procura de boas narrativas

Não deixe que as histórias de sucesso da sua escola sejam apenas motivo de orgulho. Partilhe essas narrativas! Sempre que testemunhar ou ouvir um momento

inspirador, encorajador, empolgante ou divertido, reserve um momento para registar a experiência.

Não se esqueça de contar com a colaboração da comunidade escolar. Porteiros, professores e outros colaboradores costumam ser grandes guardiões de histórias. Estes pequenos registos do quotidiano escolar carregam a marca da instituição e podem ser exemplo das boas ações que estão a acontecer na sua escola e que podem produzir ótimas narrativas.

Prepare a equipa para registar momentos importantes

Os professores e os colaboradores também podem atuar como agentes responsáveis por captar situações que podem servir como estratégia de storytelling. Uma escola que procura ser reconhecida como referência na inserção da tecnologia na educação pode, por exemplo, criar uma série de histórias a partir das aulas de robótica. Os professores podem produzir fotos, recolher relatos para produzir conteúdos que mostram aos pais as ações da escola para reforçar o compromisso com a Educação 4.0.

O storytelling pode ser ainda mais impactante se entre esses registos incluir também a participação dos alunos.

Use o marketing digital para partilhar as histórias

Muitas escolas continuam a não se preocupar com a presença na Internet. Por isso, uma boa forma de melhorar a comunicação escolar e adotar o storytelling para captar mais estudantes é usar e abusar das ferramentas tecnológicas.

O melhor canal para contar as histórias da sua escola é o website da instituição. Já as redes sociais podem funcionar como plataformas secundárias para atrair a sua audiência para a página da escola. Isto aumenta o tráfego no website e aumenta a reputação do negócio no ambiente digital.

Empregue o storytelling na sala de aula

O storytelling é um fio condutor para criar um maior interesse nos estudantes. Através desta técnica é possível construir narrativas capazes de conetar diferentes conteúdos, apresentando-os de forma interessante, irresistível e contextualizada.

Se parar para pensar nos seus professores preferidos da sua vida escolar, certamente há de se lembrar dessa pessoa como uma boa contadora de histórias. Os profissionais já utilizavam os recursos do storytelling sem saber para captar a atenção dos alunos.

A técnica na prática escolar não consiste apenas na criação de uma narrativa convincente e atrativa, capaz de estimular elementos como a surpresa, o suspense e o humor. Envolve ainda técnicas de apresentação da história, como a entoação da voz e o ritmo da fala, assim como o uso de recursos de apoio como imagens, vídeos e sons que estimulam os sentidos e a imaginação.

Esta estratégia é também uma vantagem competitiva para alunos cujos pais optam por escolas com metodologias inovadoras de ensino.

Agora já sabe o que é o storytelling e como é uma excelente técnica capaz de utilizar as narrativas para criar uma conexão com os pais e os estudantes. Por isso, pode ser adotada no dia-a-dia escolar tanto para a retenção como para captação de novos alunos.