Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Prova Bebras e o desenvolvimento de Pensamento Computacional desde cedo
Prova Bebras e o desenvolvimento de Pensamento Computacional desde cedo

Prova Bebras e o desenvolvimento de Pensamento Computacional desde cedo

O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional, realizada anualmente, para promover o pensamento computacional e habilidades de resolução de problemas para alunos do 3º ao 12º ano de escolaridade. Recorrendo a desafios que incentivam os alunos a pensar de forma crítica e criativa, contou com a participação, só no ano passado, de mais de 3 milhões de estudantes em mais de 50 países.


Portugal juntou-se a esta iniciativa em 2019, numa organização do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em parceria com a Organização TreeTree2.


A Happy Code participa desde a primeira edição tendo aumentado o número de alunos participantes ao longo dos anos: 363 alunos em 2019; 560 em 2020; 952 em 2021; e 2146 alunos em 2022.


O objetivo da Happy Code, ao envolver os alunos nesta inovadora iniciativa de mobilização mundial, é pôr em prática competências essenciais das ciências da computação (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmia, entre outras), e demonstrar o impacto do nosso trabalho com os alunos, escolas e pais. Ao nível dos resultados, os alunos da Happy Code destacaram-se da média nacional, com resultados 2.5 vezes acima da média.

Resultados Happy Code no Bebras 2022
Foram abrangidos 31 Estabelecimentos de Ensino em Portugal, distribuídos por 8 distritos distintos do norte, centro, sul e ilhas.


Participaram 2146 alunos dos 5 escalões. Destes, 56 alunos encontram-se no TOP1% nacional (corresponde a 2.61% dos alunos Happy Code), 306 alunos no TOP10% nacional e 450 alunos ficaram no TOP25% nacional.