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Perguntas Frequentes

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O QUE É A HAPPY CODE E O QUE ENSINAM?

A Happy Code é uma escola de programação que tem como missão formar pensadores, criadores e empreendedores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações e robótica, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

QUAL A MISSÃO DA HAPPY CODE?

De uma forma muito simples, a nossa missão é “Formar Pensadores, Criadores e Empreendedores do Século XXI”. Isto significa que, usando a programação como ferramenta e linguagem de pensamento, ensinamos competências transversais para que qualquer pessoa possa ter sucesso num mundo em rápida mutação.

O QUE É A METODOLOGIA "LEAN EDUCATION TECHNOLOGY"?

1) Descoberta (aprender conceitos, criar projectos guiados);
2) Missão (apresentação de um desafio a resolver baseado em objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, desafio esse que irá gerar um projecto único);
3) Prototipagem e Pitch (criação do projeto próprio, desde a concepção da ideia, criação da história, protótipo e programação, com um pitch final que ajude os alunos a organizar e comunicar de forma simples as suas ideias).

QUAIS SÃO AS IDADES DOS VOSSOS ALUNOS?

Na sua base, a Happy Code foi criada com um público-alvo entre os 5-17 anos. À medida que a consciência sobre os benefícios da aprendizagem de programação vai aumentando, maior é também o interesse por parte de adultos e seniores, razão pela qual iremos futuramente oferecer conteúdos e metodologias de ensino específicas para outros grupos etários.

A HAPPY CODE PODE DAR AULAS EM ESCOLAS OU NOUTROS LOCAIS? QUAIS SÃO OS REQUISITOS?

A Happy Code é, na sua essência, uma escola de competências do século XXI através da programação, sendo que a nossa metodologia de ensino e os nossos cursos não se restringem aos nossos espaços físicos. Ou seja, podemos levar todas as vantagens das aulas Happy Code para o mundo online ou para outros espaços como escolas, centros de estudo, empresas e centros de empreendedorismo. De  uma forma mais geral, podemos dar aulas em qualquer local que atraia estudantes e cumpra os requisitos mínimos para uma aula de qualidade.


Que requisitos são estes?
1. Um local fechado, com espaço suficiente para que pelo menos 12 alunos possam estar concentrados e confortáveis.
2. Mesas e cadeiras para os alunos.
3. Idealmente, TV / projector e Wifi, se bem que em caso de necessidade poderemos levar estes recursos para os locais das aulas.

QUAL É O TAMANHO DAS TURMAS NA HAPPY CODE?

Para um ensino de qualidade, é necessário haver cuidado no número de alunos por professor, especialmente porque uma metodologia de ensino que ensina os alunos a aprender, a testar, a errar, e a aprender com os erros necessita de uma atenção quase individual. Nesse sentido, os nossos cursos são dados tendo em conta um rácio máximo de 12 alunos por professor.

QUANDO É QUE VOCÊS ESTÃO ABERTOS? QUANDO DÃO AS VOSSAS AULAS?

Durante o ano letivo, adaptamos as nossas aulas aos horários dos alunos. Nesse sentido, estamos maioritariamente disponíveis nos dias de semana da parte da tarde e ao Sábado.

PORQUE RAZÃO TODOS DEVEM APRENDER A PROGRAMAR?

A programação informática é já conhecida como a literacia do século XXI. Porquê? Não só porque é essencial ao entendimento dos desenvolvimentos tecnológicos no mundo, mas também porque é uma forma de “aprender a pensar” de uma forma lógica, racional e crítica. Por outro lado, saber programar é uma ferramenta com valor ilimitado, pois aliada ao desenvolvimento da criatividade permite que qualquer pessoa possa mudar o mundo. Por outras palavras, aprender a programar não se cinge a um objectivo profissional, mas de forma muito mais abrangente é fundamental para criar verdadeiros cidadãos do século XXI, com competências e capacidade de adaptação para enfrentar os desafios que o futuro irá trazer.

O MEU FILHO/A JÁ É NATIVO DIGITAL, PORQUE RAZÃO DEVE IR PARA A HAPPY CODE?

Uma das consequências do rápido desenvolvimento tecnológico é a existência de toda uma geração que já nasceu envolvida em tecnologia, os chamados “nativos digitais”. No entanto, trata-se de uma geração de consumidores de tecnologia. Ou seja, utilizam a tecnologia de forma passiva, ao invés de transformarem esse seu gosto por tecnologia (nomeadamente por jogos mas não só) em algo de produtivo e educativo. É por isso que aprender a programar é o melhor de dois mundos, pois alia uma atração natural que as novas gerações têm por tecnologia com uma vertente educativa, permitindo assim uma abordagem ativa sobre a tecnologia.

OS MIÚDOS HOJE EM DIA PASSAM DEMASIADO TEMPO ONLINE, APRENDER A PROGRAMAR NÃO PIORA ESSA DEPENDÊNCIA?

Esta é uma das principais questões existentes dos dias de hoje a propósito da dependência digital. Qual o equilíbrio entre tempo online e tempo offline? Qual o equilíbrio justo e desejável entre o desejo de viver no mundo actual, tecnológico, e a necessidade de explorar e ganhar experiência em áreas não digitais? Aprender a programar não irá aumentar nem diminuir o tempo online das crianças e jovens, mas tem o condão de transformar o tempo online, que é puramente passivo, num tempo mais ativo, permitindo assim gerar mais valor.

O MEU FILHO/A JÁ TEM T.I.C. NA ESCOLA, PORQUE RAZÃO DEVE TER AULAS NA HAPPY CODE?

Desde há muito tempo que as escolas em Portugal investem nas áreas de TIC, geralmente focadas em ensinar aos alunos o que é um computador e seus componentes, bem como as ferramentas de Office. Mais recentemente, assistimos a muitas escolas que investiram no ensino de programação desde o 1º ciclo, o que é excelente pois permite desenvolver, a nível curricular, competências únicas nos alunos. No entanto, é comum o ensino de programação nas escolas ser feito com material informático antigo, em quantidade insuficiente ou com currículos de ensino de programação bastante básicos, que rapidamente se tornam potencialmente desinteressantes. A Happy Code entra aqui com duas mais-valias:

1) Como complemento sofisticado e inovador à aprendizagem de programação por parte dos alunos;

2) Como parceiro das escolas inovadoras, trazendo a metodologia de ensino para dentro das escolas.

QUE TIPOS DE CURSOS VOCÊS TÊM? OUVI FALAR EM REGULARES, CURTOS, INTENSIVOS, QUE MAIS?

O objectivo da Happy Code é proporcionar soluções para todos os alunos que pretendam desenvolver as suas competências tecnológicas e aprender as competências do século XXI através da programação. Nesse sentido, propomos vários programas que diferem no seu formato e duração:

1) Cursos Regulares
2) Bootcamps de Férias
3) Bootcamps Letivos
4) Formação Empresarial
5) Workshops
6) Hackathons
7) Festas de Aniversário
8) Aulas Individuais

O QUE SÃO OS VOSSOS PROGRAMAS DE FÉRIAS?

Os Campos de Férias da Happy Code, também chamados Bootcamps Tecnológicos, realizam-se durante as férias escolares (Verão, Natal, Carnaval, Páscoa) e propõem cursos únicos para todos os tipos de interesses e faixas etárias dos milhares de crianças e jovens em Portugal. Tratam-se de cursos com uma importante componente lúdica, porque afinal de contas os alunos estão de férias! Mas são igualmente cursos que, desde as competências digitais mais básicas, à criação de Jogos e Apps com linguagens de programação escrita, ensinam de facto a programar e a criar, alimentando desta forma o “bichinho” pela tecnologia.


Os cursos de programação têm uma duração de 3 horas por dia, uma vez que não pretendemos que os alunos fiquem demasiado tempo ao computador. Desta forma, e para dar soluções às famílias que trabalham, da parte da tarde oferecemos uma série de actividades lúdicas, artísticas e desportivas, para criar campos de férias muito completos e únicos!

TAMBÉM TÊM CURSOS PARA ADULTOS?

Devido ao grande número de pedidos de desenvolvimento de conteúdos e cursos para adultos e profissionais, iremos trabalhar em metodologias de aprendizagem rápida e consistente para tornar os profissionais de hoje em criadores de tecnologia, dando-lhes o poder de transformar não só o seu próprio trabalho mas também o das suas organizações.