Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / [ Infográfico] Saiba porque a sua escola deve focar no ensino da tecnologia na educação infantil

[ Infográfico] Saiba porque a sua escola deve focar no ensino da tecnologia na educação infantil

O uso da tecnologia na educação infantil é uma importante ferramenta na procura de uma educação mais abrangente, além de funcionar como um excelente fator diferenciador para qualquer instituição de ensino. Contudo, utilizar a inovação a favor da aprendizagem é algo que ainda causa uma certa estranheza e resistência por parte da grande maioria dos educadores.

No entanto, não há motivo para temer a tecnologia. Quando utilizada com sabedoria, ela pode ser uma aliada ímpar no fornecimento de uma educação de excelência. Ainda mais quando falamos sobre os jovens dos dias de hoje, que são nativos digitais e aprendem desde cedo a lidar com este tipo de realidade.

Por isso, é muito importante que as escolas consigam compreender bem a relevância da utilização de metodologias voltadas para a literacia digital e para a integração da tecnologia no ensino do dia-a-dia. A seguir, explicaremos melhor o conceito e abordaremos as suas principais vantagens. Boa leitura!

Como funciona o uso da tecnologia na educação infantil?

A educação infantil é um dos momentos mais importantes para a formação de uma pessoa. Afinal, é nesse período que o trabalho de base será feito, com a construção de um alicerce firme para que os próximos andares do conhecimento possam ser erguidos.

A nova geração de crianças está altamente conetada com a tecnologia no seu dia-a-dia. No entanto, isso não quer dizer que essas ferramentas sejam utilizadas da forma correta ou com a devida segurança, apesar da aptidão natural dos pequenos para lidar com as inovações.

Por isso, a literacia digital e as aulas que incluem a tecnologia são fundamentais para mostrar às crianças o modo correto de lidar com as inovações à sua volta. Essas práticas podem ser implementadas tanto em aulas do currículo comum como em atividades extracurriculares específicas e destinadas apenas para esse fim.

Quais são os benefícios do uso da tecnologia nesse contexto?

A seguir, apresentaremos algumas das principais vantagens da utilização da tecnologia no quotidiano escolar.

Potencializa a aprendizagem

Na educação infantil, a maioria das crianças ainda não foi alfabetizada e, portanto, lidar com a tecnologia nesse período pode ser uma ótima maneira de potencializar a aprendizagem em diversas áreas. A construção de uma mentalidade de tentativa e erro, por exemplo, deixa os pequenos muito mais seguros e aptos a aprender.

Melhora a comunicação

A comunicação é uma das caraterísticas mais importantes a serem desenvolvidas na educação infantil. Embora lidar com a tecnologia possa parecer algo introspetivo, utilizar essa estratégia na educação infantil é uma ótima forma de contribuir para o desenvolvimento do trabalho em equipa e para a comunicação entre as crianças.

Torna o raciocínio mais rápido

A utilização da tecnologia na educação infantil faz com que a criança desenvolva uma série de competências importantes, entre elas a capacidade de resolução ágil de problemas e a criação de estratégias diferenciadas para abordar os desafios. A longo prazo, esta é uma caraterística fundamental para o sucesso na área das ciências exatas.

Estimula a criatividade

O ato de ‘’pensar fora da caixa’’ é algo que não beneficia apenas as disciplinas como matemática. Esta caraterística também confere uma possibilidade de ser criativo às crianças, o que melhora consideravelmente o seu rendimento em disciplinas de

ciências humanas e torna-os adultos muito mais capacitados a conviver em sociedade.

Prepara os alunos para o mundo lá fora

Por fim, um dos pontos mais importantes do uso da tecnologia é a formação adequada dos alunos para o mercado de trabalho e para a vida. Pessoas integradas com a tecnologia têm tudo para se tornarem profissionais muito mais qualificados e cidadãos integrados com o mundo à sua volta.

De que forma a escola pode sair a ganhar com a tecnologia?

A escola pode também beneficiar com a tecnologia na sala de aula? Conheça alguns benefícios!

Ajuda a atrair e a reter alunos

As escolas que trabalham com metodologias diferentes e abraçam a presença da tecnologia no seu quotidiano são aquelas que mais atraem e retêm alunos. Afinal, os pais e responsáveis conseguem ver a importância que essas instituições dão à educação oferecida aos seus filhos.

Traz mais vantagem competitiva

Há, atualmente, muitas escolas com foco na educação infantil. No entanto, poucas delas estão a olhar para o futuro e a procurar adequar-se às exigências e particularidades do século XXI . Também deixam de lado o que as crianças podem esperar do mercado de trabalho quando concluírem os seus estudos. Por isso, apostar na tecnologia é investir num bom fator diferenciador.

Torna as aulas mais interessantes e atrativas

Muitos estudantes, hoje em dia, não conseguem focar nas aulas com uma metodologia rígida. Isto ocorre devido ao avanço natural das gerações e à familiaridade dessas crianças com a tecnologia. Por isso, utilizar estratégias conhecidas pelos pequenos é uma boa maneira de deixá-los mais envolvidos e participativos.

Estimula a interação entre professores e alunos

No ensino tradicional, o professor atua como um transmissor de informação, tendo pouca ou quase nenhuma interação com os seus alunos. Nas metodologias que utilizam a tecnologia, no entanto, o aluno é o protagonista da aula e o professor é um guia do conhecimento, interagindo de forma muito mais profunda com a turma.

Forma o corpo docente

Outra vantagem deste tipo de abordagem para as escolas é a possibilidade de formação dos professores e dos próprios gestores. Ao lidarem com uma realidade completamente diferente, os profissionais tornam-se mais qualificados e expandem o seu leque de conhecimentos e competências.

Como podemos incluir a tecnologia no dia-a-dia escolar?

Por fim, chegou o momento de conferirmos algumas dicas práticas para não errar na altura de incluir a tecnologia no contexto escolar. Fique a conhecer!

Inclua os pais e os responsáveis

É fundamental conversar com os pais e responsáveis antes de dar este passo. Com esta medida, é possível observar quais são os seus anseios e receios e, a partir daí, trabalhar todas as dúvidas que surgirem. Assim, há a possibilidade de contar com a participação do núcleo familiar na educação das crianças.

Forneça recursos tecnológicos

Fornecer os recursos tecnológicos fundamentais para que o corpo docente exerça as suas funções é indispensável. Por isso, invista na infraestrutura (que não precisa de ser nada extremamente sofisticado) e permita que as aulas sejam feitas da melhor forma possível.

Insira atividades relacionadas com a tecnologia no plano curricular

Uma boa forma de começar a incluir a tecnologia no dia-a-dia da educação infantil é inserir, no plano curricular, algumas atividades que trabalhem com esta questão. A programação, por exemplo, é uma disciplina que pode ser trabalhada com as crianças mais novas, a partir da associação com cores.

Implemente metodologias inovadoras Por fim, uma recomendação que não pode ficar de fora é: invista em metodologias que procuram a inovação tanto na tecnologia como no modo de interagir com os alunos e com as suas diversas inteligências. A utilização de ferramentas específicas para a educação infantil (que respeitem as suas particularidades e caraterísticas) é uma estratégia indispensável para instituições especializadas nos pequenos.

Como podemos observar, a tecnologia na educação infantil é algo extremamente vantajoso para a instituição e, obviamente, para os próprios alunos. Com o uso de metodologias inovadoras, por exemplo, podemos fazer com que todos fiquem a ganhar e a melhorar consideravelmente a aquisição de conhecimento por parte dos pequenos estudantes.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou sobre as metodologias da Happy Code? Se sim, não deixe de entrar em contacto! Envie uma mensagem para a nossa equipa, que está sempre à disposição para ajudá-lo e para resolver as suas principais dúvidas.